look a like do facebook ads

Já imaginou poder utilizar o Facebook como uma ferramenta potente de vendas? Imagine só, ter a oportunidade de utilizar todas as informações que estão disponíveis na rede social e com elas atingir um público muito maior!

Pois é exatamente isso que o recurso chamado de Lookalike faz pelo seu negócio.

O Lookalike foi desenvolvido para melhorar ainda mais seus resultados com o Facebook Ads. Por meio de informações relevantes já coletadas, esse recurso permite encontrar pessoas no Facebook com perfis semelhantes aos dos seus clientes atuais.

Tudo parece chinês para você? Calma, nós vamos explicar em detalhes.

Por enquanto, basta você saber que gerar anúncios no Facebook nunca mais será da mesma maneira. O lookalike chegou para te mostrar novas possibilidades de encontrar o público ideal para você, através de uma forma tão eficaz que fará da maior rede social do mundo também um dos melhores lugares para investir em e-commerce.

Continue a leitura e entenda melhor…

Você também pode utilizar os atalhos abaixo para acessar o conteúdo:

O que você precisa saber sobre públicos semelhantes

O que é o lookalike?

Vamos tentar resumir todas as informações de uma maneira que não fique maçante para você, está bem…

Nós sabemos que você é dono de um e-commerce no Facebook, sua loja já atraiu alguns clientes e você começou a faturar bem, que beleza não é mesmo?

Agora, nós vamos assumir que você tenha um público alvo, ele está atrelado ao seu tipo de produto. Funciona assim: você vende materiais esportivos, então vamos supor que a maioria das suas visitas sejam de pessoas interessadas nesses tipos de produtos.

Até aí tudo bem, o lookalike é uma ferramenta desenvolvida para encontrar outras pessoas que tenham um perfil parecido com o dos seus clientes.

Logo, a ferramenta analisa quem são seus compradores habituais e encontra outros com os mesmos interesses, então os seus anúncios aparecerão para esses clientes em potencial.

Ou seja, o recurso Lookalike ajuda a encontrar novos clientes baseados nos clientes que já compram seus produtos, mas que ainda não foram impactados pelos seus anúncios!

Parece complexo, mas na verdade é bem simples. Você vai configurar a ferramenta para que ela sempre encontre um perfil semelhante a algum público comprador.

Após isso, seus anúncios aparecerão para esse tipo de comprador. Potencializando muito as suas chances de aumentar as vendas.

E nós sabemos, mais vendas significam maior faturamento e em consequência maior lucro.

Como funciona o lookalike na prática

publico lookalike

Para saber como ele está ajudando, é preciso compreender como era antes dele. Criar um anúncio no Facebook sempre foi algo simples, contudo, o segredo está em saber como fazê-lo atingir o público correto.

Antes do lookalike, quando o seu anúncio atingisse um número determinado de pessoas, as chances são que o público definido seria esgotado, ou seja, seu anúncio percorreu todo o público que você definiu e as opções ficaram cada vez mais limitadas.

Com o lookalike você pode utilizar um público antes definido, e traçar um novo público com características semelhantes, ampliando as oportunidades de alcance do seu anúncio.

Aí você pode se perguntar “ok, mas não é muito melhor eu aparecer para todas as pessoas? Como vou aumentar meus clientes assim?”

E nós vamos te responder…

Sim, é ótimo ter um alcance maior, contudo, apenas isso não é o segredo do sucesso.

O processo de compra e venda é uma troca. O cliente tem um desejo ou uma necessidade e o vendedor é o responsável por sanar essa questão.

Muito melhor do que ter seu anúncio aparecendo na tela de muitas pessoas que não vão sequer clicar no link, é fazer a sua marca aparecer para quem deseja consumir seus produtos.

Outra coisa que é importante salientar, o seu público alvo não precisa de maneira alguma ser algo muito segmentado ou limitador, nada impede a sua loja no Facebook de abranger uma vasta quantidade de compradores.

Quais são as vantagens de utilizar o lookalike?

Está bem, você pode pensar “ah, honestamente, já era possível fazer isso, afinal, todas as campanhas são destinadas a um público específico”.

E o que nós vamos lhe dizer? Bem, mais ou menos. Entenda:

Utilizar o lookalike não é criar um filtro para podar os seus views. Nada disso.

Ele serve para aumentar a probabilidade de interações com seus anúncios.

Também é importante deixar bem claro que o lookalike é uma ferramenta que pode, e deve, ser usada em conjunto com outras estratégias de marketing.

