o que é escalabilidade
o que é escalabilidade

Você sabe o que é escalabilidade?

A busca pelo aumento dos lucros é um objetivo comum a todas as empresas, certo?

Imagine, agora, poder lucrar mais sem aumentar os gastos.

Imaginou? Esse é o conceito básico de escalabilidade.

A escalabilidade baseia-se na utilização de pouco investimento. Este, alinhado a uma boa ideia, é o que irá fazer você conseguir grandes lucros e alavancar cada vez mais seu negócio.

Seguindo essa ideia, chegamos a conclusão de que um empreendimento com boa escalabilidade é aquele que consegue aumentar a sua receita sem ter que elevar as despesas (de forma proporcional).

Além disso, a escalabilidade também é útil para demonstrar aos investidores qual “nível de desenvolvimento” o seu negócio apresenta, ao apontar, por exemplo, possíveis falhas que podem estar acontecendo no seu empreendimento.

Conhecendo as falhas, você poderá corrigi-las de forma mais rápida e eficiente.

Se interessou pelo conceito? Pronto para lucrar ainda mais?

Vem com a gente que te mostraremos tudo sobre a escalabilidade e como ela pode auxiliar no crescimento do seu negócio!

Você também pode ver o conteúdo em tópicos:

O que é escalabilidade?
Como tornar a minha empresa escalável?
1.Organização dos processos
2. Adaptação do negócio
3. Serviços de armazenamento de dados
4. Sistema de franquias

Porque devo pensar em escalabilidade?

Exemplo de negócios escaláveis
1. Softwares
2. Aplicativos Móveis
3. Cursos onlines
4. Criação de ebooks

Potencialize seu ecommerce com a escalabilidade
1. Terceirize funções
2. Funcionários qualificados
3. Automatize a sua empresa
4. Faça o negócio funcionar sem a você
5. Seja realista

O que é escalabilidade?

Como dito acima, a escalabilidade se dá quando uma empresa cresce e aumenta a sua receita sem precisar elevar significamente os gastos mensais, seja com espaço, funcionários, produção, entre outros.

As empresas escaláveis apresentam-se muito rentáveis dentro do mercado, além de oferecerem diversos benefícios para os investidores, como o fato de você poder aumentar a lucratividade do negócio com menos esforço e estresse.

Mas, para ser escalável, é preciso que a sua empresa apresente algumas características específicas, como:

  • Atividade com possibilidade de ser ensinada/repassada. Para conseguir expandir seu negócio, você precisará compartilhar o conhecimento com os seus funcionários. Assim, o processo produtivo irá continuar com a mesma qualidade e o crescimento da sua empresa será mais fácil.
  • O seu empreendimento precisa ser “valioso”. É necessário garantir uma atividade diferenciada perante a sua concorrência. Dessa forma, você se destaca no mercado ao agregar valor através do seu produto ou serviço prestado.
  • Apresentar replicabilidade. Você deve demonstrar que existe espaço no mercado para a expansão do seu negócio, devido a sua constante geração e multiplicação de renda.

A escalabilidade pode ocorrer, por exemplo, ao haver cobrança de um valor mensal, por parte da empresa, para os seus clientes.

Como exemplo de empresas que cobram mensalidade pela realização de seus serviços, temos a Netflix, Spotify, Amazon, entre outras grandes marcas. Utilizando este método, a sua empresa obterá lucros periódicos.

Como tornar a minha empresa escalável?

empresa escalavel
Empresa escalável

Para tornar sua empresa escalável, e assim aumentar os seus lucros, é preciso definir uma estrutura adequada para seu empreendimento.

Acompanhe, agora, algumas dicas que facilitam esse processo:

1. Organização dos processos

Para conseguir sucesso no mercado utilizando a escalabilidade, é preciso ter uma boa organização dos processos e trâmites dentro da sua empresa.

Isso facilita o gerenciamento da sua empresa e dos processos, para, assim, ensinar e repassar os conhecimentos para outros funcionários, fator que facilita o desenvolvimento das tarefas.

Além disso, ao haver uma melhor organização interna na sua empresa por meio de um sistema de gestão, será possível expandir e replicar o seu negócio.

2. Adaptação do negócio

Conseguir adaptar o seu empreendimento para utilizar da escalabilidade exige um planejamento prévio e eficiente. Com isso, a formatação do seu negócio em escala se tornará mais fácil.

