rastreamento aliexpress

Quem quer comprar e quem quer vender produtos importados através de sites específicos para isso às vezes encontra dificuldades no rastreamento dos pedidos, por não saber como rastrear encomendas e não saber como funciona o rastreamento AliExpress.

O site AliExpress, pela facilidade do rastreamento das compras dentro da própria plataforma, vem sendo muito utilizado pelos brasileiros para comprar e vender produtos importados.

Além disso, quando a mercadoria vem para o Brasil, dependendo do método de rastreio escolhido, você tem a opção de converter o número de rastreamento que é informado no AliExpress para o número de rastreamento que o Correio utiliza. Vamos apresentar a você aplicativos que fazem esta conversão.

Além do site do AliExpress e do próprio site dos Correios, existem aplicativos desenvolvidos para uso em celulares, aonde você pode acompanhar sua entrega com detalhes.

Fique comigo até o final deste artigo para aprender como fazer o rastreamento na AliExpress com praticidade e da maneira que você escolher!

Você também pode utilizar os atalhos abaixo para acessar o conteúdo:

Conhecendo o site AliExpress

No site do AliExpress você consegue encontrar milhares de produtos diferenciados, com preços competitivos em relação ao nosso mercado brasileiro. Muitos dos vendedores ainda oferecem frete grátis, como dupla vantagem.

Seja como consumidor ou como empreendedor, comprar no AliExpress é literalmente um “negócio da China”. Produtos que não são encontrados no mercado nacional, com um preço bem mais baixo.

Não é à toa que a modalidade de e-commerce Drop Shipping vem crescendo no Brasil, como já acontece no resto do mundo.

Através de sites como o AliExpress, quem quer empreender consegue entrar em contato com fornecedores estrangeiros confiáveis para vender seus produtos.

No Drop Shipping você não precisa fazer uma grande compra e estocar os produtos. Na verdade, irá ser praticamente um representante, uma vitrine para estes fabricantes/fornecedores estrangeiros, intermediando as vendas dentro de sua loja virtual.

  • É interessante para o fornecedor, já que ele terá seus produtos divulgados em outras lojas virtuais, além do site do AliExpress.
  • É interessante também para o consumidor, uma vez que ele conseguirá entender o que o produto oferece – já que as traduções do que são os produtos, não são lá muito fáceis de entender em sites como o AliExpress.
  • E é interessante para quem empreende na modalidade Drop Shipping, uma vez que os produtos são tão baratos que o empreendedor consegue ter um excelente lucro por volume de mercadorias vendidas.

Para o cliente confiar na loja, entender o rastreamento AliExpress e saber como fazer o rastreamento da mercadoria é um dos pontos fundamentais.

Por que enviar por Standart Shipping?

Quando fazemos a compra no site AliExpress, podemos escolher o tipo de envio da mercadoria. No próprio site existem as opções de envio através da DHL e da Fedex.

O tempo de entrega é reduzido, mas o valor pago para que sua mercadoria chegue mais rápido sobe, tornando a compra pouco interessante.

Além disso, diferente da modalidade Standard Shipping, as entregas mais rápidas não são rastreáveis. Veja os detalhes no exemplo abaixo.

tipos de envio ali express

Ou seja, se você quer pagar barato por um bom produto, seja para próprio uso, seja para revenda, e ainda ter a segurança do rastreamento AliExpress, uma boa opção é o AliExpress Standart Shipping.

Como rastrear seu pedido no AliExpress

Quando você faz um pedido no AliExpress, consegue acompanhá-lo pelo site.

  1. Faça seu login no site;
  2. Clique em “meu AliExpress”;
  3. Escolha “meus pedidos”;
  4. Insira o seu “número do pedido” (ele foi enviado por email para você, ao finalizar a compra);
  5. Na descrição do seu pedido, onde está “ID do pedido”, clique em “Ver Detalhes”;
  6. Em “status de envio”, você conseguirá ver data de postagem e prazo de entrega aproximado do produto.

Rastreando seu pedido pelo site dos Correios

Se você vai revender um produto e precisa passar os mínimos detalhes para seu cliente, é importante ter o número de rastreamento dos Correios para fornecer ao seu cliente.

Se acompanhou o passo a passo anterior, no item 5 pedimos para clicar em “ver detalhes”, certo? Vamos ao passo a passo a partir daqui.

  1. Abaixo dos detalhes do produto, em “informações logísticas”, encontrará o “China Post Registered Air Mail”, que é o código de rastreio do Standart Shipping AliExpress;
  2. Copie este código de rastreio.

