taxa de conversão em vendas

Antes de falarmos sobre a taxa de conversão de vendas, é importante pensarmos no caminho percorrido pelo visitante antes de finalizar alguma compra… todos os clientes da sua loja virtual acessam o site, e começam a ler o conteúdo da página.

Após a aceitação dos seus produtos por parte dos clientes, ou seja, a sua validação, é muito comum que seu e-commerce ainda apresente problemas com a taxa de conversão.

Existem diversos caminhos que você, leitor, pode testar para melhorar a taxa de conversão de vendas da sua loja virtual. Não se desespere, sabemos que são muitos fatores que influenciam para que essa medida não esteja tão alta quanto você esperava.

Está um pouco perdido? Venha saber mais sobre o assunto.

Você também pode utilizar os atalhos abaixo para acessar o conteúdo:

Afinal, o que é a taxa de conversão?

O que é Taxa de Conversão de Vendas?

Muitas pessoas pensam que a esta taxa indica apenas as métricas ligadas às vendas, mas estão enganadas, mesmo este sendo o seu principal papel. A mesma pode ser utilizada para medir alguns outros resultados.

A taxa de conversão é, portanto, a medida utilizada para analisar os resultados posteriores às campanhas e estratégias de marketing. Logo, a taxa de conversão pode se aplicar em diversas etapas: fechamento de uma venda, solicitação de um orçamento, preenchimento de cadastro e, inclusive, a assinatura de alguma newsletter.

Focando, agora, apenas na realização de uma venda, utilizamos a taxa de conversão de vendas para indicar se a campanha de marketing atingiu a determinada meta.

Para concluir o seu entendimento, temos a seguinte definição (bem simples), aplicada à uma loja virtual: “A taxa de conversão de vendas é o indicador que se refere aos índices de visitantes do site que realmente concluem a compra”.

Qual a importância da taxa de conversão de vendas?

O e-commerce brasileiro vem crescendo expressivamente. Este ramo teve um aumento de 12% entre 2016 e 2017 e de 12,5% entre maio de 2017 e maio de 2018, segundo a pesquisa da BigData Corp.

Segundo a pesquisa, 75 mil sites de vendas online foram abertos entre maio de 2017 e maio de 2018.

Em 2017, por exemplo, o e-commerce brasileiro movimentou, aproximadamente, R$ 59,9 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio eletrônico.

As pequenas e médias empresas auxiliam no crescimento desse cenário e possuem um grande destaque, com uma expectativa de crescimento de 25% no faturamento do e-commerce.

A taxa de conversão é fundamental para observar todos os resultados dos seus negócios.

Podemos notar que o mercado brasileiro para as lojas virtuais são ótimos para qualquer empresário ou microempreendedor, certo?

Logo, medir a taxa de conversão é essencial para monitorar o desempenho de sua empresa e observar os melhores resultados, podendo assim, aumentar suas vendas.

Com a sua utilização, é possível identificar a estratégia de marketing mais eficaz para a geração não apenas de visitas, mas também de vendas e leads.

Calcular a taxa de conversão de vendas, portanto, é primordial para o crescimento do seu e-commerce.

Vamos agora lhe ajudar a fazer esse cálculo!

Como calcular a taxa de conversão de vendas?

A palavra conversão nesse contexto é, literalmente, sinônimo de vendas. Quando você fecha uma compra, acaba fazendo uma conversão.

Adentrando ao marketing online, a conversão ocorre quando o visitante realiza a determinada ação que você queria, como a visitação de alguém em seu perfil no Facebook ou a captação do e-mail de um cliente através de uma landing page.

Podemos, então, medir a taxa de conversão através da seguinte fórmula:

fórmula taxa de conversão de vendasFonte: Wikipedia

Ou seja, a taxa de conversão, no segmento do e-commerce, é o resultado da divisão do número de vendas na sua loja virtual pelo número de visitantes. Caso você queira definir este valor em termos de porcentagem, multiplique este resultado por 100 (cem).

Como exemplo hipotético, mostraremos a você como calcular essa taxa de forma bem simples, utilizando o Excel:

calcular taxa de conversão de vendas

Observando a imagem acima, retirada do Excel, podemos fazer o cálculo da taxa de conversão de venda.

Na célula que ficará o resultado, é só colocarmos a fórmula indicada pela seta na ‘barra de fórmulas’. Ou seja, é só inserir, neste campo, o(a) valor/célula correspondente ao número de vendas e ao número de visitantes e depois multiplicar o resultado por 100 (cem).

Copie e cole a fórmula: =((A3/A5)*100))

Nesse exemplo, na célula A3 está presente o número de vendas e na célula A5, aparece o número de visitantes.

Viu como é fácil medir a taxa de conversão de vendas da sua loja virtual?

Se, por acaso, essa medida fique abaixo do esperado, você já sabe o que fazer?

Vamos aproveitar o tema e te ajudar. Continue por aqui!

Nota: Acho que já deu para entender até aqui, mas vamos ratificar. Não basta, apenas, atrair clientes para o seu site, mas sim converter essas visitas em vendas. Claro, quanto mais visitantes sua loja virtual tiver, maiores serão as chances de fechar uma venda.

Portanto, aumentar o tráfego orgânico do seu site é fundamental para otimizar a taxa de conversão de vendas, atraindo mais clientes.

Como funciona a taxa de conversão no funil de vendas

Um funil de vendas é o caminho que o seu potencial cliente irá percorrer, desde a primeira visita ao seu site até o momento que ele confirma a compra do seu produto.

Trabalhando com o funil de vendas, é possível alcançar metas de forma mais eficaz, sendo prioridade no e-commerce.

