zoho mail

O e-mail é uma das formas de contato mais importantes para a maioria das pessoas e empresas, hoje em dia. 

No caso dos e-mails corporativos, eles são vitais para empreendedores que desejam ser acessíveis e ter um mínimo de confiabilidade – desde que sejam respondidos, e com rapidez, é claro!  

Neste artigo, vamos falar sobre um serviço de email corporativo, o Zoho mail, que é grátis

O Zoho mail é uma das melhores ferramentas para e-mail com domínio personalizado. Com ele, você pode ter um desses e-mails, por exemplo: “suaempresa@suaempresa.com” ou “.com.br”, ou “seunome@suaempresa.com” ou “.com.br”. 

Assim, você passa mais credibilidade, além de não utilizar o e-mail pessoal para o lado profissional.

Quer saber mais sobre esta plataforma de e-mail corporativo e seus recursos? Continue lendo.

Como é o plano de e-mail grátis do Zoho?

O Zoho mail oferece planos de e-mail corporativo e e-mail pessoal, gratuitos ou pagos

Como mencionamos, e-mails corporativos são essenciais para que sua empresa passe uma boa imagem para os clientes, além de propagar sua marca. Sem falar que o e-mail corporativo evita que você misture seus e-mails pessoais com os da empresa.

Emails corporativos pagos

Existem empresas que, a exemplo da Zoho mail, dispõem deste serviço, porém pago. Algumas delas são:

GSuite da Google

A Google possui vários serviços, dentre eles uma suíte corporativa com e-mail corporativo, armazenamento em nuvem, Google Agenda, Google Docs, além de planilhas e apresentações. 

Porém, para que sua empresa ou você como profissional utilize esse e-mail corporativo, precisa escolher entre 4 planos pagos, sendo o mais barato, o plano básico, 5 dólares por mês ou 50 dólares por usuário/ano.

Basicamente, o que muda de um plano para outro é a capacidade de armazenamento e os valores por usuário. Por exemplo, o plano básico disponibiliza ao usuário 30Gb, ao passo que o Enterprise, que custa 25 dólares mensais ou 300 dólares por usuário/ano, tem espaço ilimitado ou de 1Tb por usuário, caso você tenha menos de 5 usuários. 

Microsoft Exchange

A Microsoft disponibiliza o Microsoft Exchange, a partir de R$ 15,50 por usuário/mês e disponibiliza 50 Gb de espaço. O segundo plano custa R$ 31 por usuário/mês e tem espaço ilimitado, caixa postal hospedada e prevenção contra perda de dados.

Já o plano mais caro é R$ 48,40 por usuário/mês. Todos os planos exigem compromisso anual, e os 2 primeiros não incluem aplicativos ou serviços: apenas o Office 365 Business Premium, de R$ 48,40 por usuário/mês. Esse plano oferece a instalação completa do Office (Word, PowerPoint, Excel), 1Tb de armazenamento, compartilhamento de arquivos e videoconferência, com Skype para empresas e armazenamento de arquivos em nuvem.

Amazon WorkMail

É claro que a multibilionária Amazon, do Jeff Bezos, não poderia ficar de fora da fatia de e-mails corporativos.  

A Amazon tem o WorkMail, que custa 4 dólares por usuário/mês, e inclui 50Gb de espaço para cada usuário. 

Nenhuma das empresas listadas oferece email gratuito, apenas versões de teste que duram 30 dias. Por exemplo, a Amazon disponibiliza o WorkMail gratuitamente por 30 dias para até 25 usuários. 

Mas por que pagar por e-mail corporativo se você pode ter um gratuitamente através da Zoho Corporation?

Zoho Corporation e e-mail corporativo grátis

A Zoho Corporation é uma empresa da Índia que vem crescendo cada vez mais, e disponibiliza um pacote com mais de 35 aplicativos, entre eles o Zoho mail. 

A Zoho tem planos pagos, mas uma alternativa gratuita: ela inclui 25 usuários por domínio, com 5Gb de armazenamento por usuário.  

E apesar do site estar em inglês, é possível alterá-lo para o nosso idioma! Basta clicar onde diz  “English”, no topo à direita da tela, e escolher o idioma.

Agora, veja como se inscrever gratuitamente no Zoho mail e utilizá-lo.

Como funciona o Zoho mail?

