caracteristicas de um empreendedor

Já parou para pensar que, mesmo nos dias atuais, ainda existe um debate sobre a definição do termo “empreendedor”? Alguns especialistas têm uma definição ampla: qualquer pessoa que trabalha para si mesma.

Outros têm um ponto de vista mais restrito, sugerindo o seguinte: alguém que não apenas trabalha de forma independente, mas que possui um negócio inovador e com total liderança.

Então, afinal, o que caracteriza um empreendedor?

O consenso é que um empreendedor é alguém que cria uma ideia, desenvolve um negócio em torno dela, gerencia os processos e assume o risco de seu sucesso.

Mas, antes de entender “quem é o empreendedor”, é preciso compreender as diferentes “versões” de empreendedorismo que podem existir.

Para otimizar a sua experiência por aqui, navegue pelos links abaixo:

Tipos de empreendedores

tipos de empreendedores

Uma das razões pelas quais há discordância sobre a definição do termo empreendedor é que ela inclui tipos diferentes de negócios autônomos. Estão incluídos:

Pequenas empresas

Isso inclui estabelecimentos familiares e empresários locais. Pequenas empresas podem incluir parcerias ou proprietários únicos. Geralmente é qualquer negócio que tenha menos de 500 funcionários.

Negócio baseado em home-office

Um negócio baseado em home-office poderia caber na categoria de pequenas empresas, mas o fator principal, neste caso, é que ele é executado em casa, em oposição a um escritório ou outro local.

Mas só porque um negócio é executado em casa, não significa que não possa competir com empresas maiores. De fato, muitas grandes corporações foram criadas a partir de uma casa, incluindo a Apple e a Disney.

Negócios online

Os negócios baseados na Internet podem ser pequenos, baseados em home-office ou até mesmo grandes corporações.

A principal diferença aqui é que o negócio é operado principalmente online. Isso inclui empresas como o Mercado Livre ou outras empresas de e-commerce, blogueiros e qualquer outro negócio que faça a maioria de seus negócios online.

Empreendedor serial

Muitos empreendedores simplesmente amam começar e construir um negócio, mas não se interessam em sua gestão contínua, então eles o vendem para lançar uma nova ideia.

Eles são considerados empreendedores porque operam e assumem riscos no negócio pelo tempo que eles o possuem. Em outros casos, os empreendedores em série lidam com vários negócios de uma só vez, tendo assim, múltiplas fontes de renda.

As características de um empreendedor

Depois de entender algumas variações de empreendedorismo, é preciso destacar que possuir um negócio não é para todos. O estresse e o trabalho duro que vêm com ele fazem com que muitas pessoas não estejam dispostas a mergulhar nessa carreira.

É preciso um tipo especial de pessoa para ser um empreendedor – para ter uma ideia e colocar essa ideia em ação.

A verdade é que os empresários de sucesso não vêem o risco: eles vêem a recompensa.

Então, quais são as qualidades que um empreendedor pode apresentar?

Pensando nisso, separamos 10 características essenciais que aumentam suas chances de ser bem sucedido como um empreendedor:

1. Criativo

O empreendedorismo começa com uma ideia. Para ser bem sucedido, você precisa estar sempre pensando em novas idéias e melhores maneiras de fazer as coisas.

Os empresários não estão satisfeitos com o status quo. Eles pensam fora da caixa e procuram oportunidades para encontrar novas soluções.

2. Apaixonado

Talvez a característica mais importante para os empresários, a paixão é essencial para o sucesso de qualquer empreendedor ou profissional. Sem paixão, não há razão para o seu trabalho e não há necessidade de fazê-lo.

Os empreendedores amam o que fazem e são extremamente dedicados aos negócios que criam. Para ser bem sucedido, você deve estar confiante em si mesmo e no seu negócio, e deve ser proativo com o que faz e como o faz.

3. Motivado

Por causa de sua paixão por suas ideias, os empreendedores estão dispostos a dedicar longas horas e trabalho árduo para lançar e administrar um novo negócio de sucesso.

Você é automotivado?

Empreendedores são seus próprios chefes, o que significa que ninguém os diz para fazer as coisas. Você deve estar no comando do seu próprio tempo e como você o gasta.

