rastreamento internacional

Rastreamento internacional de encomendas pode não ser tão simples se você não tiver experiência ou certo conhecimento. Por isso, se você tem dúvidas ou receio quando o assunto é rastrear encomenda internacional, fique tranquilo: isso é totalmente normal, mesmo entre pessoas que já realizaram pedidos de artigos internacionais, por exemplo em sites como os Correios, o AliExpress e o Ebay.

Neste artigo, você vai ficar sabendo como fazer o rastreamento de internacional das suas encomendas, com os melhores sites e a aplicativos.

Por isso, se você quer saber tudo sobre rastrear encomenda internacional, siga lendo e descubra como essa tarefa pode ser simples, prática e segura.

Então vamos lá? Boa leitura!

Código de rastreio: o que é e como funciona

Em primeiro lugar, para que você compreenda melhor rastreamento internacional para encomendas, deve ter uma ideia do que é código de rastreio e como ele funciona.

Você certamente já recebeu ou enviou encomendas, ao menos através dos Correios, não é mesmo? Ao final do processo de envio, deve ter notado um código no comprovante: é o código de rastreio. Através de uma sequência de números e letras, é possível acompanhar o processo de entrega dos artigos.

O código de rastreio ou tracking code existe tanto rastreamento internacional nos Correios, como para rastreamento nacional. E não só as encomendas enviadas pelos Correios têm um tracking code, mas as enviadas por empresas como transportadoras.

O código de rastreamento identifica sua encomenda como única dentre todas as outras nos Correios ou em outra empresa. Assim, é importante que você tenha esse código para poder fazer o rastreamento internacional ou nacional de encomendas. Você ainda pode repassá-lo para quem deve receber a encomenda para que acompanhe o envio.  

O código de rastreamento, internacional ou nacional, propicia que você acesse em tempo real a localização de suas mercadorias – as que enviou ou vai receber, através de sites e aplicativos. 

Por exemplo, em alguns sites e aplicativos para rastreamento internacional, dá para você saber antecipadamente se a encomenda já está no Brasil ou se foi taxada. 

Essencialmente, há 2 tipos de código de rastreio de encomendas internacionais: 

  • código de rastreio em empresa postal: envios realizados pelo serviço de correios de determinado país, como nos Estados Unidos em que há a United Sates Postal Service (USPS), um código formado por 2 letras, 9 números e mais 2 letras. A entrega é realizada pelos Correios brasileiros.

As 2 primeiras letras mostram a modalidade de envio, e as 2 últimas, o país de origem. Outros exemplos de códigos de rastreio são o China Post e o Hong Kong Post;

  • código de rastreio Courier: caso seu frete internacional for uma empresa privada (transportadoras Courier), como Fedex e DHL, o número de rastreio pode ter somente números, cuja quantidade varia conforme a organização. 

Em geral, o rastreamento das encomendas é realizado no site de cada transportadora, de maneira que os apps e sites que vamos ver podem não funcionar para rastreamento internacional dessas empresas.

Agora que você já sabe o que é e como funciona, basicamente, o código de rastreio para encomendas nacionais e internacionais, vamos ao que interessa: os principais sites e aplicativos para rastreamento internacional de mercadorias. 

Sites para rastrear encomendas internacionais

Há vários sites para rastreamento internacional, mas vamos, aqui apresentar 3 dos melhores para você acompanhar suas mercadorias.

1 Site dos Correios

A maior empresa de transportes do Brasil tem serviços de importação de encomendas que apresenta rastreamento internacional das mercadorias.

O rastreamento internacional dos Correios é baseado na modalidade de envio:

  • Express E-mail Service (EMS);
  • Colis Postaux (mercadoria eletrônica;
  • Prime Exprés;
  • Pequenas encomendas registradas (Small Packet/Registered Mail);
  • Pequenas encomendas simples (Small Packets/Unregistered Mail).

Portanto, nos Correios, o rastreamento de objetos internacionais tem diferentes normas, ao passo que, preços e prazos são de acordo com a modalidade de envio.

Mas como fazer rastreamento fácil internacional nos Correios?

O rastreamento internacional dos Correios pode ser realizado por SMS, basta cadastrar seu celular no site. 

No link de serviços de importação de encomendas indicado, clique em Rastreamento. Você também fazer o rastreamento internacional de mercadorias no Exterior, clicando em Rastreamento de objetos em outros países.

