marketplace

O objetivo de todo vendedor é vender cada vez mais, com maiores lucros, valorizando-se no mercado, certo? Vender pela internet é uma modalidade extremamente promissora e, se você ainda não aderiu seu negócio à rede, está perdendo tempo e ficando atrás da concorrência.

Hoje vamos falar sobre uma forma de vender mais e melhor pela internet: o marketplace. Você já ouviu falar nesse termo?

Se não, saiba que é uma das alternativas mais promissoras e práticas para vender online, alavancando seus lucros de forma segura e com custos satisfatórios. Então, o que você acha de saber mais sobre esta modalidade de vendas, e como ela pode ajudar você a expandir seu negócio?

Para facilitar a sua leitura, organizamos o conteúdo em tópicos:

Vem com a gente e descubra como o marketplace funciona, suas vantagens (e desvantagens) e dicas valiosas para fazer seu negócio sobressair nessa plataforma.

O que é um marketplace e como funciona?

Marketplace, em resumo, é um coletivo de vendas na Internet. Trata-se de uma plataforma de vendas em que várias lojas podem anunciar seus produtos, o que permite que o público tenha bastantes alternativas para comprar.

Assim, podemos dizer que marketplace é basicamente um tipo de shopping virtual.

Este sistema de vendas não é tão recente: existe no Brasil desde 2012, porém só nos últimos anos é que teve um “boom” e passou a contar com grandes empresas digitais. Um exemplo de marketplace é o B2W, que fundiu as Lojas Americanas, a Livraria Saraiva, o Walmart e o Submarino.

Agora, atente-se ao fato de que marketplace não é o mesmo que e-commerce.

“Mas por quê?”

  1. No e-commerce, você entra no site de uma loja, escolhe um produto que é vendido e enviado pela loja. Todas as tarefas de venda, compra e entrega são de responsabilidade daquela loja;
  2. No marketplace, você entra no site de uma loja e escolhe um produto que está sendo vendido e enviado por outra loja. Assim, é como uma parceria entre essas duas lojas.

Portanto, o marketplace é um modelo de negócios que reúne várias marcas e lojas em um só lugar, permitindo que o consumidor encontre com maior facilidade os melhores produtos com os preços mais atrativos.

E então, você conseguiu entender o básico do conceito de marketplace?

Veja, agora, alguns exemplos de marketplace para você entender melhor sobre o assunto.

Exemplos de marketplace

Hoje em dia, muitas empresas de abrangência global participam do mercado de marketplace: já citamos a B2W, e ainda há no Brasil o Mercado Livre, Bom Negócio, OLX e Enjoei, que você pode ver a seguir:

marketplace enjoei
Marketplace Enjoei
mercado livre
Marketplace Mercado Livre

Marketplace OLX

Lhe daremos um exemplo prático de marketplace, para que você possa entender melhor esse conceito de negócio.

Imagine que você recém abriu uma loja de roupas, ou as revende por conta própria.

Ao mesmo tempo, você tem uma amiga que possui uma loja estabilizada no mercado, em um ponto bastante movimentado. Então, essa amiga disponibiliza para você um espaço em sua loja para que você divulgue seus produtos. E o que ela ganha com isso? Uma porcentagem sobre seus lucros.

Em essência, esse é o conceito de marketplace: a união faz a força, e quem sai ganhando são tanto os vendedores quanto os consumidores.

É claro que há variações de política de compra e vendas, além das funcionalidades, em cada plataforma de marketplace. Por isso, o ideal é que você pesquise qual é a melhor para você e o seu negócio.

Ah! E você também pode fazer parte de vários marketplaces ao mesmo tempo.

A maior parte dos marketplaces pode ser acessada tanto por computador como por dispositivos móveis, como smartphones. Geralmente, possuem um aplicativo específico para celular, o que facilita o manejo da plataforma.

Importância de um marketplace

Um marketplace conceituado permite uma visão positiva em relação à credibilidade e qualidade de um vendedor diante dos clientes, o que leva a um aumento das vendas.

Além disso, o marketplace ajuda na fidelização de clientes, uma vez que disponibiliza várias ferramentas para que você desenvolva ações que aumentem o valor da experiência do usuário com seu negócio ou sua marca.