A partir de agora você poderá encontrar o código de rastreio da sua encomenda como é visto pelos Correios, ao entrar no território brasileiro, com o seguinte passo a passo:

  1. Entre no site Direct Link (Rastreio internacional):
  2. Abrirá uma página escrito “Shipping & Delivery Information” (informação sobre postagem e remessa);
  3. Aonde está escrito “item Number”, cole o código de rastreio da AliExpress, e clique em SEARCH;
  4. Você será direcionado a outra página, aonde verá o caminho percorrido pela encomenda até o momento, em “Date” (data) e “Status”(aonde estava naquela data);
  5. Acima deste quadro, está o “Item Number”, que é o código de rastreio pelos Correios;
  6. Copie este código.

Para entender bem esta ferramenta, repare que o “Order Number”(número de pedido) e o “Item Reference”(referência do item) possuem o mesmo código de rastreio do AliExpress, e abaixo temos o “Destination Country” (país de destino), no caso Brasil (BR).

Correios rastreamento fácil

Agora você deve entrar no site dos Correios, na página de rastreamento de encomendas.

  1. Aonde estiver “rastreamento por objeto ou por CPF/CNPJ”, cole o código que copiou no Tracking Direct Link;
  2. Clique em “Buscar”.

As informações aparecerão em seguida, mostrando aonde se encontra a encomenda no momento da pesquisa.

Dica: você pode fornecer ao seu cliente o número de rastreio dos correios e explicar esse último passo a passo, para que ele acompanhe o objeto postado sempre que quiser.

Por que é importante ter o código de rastreamento dos Correios?

Ter o código de rastreamento dos Correios é importante porque a mercadoria enviada fica a cargo da empresa assim que chega ao Brasil.

Código de rastreio Correios

Com este código de rastreio Correios você não só pode acompanhar onde está a sua mercadoria, mas também, em caso de extravio, atraso ou avarias, pode contatar diretamente os correios para abrir uma reclamação pertinente.

Não me importo de pagar mais caro, quero que chegue rápido. Como rastreio?

Se para você compensar pagar o valor do envio por empresas como a DHL ou Fedex para ter sua compra mais rápido, a opção mais acertada é buscar nos próprios sites das empresas onde está sua encomenda.

Existem duas modalidades de envio: a postal e a courier.

Dentro da modalidade postal, temos a DHL Global Mail, mais cara que a modalidade postal Standard do AliExpress, pois a DHL faz uma parte da entrega, até o chegar ao Brasil, o que acelera um pouco a remessa.

Por ser modalidade postal, nem sempre a mercadoria enviada será tributada.

Já a modalidade de serviço courier chega com mais rapidez ao destino por ser feita integralmente pela empresa responsável. Como courier, a encomenda sempre sofrerá tributação.

DHL Global Mail

A DHL Global Mail, repetimos aqui, não é um serviço de “courier”, mas uma modalidade postal. Isto significa que a entrega aqui no Brasil é feita pelos Correios.  

A modalidade é mais barata do que a DHL Express porque também demora mais para chegar (apesar de, comparativamente, ser mais rápida do que o Standart da AliExpress). Como não é “courier”, há a possibilidade do produto não ser tributado.

Com o código gerado no AliExpress é possível rastrear encomendas de mais de 2 quilos (4,4libras) no site http://webtrack.dhlglobalmail.com/

Você deverá inserir o código iniciado com GM aonde está escrito “track”.

Na página exibida, busque “Delivery by DP Welt Paket”. Clique e copie o código de rastreamento, que está em “UPUcode/matchcode”.

Este é o código de rastreamento que usará para acompanhar o envio no site dos correios (como já explicado acima, neste mesmo artigo).

DHL – Rastreamento

Você sabia que dá para fazer o rastreamento de encomendas on line pela DHL, sem ter que esperar na linha de Atendimento ao Cliente?

Você consegue acompanhar em tempo real, digitando o tipo de remessa e número de localização. Super fácil.

DHL Express

A empresa DHL é uma empresa na modalidade courier, portanto ela faz o desembaraço das mercadorias na alfândega e a entrega para o cliente.

Para acompanhar rastrear objetos clique no link http://www.dhl.com.br/pt/express/rastreamento.html.

Coloque o número de rastreio como na imagem abaixo.

rastreamento DHL

Fedex

A empresa FedEx também é uma empresa na modalidade courier, portanto ela também faz o desembaraço das mercadorias na alfândega e a entrega para o cliente.

Para rastrear objetos clique no link https://www.fedex.com/apps/fedextrack/?action=track&cntry_code=br

Veja na imagem abaixo o passo a passo. 

rastreamento Fedex

Sou empreendedor e quero um modo mais objetivo de acompanhar o envio das mercadorias

Quando seu objetivo é acompanhar mais de uma entrega, por ter uma loja virtual, existem outras opções de sites e aplicativos que fazem o rastreamento das mercadorias em trânsito.