Principalmente no ramo dos e-commerce, a escalabilidade é uma alternativa muito eficiente e vantajosa para o negócio. Com a análise correta das melhores opções e caminhos para sua loja digital, é totalmente possível aumentar as vendas sem ter um aumento excessivo dos gastos.

3. Serviços de armazenamento de dados

Outra maneira de tornar o seu negócio mais escalável é através da utilização de serviços de nuvem na internet. Além do quesito segurança do seu empreendimento,  o armazenamento na nuvem também facilita o trabalho a longa distância.

Por possibilitar a execução do trabalho em qualquer lugar, esses serviços auxiliam na diminuição de gastos. O fato de não precisar gastar verba com um lugar físico, já diminui mais um investimento no empreendimento.

4. Sistema de franquias

Outro ponto que ajudará muito no processo de escalagem da sua empresa é a criação de um sistema de franquias.

Por meio deste sistema é possível atingir um maior número de pessoas, vendas, fortalecimento da sua marca e, consequentemente, aumento dos lucros.

Além disso, a criação das franquias mantém o conceito principal da escalabilidade, que é não aumentar os gastos. Isto ocorre pois os custos de implementação e manutenção das franquias ficam a cargo dos franqueados.

Porque devo pensar em escalabilidade?

Apesar de necessitar de um grande conhecimento do mercado, do público e dos fatores que podem afetar o crescimento da sua empresa (positivamente ou negativamente), a escalabilidade é uma das melhores alternativas para se adotar ao começar um negócio.

Esse processo auxilia na potencialização do seu negócio, a partir de uma gestão estratégica das finanças. Dessa maneira, a sua empresa é capaz de otimizar os gastos e criar força no mercado.

Além disso, a presença da escalabilidade na sua empresa pode ser um fator decisivo para que você receba respostas positivas de bancos e instituições financeiras, quando necessitar.  

Exemplos de negócios escaláveis

1. Softwares

O lado positivo é que por serem totalmente digitais, não exigem o planejamento de questões logísticas de transporte, muito menos de armazenamento.

Além disso, o desenvolvimento dos chamados softwares de serviço, aqueles que auxiliam em alguma tarefa das empresas, possuem um grande aceitação e, consequentemente, são muito lucrativos.

Você pode utilizá-los em diversas área de atuação, desde serviços  para marketing até desenhos industriais, por exemplo.

O ponto mais interessante dos softwares é o fato deles serem elaborados apenas uma vez, sendo necessário apenas efetuar correções, caso apareça algum defeito. Com isso, todo valor arrecadado com as diversas vendas do software torna-se uma fonte muito lucrativa para o desenvolvedor.

2. Aplicativos Móveis

Com o aumento da telefonia móvel no Brasil e no mundo, aliado ao seu crescente uso pela população, esta categoria de atuação tem crescido muito.

Portanto, para empreendedores que possuem facilidade com a programação, o setor de desenvolvimento de aplicativos móveis é um boa maneira para iniciar a sua empresa escalável.

Outro ponto que gera o impulsionamento do setor é a possibilidade de produzir conteúdo para qualquer tema. Portanto, o primeiro passa para iniciar seu negócio na categoria é escolher o nicho de maior familiaridade para você!

Nesse setor, o que prevalece é a criatividade do desenvolvedor. A busca por inovações deve ser constante. Dessa forma, você irá atrair uma grande quantidade de usuários para o seu produto, e, consequentemente, aumentar seu lucro e reconhecimento no ramo.

3. Cursos online

O crescimento da educação a distância também fomenta um mercado possível de ser escalável: o mercado dos cursos online.

Para quem não possui familiaridade com programação e desenvolvimento, essa área pode ser interessante para abrir um negócio.

A necessidade de pouco investimento para iniciar a produção de conteúdo atrai empreendedores para esse setor. Com apenas uma câmera, microfone e uma lousa já é possível iniciar seu curso online.

Além disso, você poderá criar cursos das mais diversas áreas. Aulas de matemática, como ser um empreendedor social, cursos de inglês, entre outros.

Outro ponto que motiva os empreendedores a iniciar neste ramo, é a facilidade de distribuição do conteúdo produzido. Por meio da criação de um blog, site e redes sociais, aliado a uma boa divulgação em plataformas de vídeo, como o YouTube, você poderá atrair as pessoas para os seus conteúdos e, assim, alavancar as suas vendas.

4. Criação de ebooks

Os ebooks (ou livros digitais), têm ganhado muito espaço no mercado editorial brasileiro.