Primeiramente, para criar uma conta no Zoho mail, você deve entrar no site da ferramenta. Selecione, no Zoho mail, “Português” onde está “English”, caso tenha dificuldades com inglês. Clique em “INSCREVA-SE AGORA” em Mail.

Você vai cair na tela a seguir, em que poderá escolher um email corporativo ou pessoal, gratuito ou pago:

Escolha “E-mail corporativo” e clique em “INSCREVA-SE GRATUITAMENTE”.

Serão apresentados planos pagos. Role a tela e encontre “PLANO GRATUITO VITALÍCIO”. Clique em “INSCREVA-SE AGORA”. 

Agora o site volta a mostrar textos escritos em inglês. Você pode selecionar entre assinar com um domínio que já possui (seusite.com ou seusite.com.br, por exemplo) ou comprar um domínio para sua empresa.

Caso escolha comprar um domínio, digite o nome da sua empresa e escolha entre as extensões disponíveis com os respectivos preços: .net, .com, .org por exemplo. 

Caso queira .com ou .com.br, você terá que adaptar o nome da empresa e encontrar um domínio disponível. 

Veja que o site sugere alguns nomes parecidos para seu domínio que não têm proprietário. O pagamento aparece em dólares e tem prazo de validade de 1 ano

Observação: você pode comprar seu domínio em outro lugar e voltar ao site, como na GoDaddy ou no Registro.br.

Depois de comprar, você pode seguir com a configuração do seu e-mail corporativo grátis Zoho mail. 

Mas, vamos supor que você já tenha um domínio corporativo. Digite-o no campo e clique em “ADD”, com o botão “Sign up with a domain I already own” clicado. Vai aparecer uma tela pedindo informações, é só você escrever e clicar em “I agree to the Terms of Service and Privacy Policy” e “PROCEED”.

Pronto! 

Agora siga as instruções e crie seu e-mail corporativo grátis com seu domínio. Você pode traduzir os textos em inglês no seu navegador de forma automática, é um recurso que a maior parte dos navegadores oferecem.

Para finalizar, a Zoho vai enviar um código SMS para o seu celular, e você deve digitá-lo no campo correspondente. Se demorar para chegar, ou nem mesmo receber, clique em reenviar.  

Mas como o Zoho mail me permite entrar na minha conta? Como acessar meu e-mail Zoho?

É simples, com o código SMS você vai ser direcionado para o painel de configuração de sua conta de e-mail, em que efetuará alguns procedimentos. 

O primeiro deles é a verificação de propriedade do seu domínio. Aparecerá uma lista com empresas que vendem domínios. Se a sua não estiver nela, sem problemas.

Como utilizar o painel de configuração da sua conta Zoho

Há 3 formas de obter a verificação se a empresa que lhe vendeu o domínio não aparecer na lista, 2 por configuração de DNS: CNAME Method e TXT Method; e HTML Method, em que você vai adicionar um arquivo fornecido pela Zoho na raiz do seu projeto.

Selecionando a empresa onde você comprou seu domínio na lista, a Zoho disponibiliza tutoriais para orientar você sobre como fazer a verificação da propriedade do seu domínio.  

Aqui, vamos fazer a verificação por CNAME. Selecione essa alternativa.

  • Logue no mantenedor do seu domínio, aqui vamos considerar o GoDaddy;
  • Vá à configuração de DNS para incluir novas entradas;
  • Clique em adicionar, escolhendo CNAME;
  • Copie e cole a URL para onde sua entrada vai apontar;
  • Copie e cole o host da sua entrada;
  • Clique em Salvar.

Volte para o painel de configuração Zoho mail. Clique no botão “Proceed to CNAME Verification”, e em “Verify Now”. 

Agora, você vai adicionar uma conta de usuário: pode ser, por exemplo, seunome@suaempresa.com.br. Clique em “Create account”. Em seguida, você poderá criar outros usuários ou grupos de usuários, mas você pode deixar isso para mais tarde.

O próximo passo é clicar em “Configure Email Delivery”, onde você vai configurar o envio e recebimento de e-mails em sua conta Zoho mail. 

Você vai adicionar 2 entradas MX.

Para a primeira entrada MX:

  • Volte para o site mantenedor do seu domínio, no nosso caso foi pela GoDaddy, e selecione a entrada “MX”;
  • Em “Host”, coloque apenas uma arroba: “@”;
  • Em “Aponta para”, digite “mx.zoho.com”;
  • “Prioridade” é 10, e “TTL”, 1 hora;
  • Clique em “Salvar”.