Então quais são as vantagens de utilizar essa ferramenta?

1ª aumento significativo nas conversões

Afinal de contas, é para isso que ele foi desenvolvido e essa é a sua primeira grande vantagem. Você pode ter certeza, após configurar corretamente o seu lookalike as conversões resultantes das campanhas serão muito maiores.

Poucas coisas são mais frustrantes para um e-commerce do que investir alto em anúncios e não ter o resultado desejado. Um dos motivos para essa falha está justamente no fato do público que está recebendo esses anúncios não estar alinhado ao perfil adequado.

Sejamos sinceros, se você for um vendedor de tênis esportivos, pouco lhe importa ficar aparecendo para pessoas que querem comprar livros. Você apenas não terá os produtos corretos para sanar os desejos daquele cliente.

2ª faz o investimento valer a pena

Para quem já tem experiência com anúncios do Facebook, sabe que o custo é feito sobre o número de cliques que o anúncio recebe. Então, isso significa que se um comprador desinteressado clicar no seu anúncio e for embora sem consumir, você paga tanto quanto se fosse um cliente que realizou uma compra.

Tendo essa informação, é possível supor que é muito melhor para o seu anúncio ser clicado por um cliente que, se não comprar naquele momento, se lembrará do produto e voltará para comprar mais tarde.

Isso significa que, com o mesmo investimento em anúncios você será capaz de ampliar as suas vendas.

Basta fazer a suposição, seu anúncio atinge 100 clicks sem o lookalike e consegue apenas 20 vendas. Ou ele atinge os mesmos 100 clicks, mas consegue 50 vendas. O custo do anúncio será o mesmo, mas o retorno do segundo cenário será muito maior.

Como criar um público semelhante?

Agora nós vamos conversar sobre as questões técnicas a respeito do lookalike – que também é chamado de Público Semelhante.

As perguntas são básicas, como fazer, quando fazer, qual é a dificuldade?

Vejamos:

Para criar o seu público semelhante você vai acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Após fazer isso, você terá que expandir o menu, depois clique na coluna “Ativos”, e finalmente escolha a opção “Públicos”.

A página de criação de públicos é intuitiva e fácil de ser compreendida. De todo modo, para te ajudar, vamos continuar com a explicação.

Feito o primeiro processo, você vai acessar a opção “Criar Público Semelhante” e escolher a sua origem.

publico personalizado facebook

Você pode criar 500 públicos semelhantes partindo apenas de um público de origem.

Depois de ter feito isso, você vai definir em quais países gostaria de encontrar um grupo semelhante.

Não se preocupe, a sua empresa não precisa atuar nesses países, caso deseje que nenhum outro país seja selecionado, basta escolher apenas o Brasil.

A última etapa será escolher o tamanho do público, ela aparece em %, fique atento pois essa é a fase final antes da criação do lookalike, caso você faça algo incorreto e precise revisar, terá que criar outro público, não é possível editar os públicos criados.

publico semelhante facebook

Seguidos esses passos, o seu público semelhante já está criado para começar a anunciar e aumentar o faturamento.

lookalike facebook

lookalike publico semelhante facebook

Você também pode encontrar informações valiosas sobre o público no Facebook Audience Insights.

Informações que você enviará ao Facebook e tipos de abordagem

É claro que, para gerar um lookalike, o Facebook precisará de diversas informações sobre os seus atuais clientes, mas isso não será um problema.

Você certamente terá diversas dessas informações no seu e-commerce, afinal os seus clientes têm um cadastro na sua loja virtual. Vejamos quais são elas:

  • E-mail e telefone: são duas informações de fácil captação, uma vez que como dissemos, basta garantir que os seus clientes façam um cadastro na sua loja. Com o telefone o Facebook não consegue um levantamento muito preciso, mas com o e-mail dos seus clientes ele já será capaz de levantar um público lookalike bem interessante.
  • Público personalizado: essa é a maneira de informar ao Facebook o público que você gostaria que ele analisasse. Você pode pedir para o Facebook criar um lookalike baseado nas pessoas que frequentaram o seu site, uma página específica de produto, ou pessoas que já compraram na loja, por exemplo. Aqui as opções são bem variadas.
  • Engajamento dentro do Facebook: esse lookalike é gerado com base nas pessoas que interagem com a sua marca dentro do próprio Facebook. Seja por curtidas em fotos, compartilhamento de postagens ou os que assistiram algum vídeo ou parte dele, essa é uma ferramenta muito utilizada pelos vídeos. As pessoas que assistiram a um vídeo na sua página do Facebook serão consideradas para criar um novo público semelhante.