4. Otimista

Você vê o copo meio vazio ou meio cheio? Para os empresários, é sempre meio cheio.

Os empreendedores sempre olham para o lado positivo e são sonhadores constantes. Eles olham como eles podem fazer as coisas de maneira mais eficiente e tornar o mundo um lugar melhor. Eles nunca se detêm no passado ou no negativo. Em vez disso, eles se concentram em avançar e crescer.

Quando são confrontados com desafios, os empreendedores não os vêem como problemas, eles os vêem como oportunidades. Desafios alimentam os empreendedores e os fazem chegar mais alto e fazer mais.

5. Focado no futuro

Já que os empreendedores estão focados em seguir em frente, eles estão sempre olhando para o futuro. Os empreendedores são muito orientados para os objetivos e sabem exatamente o que querem.

Ter uma visão forte ajuda a impulsioná-lo para a realização. Considere estabelecer uma meta para si mesmo.

6. Persuasivo

Para ter sucesso nos negócios, você precisa conhecer sobre negócios. Se você é uma pessoa do povo e sabe como fazer as pessoas ouvirem você, você tem boas chances de ser um empreendedor de sucesso.

Especialmente quando estão começando, os empreendedores precisam ganhar adesão daqueles que os cercam em sua grande ideia.

Se é uma idéia inovadora, muitas pessoas ficarão céticas antes de dar seu apoio ou investir algum dinheiro. É por isso que os empreendedores precisam usar sua persuasão para vender a si mesmos e suas ideias.

7. Flexível

Empreendedores sabem como se adaptar a situações desconhecidas. Se o negócio deles exigir que eles aprendam como construir um site ou enviar uma fatura, eles farão isso.

Seja o que for preciso, os empresários estão prontos e dispostos. Eles sempre abordam as coisas com a mente aberta e estão dispostos a mudar de rumo se precisarem.

8. Engenhoso

Nos negócios, os problemas não são uma questão de “se”, mas “quando”. Os empreendedores não se esquivam de desafios ou conflitos. Em vez disso, eles os enfrentam de frente e apresentam uma solução. Eles sabem como resolver problemas de forma eficaz.

Os empresários também sabem aproveitar ao máximo o que têm. Tempo, dinheiro e esforço nunca são usados ​​a esmo. Tudo tem um plano e um propósito.

9. Aventureiro

Os empreendedores sabem que, para serem bem sucedidos, devem estar dispostos a correr riscos. Enquanto eles não se importam de andar em ambientes inexplorados, eles não assumem riscos sem uma boa razão.

Eles sabem como planejar o desconhecido e tomar uma decisão calculada que seja melhor para eles e seus negócios.

10. Decisivo

Não há espaço para procrastinação nos negócios. Os empreendedores sabem o que precisa ser feito e não hesitam em tomar as decisões que os levarão ao sucesso.

Eles não deixam passar as oportunidades; em vez disso, aproveitam o dia e concluem o trabalho.

Os comportamentos de um empreendedor

comportamentos empreendedores

Nem só de características vive o empreendedor.

Esse estilo de vida exige tipos de hábitos que a maioria das pessoas simplesmente não possuem, além de uma disciplina, paixão e dedicação inigualáveis.

E por mais que as pessoas sejam diferentes, existem alguns fatores que são semelhantes entre os empreendedores de sucesso, incluindo muitos dos mesmos hábitos.

Aqui estão 8 comportamentos compartilhados por empresários imparáveis:

1. Eles planejam seu dia com antecedência

Nos negócios, é fácil deixar as prioridades de outras pessoas administrarem seu dia. Telefonemas, e-mails, compromissos, reuniões…

Empresários imparáveis ​​planejam seu dia com antecedência, antes do início do caos. Mas eles não fazem apenas um plano – eles se asseguram de reservar tempo para suas prioridades mais importantes.

2. Eles possuem uma rotina de alimentação e exercício adequada

Ser um empreendedor produtivo e imparável pode exigir muito tanto do seu corpo quanto da sua mente e sua vontade.

