checkout transparente

Diversas variáveis podem afetar a taxa de conversão de um negócio virtual. O tempo de espera pelo produto, poucas opções disponíveis para pagamentos e a sensação de insegurança para finalização da transação são alguns dos motivos capazes de reduzir as vendas online.

Com relação à segurança, um checkout transparente pode melhorar esses indicadores.

Evitar problemas na etapa de vendas é um dos principais desafios dos empreendedores. Nem sempre um carrinho cheio de produtos é sinônimo de uma aquisição bem-sucedida.

Nesse sentido, entender as circunstâncias que levam o cliente a abandonar a compra e buscar soluções para esse problema é essencial para gerar mais vendas.

Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE, mais de 50% dos brasileiros afirmam que a segurança do site é um dos maiores impeditivos para a finalização de uma compra.

De acordo com os entrevistados, a utilização de selos de certificação de segurança, a exibição das bandeiras dos principais cartões de crédito, a possibilidade de pagamento via carteiras digitais e a confiabilidade da marca são fatores relevantes para a realização da aquisição.

A utilização do checkout transparente pode auxiliar na transmissão dessa segurança que os consumidores tanto almejam.

Dessa forma, é importante entender o que é o checkout transparente e como ele funciona. Confira!

Se preferir, você também pode utilizar o índice abaixo para navegar no conteúdo:

O que é o checkout transparente?

Checkout Transparente é uma ferramenta permite que o pagamento do produto seja realizado no próprio site da loja. Além disso, todo o processo se torna muito mais ágil e diminui os riscos de problemas técnicos durante a migração para o site de pagamento, o que também é um fator associado à melhoria das taxas de conversão.

O termo checkout se refere à saída de um determinado local. No âmbito do comércio digital, essa expressão se relaciona à finalização de uma compra após o pagamento do produto.

Nesse sentido, um checkout que não transmita confiança ao comprador é um dos principais motivos para o abandono da transação antes da conclusão de compra.

Como se trata de um momento decisivo no processo de aquisição, é necessário utilizar ferramentas para minimizar esses episódios. Dessa forma, o uso de um checkout transparente é a melhor maneira de aumentar as taxas de conversão do seu site, garantindo maior número de vendas por visitante.

É importante destacar que os maiores problemas relacionados ao checkout acontecem pelo fato de a loja virtual não estar interligada às empresas que efetuarão o pagamento. Exemplos dessas companhias são o Paypal, Mercado Pago e o PagSeguro.

O site da loja deverá se comunicar com o aplicativo que processará o pagamento, enviando os dados do cliente e retornando uma resposta à loja virtual. Dessa forma, o comprador recebe as informações de sucesso ou fracasso da compra na própria página do vendedor.

Agora que você já entendeu melhor sobre o que é o checkout transparente e como ele funciona, veja abaixo as diferenças entre ele e outras maneiras de realizar o checkout.

Diferença entre o checkout transparente e os demais tipos de checkout

As formas de checkout, no modo padrão, encaminham o cliente para efetuar a quitação do pedido em outra página, fora do site da loja, sendo essa a principal diferença entre ele e o checkout transparente.

Há ainda o checkout do tipo Lightbox. Esse possibilita inserir os dados do comprador em um pop-up que é aberto na própria loja virtual, após o fechamento do pedido.

Entretanto, esses dois tipos de checkout demonstram uma maior incidência de abandono de carrinho, principalmente porque informar os dados de pagamento em ambientes externos ao site de compra pode causar muita desconfiança e insegurança, por receio de ter o cartão de crédito clonado ou ter suas informações roubadas.

Para entender melhor como cada um funciona, confira a explicação abaixo.

1. Checkout Padrão

Após o cliente escolher os itens de interesse e adicioná-los na sacola de compras, é necessário finalizar a transação através da quitação. Ao clicar em “Finalizar compra” o cliente é encaminhado para o site do intermediador do pagamento. Nessa página, todos os dados necessários para a compra deverão ser informados pelo comprador.

Ainda no site da loja, o cliente deve preencher alguns dados pessoais. Veja:

Exemplo Checkout padrão

Após clicar em “Finalizar compra” o cliente será redirecionado a uma página semelhante à imagem abaixo (do intermediador de pagamento), para adicionar seus dados bancários e efetuar o pagamento.