Rastreamento de objetos em outros países:

Viu como é fácil o rastreamento internacional no site dos Correios? 

Vale a pena lembrar que, um sistema de importações dos Correios foi implementado em 2018, e, depois de a mercadoria ser conferida pela fiscalização, o rastreamento passa a ser responsabilidade desse inovador sistema de importações. 

Quer fazer o rastreamento internacional de sua encomenda já conferida na alfândega? Clique Minhas importações e digite o código de rastreio. Não se esqueça de que há imposto sobre importação, e o sistema dos Correios é responsável por determiná-los.

Os Correios ainda disponibilizam um app para rastrear encomenda internacional diretamente em seu celular: SRO Mobile Correios, como vamos ver mais adiante. Prático, não? 

2 Muambator

O Muambator é um dos sites mais conhecidos para rastrear encomendas de forma manual e prática. E saiba que foi criada por brasileiros!

O Muambator (que deriva seu nome de nossa famosa gíria popular) permite a você fazer o rastreamento internacional de mercadorias, acompanhando cada movimentação. 

É um serviço gratuito, e envia notificações para seu e-mail, celular ou Twitter. É bem fácil de utilizar, com informações mais precisas que as dos Correios: digite o código de rastreio internacional e verifique por onde anda sua encomenda no mundo. Vários lugares são aceitos para rastreamento internacional: China, EUA, Hong Kong e, é claro, Brasil.

É necessário criar uma conta para acessar os serviços de rastreamento do Muambator, ok?

Veja como fazer o rastreamento internacional de seu objeto no Muambator em detalhes.

3 TrackIt

O Trackit é um dos melhores sites para rastrear encomenda internacional. 

Não se assuste se, ao abrir o site, aparecer tudo em russo! É que ele é da Rússia mesmo. Mas está disponível em vários idiomas, basta escolher Português.

É um site excelente para rastreamento internacional, pois é eficiente e funcional e aceita muitos tipos de frete: praticamente qualquer modalidade de envio.

Ele pode ser útil para você quando não souber bem a modalidade de envio utilizada pelo site em que você fez sua compra: o sistema realiza uma busca automática e detecta as informações. 

Porém, quando a encomenda chegar ao território nacional, é indicado utilizar um site ou app de rastreamento nacional, que lhe mostrará mais detalhes sobre sua encomenda.

Então, o TrackIt é uma boa para você fazer seu rastreamento internacional Ebay, rastreamento internacional Wish ou de qualquer outro site em que tenha realizado compras no Exterior, embora você possa rastrear a encomenda internacional na maioria dos sites de artigos importados. 

Bem, mostramos alguns dos sites mais básicos para rastreamento internacional. Agora, vamos conferir os principais apps para rastrear sua encomenda internacional?

Aplicativos para rastreamento internacional

Assim como sites, há bons aplicativos para rastreamento internacional de encomendas. Eles são práticos, podem ser acessados diretamente do seu smartphone ou tablet. 

Vamos ver 5 deles?

1 ParcelTrack

O ParcelTrack é capaz de reconhecer várias empresas de entrega, e conta com interface simples e prática.

Envia, ainda, notificações, porém somente avisa se o artigo saiu para entrega ou já foi entregue. Notificações do processo de transporte entre unidades de tratamento pedem pagamento (conta premium) uma única vez de R$ 9,90. A premium permite que você receba em você encaminhe códigos de rastreamento através de e-mail. 

Entretanto, há algumas dificuldades: não carrega adequadamente o rastreamento do China Post, embora tenha reconhecido a empresa em seu sistema. 

Está disponível para Android e iOS.

2 SRO Mobile

App dos Correios.

Caso você esteja rastreando encomendas pelos Correios, é a melhor alternativa. Não tem uma tecnologia avançada, mas faz o básico: apresenta mais detalhes que o site oficial dos Correios, e serve para rastreamento internacional: peso, e se há Aviso de Recebimento (AR), por exemplo.

Está disponível para Android e iOS. 

3 Muambator

Versão em app do site do Muambator.

O rastreamento internacional é um resumo do processo de transporte de sua mercadoria, sem tantos detalhes como outros apps. Entretanto, é bem prático e em português.

O app Muambator mostra há quantos dias úteis foi postada a encomenda, e notifica de forma gratuita Twitter e e-mail. 