Para a segunda entrada MX:

  • Volte para o GoDaddy;
  • Nas configurações, selecione “MX”;
  • Em “Host”, coloque “@”;
  • Em “Aponta para”, digite “mx2.zoho.com”;
  • “Prioridade” é 20, “TTL”, 1 hora;
  • Clique em “Salvar”.

Ainda há 3 itens: SPF, migração de e-mails e aplicativos disponíveis para você acessar sua conta com dispositivos móveis. 

Não entraremos em detalhes, mas SPF é a política de segurança que você pode habilitar para seu e-mail a qualquer momento, e o segundo é para migrar e-mails antigos, se você já utilizou seu domínio para enviar e receber e-mails em outra plataforma. 

Importante: a Zoho disponibiliza a você, usuário do Zoho mail, aplicativos para administrar, enviar e receber e-mails em seu smarpthone Android ou iOS.  

Pronto! Agora a configuração está completa, e você pode ir para sua caixa de entrada. Faça testes com seu e-mail corporativo recém-criado, enviando e-mails para endereços. Por exemplo, para seus e-mails pessoais. Vá às plataformas de seus emails pessoais e confira se o e-mail chegou. 

Ufa! Não foi tão complicado assim, foi? E você não pagou nada pelo serviço. 

Mas talvez você ainda não esteja convencido da relevância do e-mail corporativo para sua empresa. Vamos falar um pouco mais disso?

A importância do e-mail corporativo

Pense: em qual empresa você confiaria mais? Uma com o e-mail “nomedampresa@gmail.com” ou “atendimento@nomedaempresa.com.br”? 

Pode parecer um detalhe irrelevante, mas não é. O e-mail corporativo é personalizado, ele tem um domínio próprio com o nome da empresa e isso transmite confiança e profissionalismo.

O mesmo vale para profissionais. Digamos que você queira contatar um profissional eficiente para, digamos, preparar os pratos de um evento. O que parece mais confiável e agrega mais valor: um profissional com o e-mail “nomedoprofissional@hotmail.com” ou “contato@nomedoprofissional”? 

É claro que a segunda alternativa, pois demonstra mais profissionalismo e deixa claro o fato de não ser um e-mail pessoal. 

O e-mail corporativo é como um bom cartão de visitas. “Puxa, mas uma empresa tão séria, um profissional tão conceituado, não tem nem um e-mail com domínio próprio? Qualquer um tem um Hotmail ou Gmail. Descuido ou falta de dinheiro para pagar?”. 

Falta de dinheiro não é desculpa, já que com o Zoho mail você tem um serviço de email corporativo gratuito.

Além disso, sempre que uma pessoa contatar ou ver seu e-mail em algum lugar, vai fixar o nome da sua empresa

Funcionalidades do Zoho para ecommerce

Nas palavras do próprio site da Zoho mail:

O email corporativo grátis Zoho mail pode ajudar muito seu e-commerce. Já falamos da credibilidade e da vantagem de divulgar o nome de sua empresa, além do fato de não misturar e-mails profissionais com pessoais. Mas o Zoho mail tem vários recursos, como:

  • Obter endereços de email baseados em domínios personalizados, configurando grupos de emails para variados departamentos de forma prática;
  • Aliases de email e domínio facilitam o gerenciamento de seus domínios personalizados;
  • Seus dados estão protegidos e sempre acessíveis, e sua privacidade é respeitada, visto que o Zoho mail criptografa seus dados e nunca os comercializa co anunciantes; o Zoho mail tem compatibilidade com GDPR e medidas de segurança como EAR, 2FA, S/MIME e TLS;
  • Migre e-mails de seu serviço anterior de e-mails, via servidor IMAP/POP ou através do Outlook Exchange: Zoho mail funciona com Outlook.
  • Suporte por e-mail ou telefone;
  • Recursos de calendário, notas, marcadores e tarefas para ajudar no trabalho da sua equipe, diretamente na caixa de entrada;
  • Organize os anexos por modalidade em um só lugar: você pode olhar, compartilhar, carregar na nuvem e enviar outra vez;
  • Configure filtros e regras para organizar seus emails automaticamente;
  • Tenha uma pesquisa avançada para encontrar coisas em suas caixas, utilizando a Pesquisa Avançada do Zoho Mail;
  • Configure respostas de férias ou quando estiver indisponível;
  • Adicione uma assinatura ao email com o logotipo e dados da sua empresa, ou foto e dados do funcionário responsável pelo email;
  • Crie contas de email de grupo para equipes e atribua usuários como moderadores, membros e administradores;
  • Desenvolva políticas de email conforme o GDPR, controlando recebimentos e envios de emails e mantendo tudo registrado por registros de auditoria;
  • Utilize a autenticação de 2 fatores para proteger sua empresa.