Lembre-se, você também pode utilizar os públicos semelhantes criados para vender pelo Instagram. Criando anúncios também nesta rede social que cada dia vem crescendo mais.

Para resumir de maneira bem simples

O Lookalike é uma ferramenta que usa um determinado público como modelo para a obtenção de outros públicos.

Como o nome sugere, ele busca Públicos Semelhantes e com isso consegue resultados favoráveis de pessoas com perfil adequado para você.

É bom dizer que o lookalike funciona para praticamente todos os segmentos dentro do Facebook, afinal, todos estão sempre interessados em agregar pessoas com os mesmos interesses ao redor da sua marca.

Você também pode gostar de ler: Remarketing no Facebook: Pare de perder clientes agora mesmo!

[BÔNUS] Dicas para tirar maior proveito do lookalike do Facebook Ads

Uma ótima ferramenta sempre dará melhores resultados nas mãos das pessoas que compreenderem como utilizá-la corretamente. Para que você evite dores de cabeça e possa tirar proveito desse novo recurso, aqui vão algumas dicas úteis:

Não tenha pressa, mas não fique parado

Seres humanos são criaturas ansiosas, quando algo surge nós já vamos querendo colocar em prática o mais rápido possível. Tenha calma.

Antes de criar o seu público semelhante, o seu lookalike, primeiro analise você mesmo, quem é o seu público atual. Quais são as pessoas que estão comprando no seu e-commerce? E faça outra pergunta, esse público está dentro do perfil desejado?

Portanto, antes de sair correndo em desespero para criar logo um anúncio com lookalike, vale a pena fazer uma pequena reflexão sobre a sua participação no mercado.

Procure conhecer o seu público, essa informação já deveria estar na ponta da sua língua, mas é sempre bom relembrá-la.

Garanta que o seu anúncio seja redirecionado para a página correta

Agora preste atenção, o seu anúncio será visto por um público muito especial, um público de potenciais compradores. Então, nada melhor do que garantir que a casa esteja toda em ordem para receber a visita desse público, não é verdade?

Certifique-se de que o seu site está funcionando corretamente, cheque cada um dos anúncios e veja se as descrições estão bem-feitas, se as informações na página estão corretas.

Mais uma vez, essa é uma dica que sequer deveria estar aqui, mas não custa nada relembrar. O sucesso do seu e-commerce está diretamente atrelado ao valor que o cliente dá para ele.

Você pode fazer as melhores estratégias de marketing e de anúncios disponíveis, se o seu site não estiver redondinho, não existe venda. Portanto, olhos abertos.

Tenha um site responsivo

Seu conteúdo será acessado através Facebook, a porta de entrada para o seu e-commerce será feita pela maior rede social do mundo atualmente. A maioria esmagadora das pessoas acessa o Facebook pelo celular, conseguiu ver onde nós queremos chegar?

Imagine que você cria um lookalike perfeito, um anúncio atraente e disponibiliza produtos com um preço insuperável.

Você coloca tudo isso para rodar e os seus clientes começam a surgir pelo Facebook, mas na hora que eles clicam no anúncio e são direcionados para a sua loja virtual, BAM, a página não foi desenvolvida para ser vista pelo celular, e ficam aquelas letrinhas miúdas e confusas, para não mencionar uma página desconfigurada.

Agora você pode até nos dizer “poxa, 2018, quase 2019, ainda existem lojas com sites que não são responsivos?”

Sim existem, oh se existem. Se você teve essa reação, ótimo, bola para frente, essa dica não foi para você, mas se a sua loja não se enquadra nesse quesito… mude-a urgentemente.

Anúncios no Facebook: Guia Completo de Formatos, Exemplos e Custos

Você ainda pode ir mais além…

Saiba que esse assunto não se encerra aqui. Existe uma infinidade de possibilidades, dicas e segredos para ajudar você a aumentar as suas vendas.

O nosso artigo ficaria muito extenso, abordaríamos tantos temas que você poderia ficar confuso. Por isso acreditamos que o ideal é explicar mais em uma vídeo aula.

Você está convidado a assistir uma vídeo aula gratuita com um especialista em Facebook para e-commerce.

Venha descobrir novas maneiras de conquistar os seus clientes e os segredos dos grandes empresários do ramo. Veja como utilizar o Facebook de forma profissional e saiba como anunciar corretamente para escalar as vendas da sua loja.

A sua conquista para o sucesso começa hoje!