Se você não cuida da sua nutrição e da sua saúde física, você não vai estar no seu melhor – e você definitivamente não será imparável.

Beba muita água, tome o café da manhã e mexa-se. Você terá muito mais sucesso como resultado.

3. Eles se posicionam para servir

Aqueles que se concentram apenas em seu próprio sucesso são aqueles que não conseguem.

Para ser eficaz como proprietário de uma empresa, você precisa atender seus clientes. Isso pode resultar na maneira como seus produtos facilitam suas vidas ou na maneira como seus esforços de atendimento ao cliente os encantam.

Seja qual for o caso, definir o serviço como uma das suas principais prioridades é uma maneira infalível de se tornar imparável.

4. Eles estabelecem metas claras

Todo empresário imparável tem objetivos claros. Conhecer seus objetivos o manterá em ação quando as coisas ficarem difíceis e lhe darão algo para se concentrar quando você não tiver certeza do que fazer a seguir.

Mas suas metas não devem se concentrar apenas no longo prazo. Tenha metas de longo, médio e curto prazo. Isso permite que você planeje seus dias e semanas com foco inigualável, sabendo exatamente para onde está indo.

5. Eles assumem riscos calculados

As pessoas têm uma imagem de empreendedores como aqueles que assumem riscos loucos apenas por diversão. Mas enquanto esses riscos possam parecer loucos para aqueles sem uma mente empreendedora, na realidade, eles são calculados. Ou pelo menos eles deveriam ser.

Se você é o tipo de proprietário da empresa que pula sem saber os números e as probabilidades por trás de sua ação, não vai durar muito tempo.

6. Eles conhecem seus pontos fortes e fracos

Empresários de sucesso são honestos consigo mesmos.

Eles conhecem suas próprias forças e fraquezas e os levam em consideração em todas as decisões de negócios.

É preciso humildade para realmente se examinar dessa maneira, mas isso vai gerar grandes dividendos quando você souber exatamente quem contratar, com quem fazer parceria e quais habilidades você pode oferecer.

7. Eles contratam as melhores pessoas

Os empreendedores que não obtêm sucesso são geralmente aqueles que têm medo de ter pessoas melhores que ele em suas equipes.

Eles se sentem ameaçados ou não oferecem os incentivos necessários para contratar os melhores. De qualquer forma, eles perdem.

Para ser um empreendedor imparável, você precisa contratar os melhores. Concentre-se naqueles que preenchem as lacunas que você tem atualmente. Isso ajudará você a criar a equipe incrível que é necessária para o sucesso.

8. Eles estão constantemente aprendendo

Empresários imparáveis ​​sabem que não sabem tudo. Como resultado, eles nunca param de aprender.

Nunca fique tão ocupado ao ponto de parar de investir em si mesmo e em seu conhecimento de negócios, sua indústria e novas tecnologias.

Manter-se atualizado é essencial se você quiser ter sucesso.

O momento é agora!

empreender

As características de um empreendedor aumentam ou diminuem suas chances de ter sucesso, mas são os seus comportamentos que realmente definem o resultado do seu projeto.

O lado positivo é que a maioria das características e comportamentos apresentados no artigo de hoje podem ser aprendidos e inseridos na sua vida. É claro que isso requer uma boa dose de disciplina e paciência, mas ainda assim é uma notícia boa.

Principalmente porque isso torna o empreendedorismo uma opção válida para a maioria das pessoas que estão cansadas de viver uma vida sem propósito ou repetitiva.

Além disso, assim como é dito no vídeo abaixo (recomendamos que você assista), vivemos literalmente no melhor momento para empreender. Isso significa que a hora de agir é agora!

E se você também está disposto a seguir esse caminho e mudar de vida, fica o convite para assinar nossa lista VIP e participar do movimento empreendedor.

  • Bom dia eu já faço parte da equipe do ecommerce mas tá faltando um pouco de ingrediente na minha loja para alavanca , pois eu tô só recebendo lik é nem uma venda . Então já contratei influenciadores até agora nada já fiz troca de produtos mas nada já inventei frases de incentivo para comprarem mas nem um sucesso, então preciso de ajuda tô sem ideias no momento. Preciso de ajuda….