Por conta de ser uma produção barata de se realizar e que exige a partição de poucas pessoas, a criação de ebooks pode ser um mercado interessante para quem está buscando um negócio escalável.

Além disso, assim como ocorre com o desenvolvimento de softwares, os ebooks precisam ser criados uma única vez. A partir dessa criação, é possível obter grandes lucros com a venda da cópia desses materiais.

Outro ponto interessante é que por ser um material totalmente digital, você não possuirá custo com estoque, armazenamento, impressão, gráfica, materiais, entre outros.

Sem contar, é claro  com a maior facilidade dos clientes adquirirem seu material. Eles não precisarão ir até uma livraria, por exemplo, para ter acesso ao seu livro. Com um ebook, todos podem adquirir e ler diretamente no conforto da residência.

Conheça, agora, formas de potencializar ainda mais seu e-commerce através da escalabilidade!

Potencialize seu e-commerce com a escalabilidade

ecommerce escalavel
Ecommerce Escalável

O processo de construção e administração de uma empresa digital não é rápida e muito menos fácil, e muitas vezes exige ações com alto risco por parte do empreendedor. Mas, para alavancar sua empresa e conquistar o sucesso que deseja, é preciso ultrapassar barreiras difíceis, não é mesmo?

Este processo de crescimento pode ser facilitado se você utilizar a escalabilidade para potencializar o seu negócio. Confira, agora, algumas dicas que te ajudarão a expandir o seu negócio e cada vez mais aumentar os lucros:

1. Terceirize funções

Normalmente, ao iniciar um negócio não existe capital de sobra, muitas vezes nem para contratar a quantidade de funcionários que gostaria. Por isso, é preciso saber usar da melhor maneira possível todo valor que você tem disponível para investir e, assim, atingir os melhores resultados.

Um ponto importante é não acumular tarefas demais em uma única pessoa, seja em você ou em um funcionário. Divida o máximo de obrigações entre todos, para assim aproveitar melhor o potencial de cada um e o dinheiro investido.

2. Funcionários qualificados

Busque sempre contratar pessoas bem qualificadas e dispostas a fazer para o seu negócio. Dessa forma, você irá conseguir formar uma equipe de profissionais que saiba resolver problemas por meio de soluções criativas.

Além disso, com a contratação de pessoal qualificado, você não precisará de uma equipe grande, pois os funcionários serão capazes de exercer mais de uma função de forma eficiente.

3. Automatize a sua empresa

Esta é uma das peças principais para tornar a sua empresa escalável. Automatizar funções permitirá que você resolva qualquer problema que apareça, fazendo com que o seu negócio possua rapidez e eficiência.

Não se espante e desista da ideia na primeira dificuldade que aparecer na automatização de determinados setores. Na verdade, é só uma questão de tempo e estudo para resolver todos os problemas e se adaptar ao novo método.

4. Faça o negócio funcionar sem você

Para que a empresa realmente funcione, é preciso que todos saibam, com clareza, qual o caminho deve ser traçado para alcançar o objetivo desejado. Você, como líder, além de tomar a posição de frente, deve conscientizar todos da missão da empresa.

Com isso, mesmo sem a sua presença, os funcionários terão condições de seguir o trabalho com qualidade e por conta própria.

5. Seja realista

Não é difícil encontrar empresas que prometem números maravilhosos, mas não conseguem entregar os resultados.

Para conseguir tornar o seu empreendimento escalável, é necessário que você realize planejamento realísticos de metas e resultados.

Faça a análise correta da sua base de clientes, para que, com isso, tenha a melhor estimativa do seu crescimento. Tenha muito cuidado com os pequenos detalhes, pois eles podem fazer a diferença para o seu desenvolvimento.

Pronto para escalar seu empreendimento?

E agora, caro leitor, você acha que está pronto para colocar em prática a escalabilidade dentro da sua empresa? Entendeu como a escalabilidade pode influenciar positivamente nas vendas e no crescimento do seu e-commerce?

As técnicas e ações apresentadas neste artigo servirão de base para você tornar o seu empreendimento escalável.

Um ponto fundamental para a realização dessa tarefa é o empenho e dedicação em sempre buscar inovações. Dessa forma, você obterá mais lucro e, consequentemente, alavancará ainda mais o seu negócio.

Quer aprender mais sobre este e outros assuntos para voar com seu empreendimento ou começar a empreender?

Então inscreva-se em nossa lista de e-mails para receber em primeira mão todas as notícias e novidades que auxiliarão no  sucesso do seu negócio!