vendas pela internet como funciona

A vida moderna é muito corrida, complicada e cheia de dificuldades, especialmente para o público feminino. As adversidades são grandes para todos, mas muitas mulheres estão conseguindo ter boas vendas pela internet

O principal é buscar autonomia e reconhecimento, deixar de ficar pedindo favores para o marido, pois é uma alegria grande ter o seu próprio dinheiro e conquistar independência financeira.

Chegou a hora de conquistar os seus objetivos e principalmente dar uma melhor condição de vida para sua família. A meta principal é conseguir te auxiliar a entender melhor como vai funcionar esse mercado.

Você também pode utilizar o índice abaixo para navegar no conteúdo:

Mas antes disso, gostaria de apresentar um caso de uma mulher que provou a si mesma que pode empreender e correr atrás de seus objetivos sozinha, sugiro assistir antes de continuar a leitura…

Quero vender pela internet como faço?

A informação mais interessante é que o mercado digital oferece oportunidades para grande parte das pessoas. Não é preciso ser um especialista e tampouco investir uma grande quantidade de dinheiro, porque tudo é simplificado. 

Para conseguir fazer vendas pela internet você pode usar vários meios, por exemplo: site, blog, redes sociais e até mesmo uma loja virtual. O melhor é que nesse artigo, vou te mostrar algumas boas oportunidades para você vender mais. Dessa forma, nada melhor do que conferir tudo nos próximos tópicos e aprender muito!

Vendas pela internet como funciona?

As vendas pela internet no Brasil começaram a ficar famosas no meio dos anos 2000 devido a democratização da internet. No começo havia medo das duas partes: tanto dos donos das lojas, como da maioria dos consumidores.

Com o passar do tempo, as coisas foram se modificando e ambos foram adaptando-se um ao outro. Do outro lado, as transportadoras foram ampliando a sua operação e conseguindo entregar para todos os locais do Brasil.

Para as lojas, compensa mais utilizar os serviços das transportadoras, porque não é preciso pagar uma comissão aos vendedores e nem gastar com armazenagem. Já para os clientes também é bem recompensador, porque o produto é sempre vendido por um preço menor.

O que são os nichos de mercado?

Se você está deseja começar a fazer vendas pela internet, será primordial entender o que são os nichos. Isso pode ser explicado como uma espécie de segmento de mercado, por exemplo: emagrecimento, autoajuda, desenvolvimento pessoal.

Um dos melhores exemplos de nichos são aquelas mulheres que vendem joias pelo Instagram e conseguem bons resultados. Tudo isso é graças ao fato de ser um nicho bem lucrativo, porque o lucro vem da quantidade que é vendida.

Como montar um site de vendas pela internet

melhor site para criar loja virtual plataformas

No passado era necessário gastar muito dinheiro com um site e principalmente com a proteção ao ataque de hackers. Atualmente tudo mudou e, hoje, grande parte das plataformas oferecem a facilidade de serem montadas por qualquer pessoa e contam com diversos fatores seguros.

Aqueles que desejam conseguir mais vendas pela internet podem utilizar várias plataformas que são simples. Para que você tenha uma ideia, grande parte delas são feitas para que os iniciantes possam ter ótimos resultados começando do zero.

Leitura indicada para você:

Grande parte dessas vendas cresceram assustadoramente nos últimos anos e tudo é graças às facilidades. Por exemplo: os celulares permitem que seja possível ler um ebook, comprar coisas e acompanhar a entrega em tempo real.

Como trabalhar com vendas online começando do zero?

Sabe aquele iniciante que não tem qualquer tipo de conhecimento em programação ou mesmo informática? Então, atualmente as facilidades estão bem interessantes para quem está começando do zero.

Além disso, para trabalhar com vendas online será preciso ter apenas duas “ferramentas”. Um computador básico e acesso a internet, ou seja, essa é uma facilidade que a maioria das pessoas já tem em casa.

Leitura indicada: O que vender na internet em 2018?

Vantagens de fazer vendas pela internet

É adequado então citar quais são as vantagens de ter um negócio online, para que você possa analisar e aprender um pouco mais sobre todos os benefícios, veja:

  • Os canais de venda podem ser vários, como por exemplo: site, blog, e-commerce, redes sociais e até no Mercado Livre;
  • Existem várias plataformas que podem te ajudar a montar a sua loja e conseguir resultados;
  • As entregas para produtos físicos podem ser feitas via Correios ou transportadoras independentes;
  • Você pode trabalhar sem precisar de comprar produtos em estoque.

Essas vantagens mostram que as vendas pela internet são mais simples e ainda têm custos fixos bem menores, já que apenas uma pessoa consegue começar e fazer todo o processo sozinha, ou seja, economizando com funcionários.

Diferença entre as formas de vendas pela internet

Em um primeiro momento é complicado de entender as principais diferenças que vão existir entre as Lojas Virtuais e o Mercado Livre, por exemplo. 

  • Lojas virtuais– Trata-se de um e-commerce que é independente e você tem a liberdade de trabalhar da sua forma. É possível mudar o layout, inserir quantas fotos de produtos desejar e ainda não pagar comissão sobre as vendas.
  • Mercado Livre– Esse é um dos maiores sites de compra/venda da América Latina e oferece um serviço de intermediação. Você se cadastra e pode vender e comprar, porém o site recebe uma porcentagem.

Você pode conseguir boas vendas pela internet das duas formas, porém as lojas virtuais vão oferecer uma oportunidade maior. Tudo é graças à liberdade que existe.