Exemplo Checkout padrão

Dessa forma, são necessárias duas etapas em páginas distintas para concluir a transação.

2. Checkout LightBox

Nesse tipo de checkout, após as etapas de escolha do produto e adições ao carrinho, o cliente, ao finalizar a compra, pode adicionar seus dados bancários na mesma página da loja virtual, porém através de um pop-up. Veja abaixo:

Exemplo Checkout lightbox

Essa forma de checkout pode causar desconforto aos compradores, que possivelmente não darão prosseguimento à compra.

3. Checkout Transparente

Já no checkout transparente, todas as informações necessárias, tanto bancárias como pessoais, deverão ser informadas na mesma página do site da loja, como demonstrado abaixo.

Exemplo Checkout transparente

Utilizar um checkout dessa maneira transmite maior transparência e segurança ao cliente.

Benefícios do checkout transparente

Além das vantagens citadas ao longo do texto, muitos outros benefícios podem ser relacionados à utilização de um checkout transparente.

Acompanhe e veja como pode ser interessante utilizar esse tipo de checkout na sua loja virtual.

1. A transação torna-se mais ágil

Realizar todo o processo em uma única página promove maior agilidade durante a compra. 

Outro fator que deve ser considerado é que a utilização de smartphones para compras é cada vez mais frequente. Dessa forma, agrupar todas as etapas em um único ambiente evita problemas relacionados ao redirecionamento, que ocorrem principalmente ao utilizar a versão mobile.

Um checkout padrão pode ocasionar lentidão e afetar o desempenho de dispositivos móveis. Além disso, um checkout transparente permite o armazenamento das informações de um cliente, permitindo que a compra seja realizada mais rapidamente.

2. Agrega praticidade ao processo de compra

Além de tornar o procedimento de aquisição mais simples e rápido, a praticidade é mais uma vantagem do checkout transparente. A possibilidade das compras serem feitas mais rapidamente, em poucos cliques e sem a necessidade de logar em outra plataforma, melhora a experiência de compra do produto.

Eliminar as etapas dispensáveis durante as fases de compra é uma maneira de agregar praticidade às suas vendas.

3. Reduz o abandono de carrinho

Como já mencionado, esse é um dos principais benefícios associados ao checkout transparente. Por concentrar todas as etapas da transação em uma única página e minimizar o preenchimento de formulários, esse tipo de checkout reduz os riscos de abandono do carrinho de compras.

4. Melhora as taxas de conversão

O aumento das taxas de conversão está relacionado ao item anterior. Reduzindo o abandono de carrinho, elevam-se esses índices. As taxas de conversão são definidas através do número de visitas recebidas na loja virtual em relação à quantidade de vendas realizadas.

Essa métrica é muito importante e o empreendedor deve se atentar às possíveis modificações nesses dados, buscando soluções para sempre manter as taxas em alta.

5. Transmite segurança

Um dos maiores receios dos clientes é informar seus dados financeiros e ter prejuízos como roubos de senhas, informações pessoais e clonagem de cartões. Assim, o checkout transparente reduz a sensação de insegurança durante o processo de compra e demonstra uma imagem mais profissional do vendedor.

Entretanto, para gerar um ambiente com maior confiabilidade é necessário utilizar outros meios que transmitam confiança, como os certificados de segurança. Esses fatores auxiliam na geração de melhor relacionamento e fidelização dos compradores.

6. Demonstra profissionalismo

Utilizar novas ferramentas que tragam melhor experiência de compra aos seus clientes demonstra profissionalismo e preocupação por parte do vendedor. Dessa forma, gerar essa percepção aos seus compradores é interessante para manutenção da imagem de sua marca, trazendo maior autoridade, oportunidades de vendas e fidelização dos clientes.

7. Possibilidade de novas compras

Além de garantir uma maior probabilidade de compras futuras com a fidelização do cliente, utilizar um checkout transparente proporciona a oportunidade do comprador realizar uma nova aquisição imediatamente, visto que, após o pagamento, ele ainda estará dentro do site da loja, com outras possibilidades de compra.

Já se convenceu do quanto o checkout transparente pode beneficiar a sua empresa e aumentar as suas vendas? Então acompanhe o texto e entenda, agora, como implementá-lo na sua loja virtual.

Como implementar o checkout transparente e melhorar as taxas de conversão na sua loja virtual?