Sites para rastreamento AliExpress

Além do Correios rastreamento de objetos, colocaremos abaixo alguns dos sites onde você pode acompanhar suas encomendas digitando o código de rastreamento AliExpress.

Código de rastreamento

Se você não sabe qual é o código de rastreamento, e precisa saber onde está sua encomenda,  vamos ajudar você.

Existem pequenas diferenças entre uma companhia e outra, e explicaremos como rastrear encomendas, com ou sem código de rastreamento.

No site do correio

O código de rastreamento é composto por duas letras maiúsculas, números e BR no final. Você pode digitar vários códigos por busca, sempre separados por ponto e vírgula.

Caso não tenha o código, você pode digitar seu CPF ou CNPJ.

É bom ficar ligado: dependendo da forma como foi enviado o objeto do exterior para o Brasil, não existirá a possibilidade do rastreamento completo. Se o código iniciar com “R”, você só poderá acompanhar  o objeto após a entrada aqui no país, e em eventos isolados (Recebido, tentativa de entrega, etc).

Rastreamento TNT

Pela empresa TNT, o rastreamento também é feito pelo CPF, além do número da encomenda ou da nota fiscal, pelo site http://app.tntbrasil.com.br/LocalizacaoSimplificada/localizacao.asp

Rastreamento Aliexpress

A AliExpress oferece a opção de rastrear suas encomendas pelo próprio site. Para isso é preciso que você faça login em sua conta e depois siga para “meus pedidos”.

Clicando em “rastrear pedidos” você verá resumidamente onde está sua encomenda.

Se quiser detalhes, clique em “ver detalhes”, para informar-se do código de rastreamento.

É com este código que você pode rastrear sua encomenda também pelo site dos correios.

Facilitando o rastreio internacional

Se dá trabalho ir de site em site buscando notícias de seus pedidos, existem ferramentas para facilitar sua vida.

No Muambator, por exemplo, você coloca o código de rastreio da Ali Express  e do Woo Commerce no site, e o aplicativo faz todo o trabalho para você – sem precisar depois pesquisar nos Correios.

Também dá para baixar o aplicativo em seu celular, não é ótimo?

Ainda tem mais vantagens: o aplicativo te avisa a cada movimento de seu pacote, e se este for para terceiros, é possível enviar notificações para a pessoa também.

Rastreamento China – facilitando seu trabalho

Quem é marinheiro de primeira viagem, ao lidar com códigos de rastreamento de encomendas da China, pode eleger um envio sem código rastreável.

Códigos somente numéricos são rastreáveis enquanto estão no exterior, mas ao entrar no Brasil, não.

Nestes casos, existe uma plataforma a qual você pode recorrer, antes de se estressar.O 17Track rastreia até 160 transportadoras com envio registrado. Também dá para baixar aplicativo em seu celular.

Aplicativos para celulares para rastreamento AliExpress

Se você quer facilitar ainda mais e ter tudo à mão, existem aplicativos para uso no celular. Fique atento, pois as versões gratuitas não permitem mais do que 3 procuras. Mas as versões pagas são bem acessíveis e valem a pena.

Veja alguns aplicativos para rastrear objetos:

Estou em vias de empreender, mas não sei como começar!

Se você acabou de perceber que trabalhar com a importação de produtos não é um bicho de sete cabeças, mas não sabe como começar uma loja virtual, nós, da Empreenda Ecommerce podemos ajudar.

Sabemos que qualquer iniciativa para sair do que já conhecemos dá um frio na barriga, pois achamos que o caminho será solitário.

Sabemos que novos caminhos dão medo de trilhar, pois não sabemos se o sucesso ou o fracasso nos esperam lá na frente.

Tudo bem que erros são lições, mas ninguém quer errar, perder dinheiro investido e se sentir mal por isto.

Nós sabemos que não precisa ser assim!

Por isso, queremos apresentar a você um método amplamente testado por nós, e aprovado por centenas de novos empreendedores, que optaram por trabalhar com Drop Shipping.

Eles optaram por trabalhar em casa e por fazerem um investimento inicial baixo, e tiveram retornos que os incentivaram a continuar.

Se você também quer fazer parte deste time de novos empresários digitais e sair à frente, te convidamos para assistir ao vídeo que disponibilizamos neste link.

Venha conosco, seja um empreendedor!

Artigo publicado em 20/08/2018 com última atualização em 13/02/2019.

Avatar
Faz parte da equipe de conteúdo da Empreenda Ecommerce. A curiosidade a fez “especialista em assuntos aleatórios” – sabe de tudo um pouco, pois ela não para de estudar novos assuntos. Escreve desde os nove anos de idade e hoje se orgulha dos vários livros publicados.