Só que nem todo código  funciona corretamente: o rastreamento internacional de mercadorias do Yanwen, por exemplo, não é reconhecido pelo app. 

Está disponível para Android e iOS.

4 Ebay

O Ebay é um grande shopping de compra e venda de produtos importados. O rastreamento internacional Ebay pode ser realizado no site ou no app. 

5 Wish

O rastreamento internacional Wish pode ser realizado, a exemplo do Ebay, no site ou no app. É simples e rápido.

Como rastrear uma mercadoria?

Para rastrear encomenda internacional ou nacional de uma mercadoria no Brasil, você precisa informar o código de registro em um página de rastreamento. 

Você precisa ter esse código guardado, seja de transportadora ou dos Correios. No caso dos Correios, são 13 dígitos alfanuméricos: código de serviço, número e código verificador e país de origem.

O rastreamento de objetos pode ser realizado com o CPF ou CNPJ tanto do remetente quanto do destinatário. Lembrando que CPF é Cadastro de Pessoa Física e CNPJ, de Pessoa Jurídica – empresa – pelo governo brasileiro.

Algumas plataformas, como a dos Correios, permitem a você consultar não apenas uma mercadoria, mas uma lista, de uma vez só.

No rastreamento internacional dos Correios, objetos postados no Brasil não têm rastreamento garantido no Exterior se tiverem código iniciado por R e C. Entretanto, as consultas podem ocorrer nos sites dos operadores.

Já para objetos postados do Exterior que têm código iniciado por R não disponibilizam rastreamento detalhado, e as informações são são apenas recebimento no Brasil, entrega ou tentativa de entrega, ou então aguardando retirada na unidade responsável. 

Pode haver, tributação, encaminhamento para fiscalização e saída da fiscalização.

Quanto tempo o Correio tem para entregar uma encomenda internacional?

Já falamos antes das diferentes modalidades do Correio para entregar encomendas internacionais, ou seja, para outros países. 

Há incerteza sobre a tributação da Receita Federal, os procedimentos em geral demorados de Curitiba e certa confusão ao rastrear encomenda internacional nesta empresa do governo.

Devido a estes dilemas, os Correios no YouTube divulgou 2 vídeos esclarecendo sobre encomendas internacionais: 

#SomosTodosImportadores
Fique por dentro dos prazos de entrega de encomendas internacionais

Veja no site dos Correios, preços e prazos de produtos e serviços internacionais para ficar por dentro do rastreamento internacional.

Importação de mercadorias: custos

Gostaríamos ainda de mencionar com mais detalhes os custos da importação de mercadorias no Brasil. São informações valiosas no processo de rastreamento internacional. 

É assim: sempre que você importar uma mercadoria, ela estará sujeita ao Despacho Postal, um valor fixo. Porém, além disso, você poderá ser taxado e ter que pagar o Imposto de Importação, com 60% de alíquota única incidente no valor de mercadoria, frete e seguro – valor aduaneiro. 

Mas não é só isso: além do Imposto de Importação, no caso de você ser taxado, há o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em que as alíquotas variam conforme cada Estado do Brasil.

Tributação sobre importados não é exatamente simples, e nem sempre é possível prever se seu produto vai ser taxado ou não: quem decide é a Receita Federal.  

Oportunidade para vender produtos online

Esperamos que você tenha apreciado nosso conteúdo sobre rastreamento internacional. Se gostou, compartilhe! Deixe sua opinião ou sua dúvida. 

Que tal se unir aos mais de 28 mil alunos da Empreenda Ecommerce, autoridade em empreendedorismo através da criação de lojas virtuais? 

Confira ainda nosso curso Negócio em 21 Dias, uma oportunidade de trabalhar e ganhar dinheiro na Internet com pouco investimento, através da revenda de produtos importados na modalidade envio direto ao cliente, em que o proprietário da loja primeiro recebe o pagamento e só depois compra mais barato do fornecedor da China.

Avatar
Caio Ferreira é especialista em e-commerce, marketing direto e dropshipping. Criou o curso de dropshipping do Brasil mais completo do Brasil - o Negócio em 21 Dias 2.0 - e ajudou milhares de pessoas a mudarem de vida criando suas próprias lojas virtuais na internet sem gastar nenhum centavo comprando estoque de mercadorias.