Modelos de estoque terceirizado no ecommerce

Passo a passo para começar a trabalhar com drop shipping

Se você quer ter uma loja virtual, será necessário conhecer um pouco mais sobre três pontos que são cruciais. Dessa forma, é o momento de citar as diferenças entre modelos de negócio em ecommerce e assim favorecer um pouco mais sobre todo esse entendimento. Veja abaixo:

  • Drop Shipping: Não é preciso ter qualquer estoque, ou seja, a cada venda você paga o fornecedor e o mesmo envia o produto pro cliente.

Saiba mais nesse artigo do blog: O que é Drop shipping? Veja como funciona passo a passo

  • Cross Docking: O pedido vai a um centro de distribuição e depois é encaminhado ao cliente. O lojista precisa organizar e checar as informações, para só depois enviar a mercadoria, sem a necessidade de armazenar os produtos dentro da loja.

Leia mais aqui: O que é Cross Docking: Vale a pena implementar no seu ecommerce?

Essas formas de trabalhar citadas anteriormente, vão permitir que a escolha seja bem mais simples. O mais importante é você estar atento, fazer as análises e ver qual é a melhor opção para a sua necessidade.

Vendas pela internet: Dicas para começar

Até o presente momento você aprendeu um pouco mais sobre as vendas pela internet. Deu para perceber que qualquer pessoa com um computador e internet já consegue começar. 

Para facilitar ainda mais a sua vida, vamos mostrar 3 dicas para que você consiga vender online com mais facilidade. 

Conheça seus produtos e o seu mercado

Não tem como começar um negócio sem conhecer mais sobre o mercado e o seus produtos. Lembre-se que será preciso convencer aquele cliente que a compra é positiva. Selecionar boas fotos de produtos e escrever descrições com características que inspirem os clientes a comprar o produto.

O ideal é simplesmente entender qual é a viabilidade do seu produto na internet, quais são os custos e a viabilidade econômica. Sem esquecer de mapear também os seus fornecedores, porque será preciso entregar o produto ao cliente.

Nisso entravai entrar a necessidade de conhecer os produtos, já que o cliente pode querer saber mais sobre a loja e também sobre o produto. Essa demanda de informações é ainda maior em compras online, afinal o cliente não consegue verificar o produto por si só. Por isso, é sempre bom ser prevenido e conhecer o que vende.

No final das contas, tudo isso vai auxiliar para que você consiga ter o máximo de sucesso vendendo online. Será esse tipo de visão que vai deixar a sua vida mais fácil, portanto, vai facilitar a compreensão e assim te garantirá bons resultados.

Acompanhe a entrega

Uma vez que você já fez a venda será preciso acompanhar a entrega, etapa crucial que vai influenciar muito na experiência de compra do seu cliente.

Se o mesmo não receber o produto, você terá problemas. Como na internet tudo é mais rápido e avaliações negativas são feitas com simples cliques, é bom tomar cuidado e caprichar no atendimento ao cliente!

É a hora de se preocupar com prazo do envio, com a embalagem e os avisos sobre a entrega do produto. Também, se preciso, invista maior tempo auxiliando o cliente a rastrear sua compra. Isso com certeza o deixará mais confiante e previne problemas futuros.

Além disso, uma dica importante para que as vendas pela internet aumentem é pensar numa boa estratégia de recompra e de retenção de clientes. Por exemplo: a cada compra feita, o cliente tem um desconto nas próximas compras e assim você o incentiva a comprar.

Analise os resultados

Todo o seu trabalho de marketing digital pode e deve ser mensurado, portanto, a internet te traz mais essa vantagem. Você consegue saber quantos acessos recebeu em sua loja, as páginas visitadas, as cidades e as desistências na hora da compra.

Todas essas informações vão te trazer muitos dados para que você entenda o que pode ser feito para melhorar. Por exemplo: a propaganda que realmente funciona e também a mensuração do desempenho das vendas pela internet.

Lembre-se que as vendas pela internet precisam ser medidas e depois corrigidas, porque a evolução virá disso. O principal é utilizar o potencial que as ferramentas tem e assim aumentar os resultados até níveis mais satisfatórios.

Como começar agora?

Para acelerar o aprendizado você pode buscar conhecimentos através de cursos que possam te auxiliar a compreender melhor o negócio.

Os conteúdos devem ser objetivos, porque o foco não é só teoria, mas principalmente a prática. Treino é uma coisa e jogo é outra, portanto, é preciso focar naquilo que vale a pena.

Eu apresentei no início deste texto, uma história inspiradora de empreendedorismo, e agora vou te mostrar outro caso de sucesso, de uma pessoa que acreditou que pode empreender e buscou o conhecimento que precisava para começar.

Veja aqui a história incrível de um ex-operador de caixa que hoje recebe um salário maior do que médicos e advogados com a sua loja virtual.

Morando no interior de Santa Catarina, sua trajetória foi feita com luta. E os resultados que atingiu são impressionantes.

Ele criou seu próprio negócio e através de 4 segredos ele atingiu os seus objetivos com trabalhando de 2 a 4 horas por dia, tudo pela noite e depois de um dia de trabalho/estudo.

Assista agora e conheça o Marcel Fernandes.

Caio Ferreira é especialista em e-commerce, marketing direto e dropshipping. Criou o curso de dropshipping do Brasil mais completo do Brasil - o Negócio em 21 Dias 2.0 - e ajudou milhares de pessoas a mudarem de vida criando suas próprias lojas virtuais na internet sem gastar nenhum centavo comprando estoque de mercadorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here