Abaixo, mostraremos um exemplo de funil de vendas, bem como as etapas que vão garantir aos clientes uma boa experiência para convertê-los.

funil de vendas

Fonte: Blog Guia Fácil

Nesta imagem como exemplo, notamos um exemplo prático da utilização de um funil de vendas para aumentar a taxa de conversão. Quanto mais clientes chegando no fundo do funil, mais vendas serão fechadas e a taxa irá aumentar.

Mas… será que existe algum valor médio de conversão? 

Existe a taxa de conversão ideal? Vamos descobrir.

Qual é a taxa de conversão ideal para você?

De acordo com o seu objetivo, a taxa de conversão de vendas varia. Esta também está ligada ao valor dos serviços e produtos que são oferecidos pelo seu negócio virtual.

Para lojas que vendem produtos mais custosos, aqui no Brasil, a taxa ideal está entre 1% e 2%.

Já para aqueles lojas virtuais que propagam itens mais acessíveis, a taxa aumenta um pouco e fica entre 2% e 3%.

Mas, se por exemplo, a conversão visa cadastros ou cliques, a taxa ideal é de 5% a 20%.

No Brasil, há o crescimento gradual, mas a taxa de conversão média ainda é bem pequena, comparado a dos EUA, onde possuem taxas que chegam até 42%.

Estratégias para otimizar a taxa de conversão de vendas, portanto, são fundamentais para que a taxa ideal de conversão cresça gradativamente. Com a melhora da economia brasileira, mais vendas acontecerão. E mais conversão também, claro.

Para otimizar a sua taxa de conversão de vendas e aumentar o potencial do seu e-commerce, preparamos 8 (oito) dicas essenciais. Não perca essa chance de aprender mais!

8 dicas para melhorar a taxa de conversão de vendas:

1 – Apresente seus produtos da melhor forma

fotos com pessoas

Não economize, jamais, na qualidade das fotos dos seus produtos, bem como nas suas descrições. Todo o conteúdo com o design do seu site são fundamentais para o cliente chegar até o fundo do funil de vendas e fazer a compra.

Leitura complementar indicada:

2 – Considere utilizar um sistema de lista de desejos

Quase sempre um potencial cliente entra no site apena para observar os produtos e dar aquela famosa “olhadinha”, não é mesmo?

O mesmo não pode fazer a compra naquele momento, pois está sem dinheiro ou até indeciso.

Adicionar um sistema de lista de desejos (wishlist) ajuda o seu cliente a não perder um produto e fechar a venda assim que conseguir.

3 – Tenha uma interface intuitiva em seu site

modelos de lojas virtuais canopy theme shopify
Canopy theme Shopify

O design do seu site (web design) tem como função fazer o cliente entender onde pode clicar e o que irá acontecer após o clique, sempre deixando a navegação mais eficiente e simples.

A estética dos websites também é importante, pois aumenta a credibilidade da sua loja virtual. O site, claro, deve ser programado para funcionar sem erros e rapidamente, sem nenhum travamento ou algum outro tipo de bug.

É muito importante também que essa dica seja usada, principalmente, em plataformas mobile. Hoje em dia, a maioria das pessoas utilizam o celular para acessar a internet.

Isso é um dos pontos principais para otimizar a sua taxa de conversão de vendas e melhorar o seu negócio.

4 – Disponibilize a avaliação dos seus clientes

Todos os potenciais clientes confiam mais naqueles que já fizeram compras em sua loja virtual. Ou seja, deixar em modo público a avaliação dos seus clientes é primordial e pode ser decisivo para fechar uma venda.

5 – Crie boas estratégias de SEO

Quando falamos de tráfego orgânico em seu site, ao utilizar SEO (Search Engine Optimization), você irá aumentar consideravelmente o mesmo.

O algoritmo do Google utiliza as palavras-chave nos conteúdos do seu site para otimização da pesquisa de palavras dos usuários no seu sistema.

Isso melhora significativamente a conversão de vendas, pois o cliente encontra aquilo o que exatamente pesquisou.

6 – Utilize o e-mail marketing

Essa é uma grande dica! Hoje, ter um mailing com contatos qualificados, bem como uma base de dados eficiente para extrair informações, são importantes para aumentar a taxa de conversão de vendas.

É possível pagar por um preço relativamente barato por esses serviços, com diversas ferramentas interessantes e bem inteligentes.

Utilizando Inteligência Artificial (IA) é possível “ensinar” ao sistema informações adicionais sobre os clientes: preferências, promoções, ticket médio, frequência de compra, etc.

Esta abordagem é válida para nichos específicos, aumentando assim a taxa de conversão da sua loja virtual.

7 – Configure anúncios patrocinados de forma correta

Uma boa forma de otimizar a taxa de conversão é pagar por um link patrocinado, como os serviços do Google Ads, Facebook Ads e também anúncios no Instagram, por exemplo.

Testar diferentes conteúdos e palavras-chave são fundamentais para garantir uma boa correspondência dos usuários, aumentando assim a conversão.

8 – Faça testes A/B

Este método, talvez um pouco desconhecido, permite que uma única página, com diversos elementos, possa aparecer de forma alternada para os clientes, aleatoriamente, para você observar qual a opção que obteve o melhor resultado.

Conclusão

É notório que a melhora da métrica da taxa de conversão de vendas seja importante para o seu e-commerce. Contudo, é necessário bastante estudo e aplicações de técnicas que consigam melhorá-la.

Faça uso destas dicas que lhe passamos para que suas vendas cresçam da forma que você deseja.

Agora sim tudo ficou mais claro, certo?

Uma boa taxa de conversão de vendas é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Às vezes o barato sai caro, lembre-se disso!

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