Uma dessas ações é a Black Friday, em que inúmeros vendedores colocam produtos em promoção, o que gera experiências positivas e uma possível fidelização por parte do comprador.

Outra vantagem é que, em comparação com um e-commerce, o marketplace não demanda tanto investimento em marketing, pois a própria plataforma tem seu posicionamento no mercado e faz a divulgação do site de compras coletivas.

Ainda, o marketplace não envolve custos elevados em Tecnologia da Informação – TI, que abarcam hospedagem e desenvolvimento técnico. Isso porque a empresa que faz a gestão do marketplace cuida de tudo isso para você, em geral contando com os melhores profissionais.

O resultado de tudo isso é que o marketplace aumenta seu faturamento e diminui seus custos, elevando os lucros.

Mas a importância de um marketplace também remete à sua escalabilidade: à medida que você aumenta sua lista de produtos, fica mais fácil mostrar as novidades aos usuários.

Por fim, como já dissemos, uma “grande jogada” é fazer sua loja presente em mais de um marketplace, atingindo um número maior de compradores potenciais. Aqui, cabe uma observação: pesquise os marketplaces que possuem um perfil de usuários compatível com seu público-alvo.

Participando de mais de um marketplace, você pode interagir com o mesmo usuário mais de uma vez, o que faz com que esse usuário tenha contato repetidamente com sua loja, aumentando a possibilidade de comprar seus produtos.

De fácil configuração e manutenção, o marketplace permite que você tenha mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas como análise de mercado, precificação e definição de que produtos rendem mais ou podem ser acrescentados ao seu portfólio.

Vantagens e desvantagens de marketplace

Acima, citamos alguns dos benefícios de um marketplace para o seu negócio. As vantagens são várias, embora também haja desvantagens.

Vantagens

Visibilidade

Esta é a maior vantagem de um marketplace. Quanto mais conhecido e estabelecido no mercado o marketplace for, ou seja, quanto maior a quantidade de visitas à plataforma, maior o público consumidor potencial. Então, como já citamos, você economiza dinheiro e tempo em marketing e anúncios.

Um dos maiores marketplaces no Brasil e no mundo é o Mercado Livre, e estar presente lá coloca seus produtos em vitrines ao lado de algumas das maiores lojas da Internet.

Confiabilidade

Por estar estabelecido no mercado, ter um marketing eficiente e atingir um grande público, a confiança dos clientes em sua loja tende a aumentar. Afinal, você está em um lugar de prestígio em termos de vendas e qualidade dos produtos.

Custos e retorno

Mais uma vez: você economiza dinheiro e tempo, evitando despender altos valores em marketing. O marketplace dá a você uma vitrine, um espaço personalizado para vender seus produtos, recebendo tráfego e interações, com alta tecnologia; você, por sua vez, cede uma porcentagem das vendas à plataforma.

A margem de lucro em geral é mais elevada no marketplace, com este sistema de porcentagens sobre lucros ou comissões sobre vendas.

Mais vendas

A audiência dos maiores marketplaces do Brasil e do mundo é gigantesca, reunindo milhões de compradores potenciais.

Sua vitrine vai ser vista por muitas pessoas, interessadas exatamente nos produtos que você vende.

No entanto, não se esqueça de fazer sua parte: acompanhe a concorrência, tenha diferenciais, trace estratégias, faça promoções, como por exemplo as sazonais, em datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal. Esteja atento à precificação, agregando valor à sua loja e aos seus produtos.

SEO

Um bom Search Engine Optimization (SEO) é uma questão de aparecer nos primeiros lugares das buscas dos usuários em sites, principalmente no Google.

Em um marketplace, seu e-commerce vai ganhar vantagens em termos de SEO, o que vai melhorar o ranqueamento da sua loja, aumentando acessos e vendas.

Público diversificado

Usuários dos mais diferentes tipos poderão conhecer sua loja ou marca, e você, por outro lado, poderá aumentar o portfólio de itens disponibilizados conforme seu público cresce e se diversifica.