Viu só quanta coisa? É por isso que o Zoho mail pode ajudar você a organizar seu e-commerce, melhorando o desempenho da equipe e a comunicação interna, além de aprimorar o relacionamento com os clientes. Tudo de forma segura, prática e personalizável. 

O e-mail corporativo é super importante para uma empresa, em especial para o e-mail marketing.

Por que o e-mail marketing é importante para o e-commerce

E-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para captar prospects e fidelizar clientes. É uma distribuição de conteúdo importante para seu público-alvo, com um fluxo que leva os consumidores a conhecerem e, se possível, se encantarem não só com seu produto ou serviço, mas com sua empresa ou marca.

O email marketing é uma estratégia de marketing especialmente útil no e-commerce. Criar um plano eficiente de e-mail marketing é essencial para ter sucesso nesse canal de comunicação. 

Existem ferramentas gratuitas de e-mail marketing, e o MailChimp é uma das mais conhecidas. É claro que as plataformas pagas são mais frequentes, e os preços variam conforme os recursos disponíveis em cada plano.

Sabe-se que redes sociais como Facebook e YouTube têm dificultado o alcance orgânico das postagens: algumas não alcançam 5% dos usuários. Se você quer resultado nas redes sociais – que são uma boa forma de marketing digital – precisa de muito engajamento, e de preferência muito investimento de tempo e dinheiro.

Então, vamos falar de um elemento básico que surgiu nos primórdios da Internet: o e-mail. Sim, o e-mail marketing é capaz de engajar pessoas, fornecer conteúdo relevante ao seu público-alvo, divulgar ofertas, novidades, e aproximar a empresa ou a marca do consumidor, criando um relacionamento estável.

As vantagens? São muitas!

Grande alcance, segmentação de usuários, possibilidade de comunicação pessoal e personalizada e de automação de marketing, além de poder avaliar métricas e Retorno Sobre Investimento (ROI) a partir do e-mail marketing. 

Com o e-mail marketing, utilizando um email corporativo de preferência específico para esse fim, como o da Zoho mail, você pode aumentar suas vendas, diminuir custos com marketing e aproveitar mais as sazonalidades: datas e épocas específicas em que você pode fazer promoções ou campanhas publicitárias.

Procure captar pessoas realmente interessadas no que você vende. Para isso, existem as páginas que captam leads, por exemplo, ofertando recompensas, como e-books grátis. 

Se você quer um negócio que cresça e apareça, com uma cultura organizacional eficiente, precisa de planejamento em cada setor, incluindo a comunicação com os clientes e o departamento de vendas, que podem ser beneficiados por um e-mail corporativo e a estratégia de e-mail marketing.

Planos e preços do Zoho

Se você quiser conferir os preços e planos no Zoho mail, basta entrar no site. Mas, em resumo, são três planos. Além do gratuito, todos com compromisso de 1 ano:

  1. Mail Lite: 1 dólar por usuário por mês, 5Gb por usuário, com calendários;
  2. Mail Premium: 4 dólares por usuário por mês, 50Gb por usuário, com calendários;
  3. Workplace: 3 dólares por usuário. Esse plano conta com várias funcionalidades adicionais.

É possível testar o Mail Premium por 15 dias, sem ter que informar seu cartão de crédito.

Veja no site oficial todos os recursos disponíveis no Zoho mail.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre email corporativo grátis Zoho mail: o que é, como funciona, vantagens, e a importância do e-mail no e-commerce e do e-mail marketing como estratégia de vendas

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Caio Ferreira é especialista em e-commerce, marketing direto e dropshipping. Criou o curso de dropshipping do Brasil mais completo do Brasil - o Negócio em 21 Dias 2.0 - e ajudou milhares de pessoas a mudarem de vida criando suas próprias lojas virtuais na internet sem gastar nenhum centavo comprando estoque de mercadorias.