Diversas plataformas para lojas virtuais já permitem que o checkout transparente seja facilmente implementado. Dessa forma, é importante verificar quais carteiras digitais oferecem esse serviço, para que seja possível conectar esses meios de pagamento à loja.

Nesse contexto, veja abaixo algumas dicas que podem melhorar as taxas de conversão da sua loja virtual.

1. Utilize uma boa plataforma de e-commerce

Para melhor o seu processo de checkout, utilizar uma boa plataforma de e-commerce é essencial. Além de auxiliar na gestão e na criação da sua loja, essas plataformas disponibilizam diversos recursos que possibilitam incluir o checkout na sua página, reduzindo as etapas necessárias para a finalização da venda e agilizando todo o processo.

2. Não solicite dados excessivos

Um checkout transparente, por si só, já melhora as taxas de conversão. Em contrapartida, é preciso ter alguns cuidados para proporcionar uma experiência de compra satisfatória aos clientes. Dessa forma, durante o processo de finalização da compra, solicite apenas os dados essenciais para que a aquisição ocorra.

Pedir o nome completo, endereço para entrega e dados financeiros já são o suficiente para uma compra bem-sucedida. Outra dica nesse contexto, é utilizar ferramentas que possibilitem o preenchimento dessas informações em uma única aba, minimizando a quantidade de cliques necessária para realizar a compra e aumentando a agilidade nessa etapa.

Além disso, ser transparente é fundamental. Por esse motivo, descreva os itens que serão adquiridos, como o pagamento será realizado, defina o prazo de entrega e evidencie quais são os procedimentos necessários para trocas ou devoluções. Deixar claro essas questões é importante para evitar interpretações erradas associadas ao produto ou à aquisição do mesmo.

3. Cuide da usabilidade e navegabilidade do seu site

Esses requisitos são indispensáveis para aumentar as taxas de conversão da sua página. Por esse motivo, avalie se sua loja virtual está adequada para acessos via dispositivos móveis, crie um layout amigável, evidencie os links para ações importantes e utilize fontes que sejam legíveis. Cuidados como esses reduzirão o abandono de carrinho, contribuindo para maior quantidade de vendas.

4. Atente-se aos certificados de segurança da sua loja virtual

Como já citado, a confiança é um fator primordial para o sucesso de uma aquisição virtual. Nesse sentido, manter a segurança do visitante não só no momento da compra, mas também durante a permanência do usuário no site, é muito importante.

Para isso, utilize certificados de segurança digitais, invista em uma boa plataforma de e-commerce e use intermediadores de pagamento que também transmitam confiabilidade ao comprador. Ademais, demonstre estar acessível para sanar dúvidas e questões relacionadas aos seus produtos. Dessa forma, a sua loja exibirá maior garantia ao cliente.

Conclusão

Muitos fatores podem afetar o processo de compra. Quando referentes à etapa de finalização do pedido, estão relacionados principalmente à falta de segurança sentida pelo comprador dentro da loja virtual. O medo de ter o cartão clonado ou que seus dados sejam acessados por pessoas com intenções ruins são as causas principais para abandono de carrinho durante a finalização da compra.

Por não demonstrarem a segurança que o cliente precisa, diversas lojas virtuais não apresentam boas taxas de conversão. Dessa forma, os fornecedores precisam averiguar a fundo essas questões e verificar alternativas para garantir maior confiança durante as etapas de aquisição virtual.

Há algumas maneiras de transmitir segurança ao comprador e permitir uma aquisição bem-sucedida. Dentre elas podemos incluir a utilização de uma boa plataforma, a redução da solicitação de dados excessivo em formulários, o uso de um design amigável e de certificados de segurança. Esses artifícios demonstram maior profissionalismo e confiabilidade à sua marca.

Além disso, utilizar um checkout transparente é uma das principais maneiras de melhorar as taxas de conversão da sua loja virtual. Essa ferramenta permite que o cliente insira seus dados ainda no site da loja, reduzindo os receios quanto a conceder as informações financeiras. Dessa forma, as desistências de compra são reduzidas, aumentando a taxa de conversão.

Caso você se interesse sobre outros assuntos que podem aumentar as vendas da sua loja virtual, assista esse vídeo com dois grandes especialistas na área e tenha maior sucesso com as suas vendas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, ótimo texto, esclareceu muito. Uma dúvida, na Shopify, posso implantar esse sistema de checkout transparente.

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