Portanto, em resumo, as principais vantagens de um marketplace são: maior visibilidade, mais clientes e mais faturamento, o que faz seu negócio crescer.

Desvantagens

Bem, é claro que há algumas desvantagens no marketplace, afinal nem tudo é perfeito. Avalie o que for melhor para você.

Algumas das dificuldades em um marketplace, que não necessariamente vão prejudicar seu negócio, são:

Dependência

Estamos falando em lojas inseridas em um modelo de negócios que tem gestão e regras próprias, e você deve segui-las.

Evite depender demais de qualquer marketplace, utilize-o apenas como mais uma alternativa de vendas, sem deixar, é claro, de investir em seu negócio dentro da plataforma: fotos de alta qualidade, descrições dos produtos detalhadas, preços competitivos e bom atendimento ao cliente.

Atente às taxas incidentes sobre as vendas ou às comissões por negócio realizado. Elas podem acabar tolhendo seus lucros.

Personalidade da marca

O marketplace identifica sua marca ou o nome de sua loja ao vender seus produtos, mas ele realiza a compra em outra loja e não na sua. Pode ser que isso venha a obscurecer um pouco a personalidade de sua marca.

Fixar sua marca ou loja na mente do consumidor, gerando recompras e fidelização de clientes, é essencial.

Não é por estar em um marketplace que você não deve trabalhar a identidade e a divulgação do seu negócio.

Importância de se estar em um marketplace

Podemos destacar alguns pontos sobre a importância de fazer parte de um marketplace, como todo o seu público consumidor potencial, seu imenso tráfego e a possibilidade de estar vendendo ao lado de grandes lojas.

É verdade que um marketplace pode funcionar para certos nichos de mercado e não tanto para outros. Mas, afinal, estar em marketplaces é, no mínimo, um adicional à uma loja virtual, com a possibilidade de conquistar horizontes maiores.

Marketplaces são atalhos para mostrar seus produtos a um público expressivo. Porém, não se esqueça de cuidar do seu e-commerce e sua loja física, caso os tenha. Dependendo do seu modelo de negócio, é possível vender apenas por marketplaces, mas ter um e-commerce próprio é crucial.

Dicas para se destacar em um marketplace

Por fim, vamos ver algumas dicas para você fazer sucesso em marketplaces. Enumeramos uma lista prática para você seguir, a fim de conseguir bons resultados e uma boa reputação.

Aliás, não se esqueça de que a maior parte dos marketplaces conceituam cada loja de acordo com vários fatores, como por exemplo as avaliações dos compradores e o fato de seguir as políticas e normas da plataforma.

Procure tomar as seguintes atitudes, e estará dando bons passos para atingir seus principais objetivos:

  • Aprenda como funcionam os marketplaces que você selecionou. Ou seja, pesquise a fundo as regras e os recursos;
  • Pondere como descrever os produtos para atrair o cliente, e quais fotos, em que ângulos e em que resolução são mais eficientes. Fotos com baixa qualidade são um péssimo indicativo para a empresa;
  • Atente para: qualidade dos produtos, entrega e atendimento ao cliente;
  • Tenha uma gestão eficiente sobre todos os seus canais de venda, com procedimentos-padrão, como tempo de entrega e atendimento ao cliente;
  • Prepare-se para a demanda de clientes para não ficar “atolado” e não atender os clientes corretamente;
  • Monitore os preços e as características das lojas dos seus concorrentes no marketplace. Você pode fazer melhor o que eles fazem, e se inspirar no que parece funcionar. Observe os produtos e as novidades que eles estão vendendo e se mantenha competitivo;
  • Frete é uma questão decisiva nas vendas pela internet e, no marketplace, em relação à decisão de compra. Faça parcerias e tenha uma logística que mantenha fretes o mais em conta possíveis, até mesmo disponibilizando frete grátis em alguns casos.

E então, o que achou do nosso conteúdo sobre marketplace, suas vantagens e desvantagens e dicas sobre como se destacar nessa plataforma?

Esperamos ter contribuído para seu conhecimento em vendas online. Pesquise os melhores marketplaces do mercado e utilize as nossas dicas para a sua loja online.

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