satisfação do cliente

O aumento da competitividade no mercado de trabalho não é restrito apenas a um único setor. Com isso, as empresas estão buscando agregar outras formas de atração ao seu produto, para, assim, conseguir trazer mais clientes para o catálogo de consumidores.

Os empreendimentos buscam alcançar o sucesso por meio de diversos fatores, e talvez, um dos mais importantes seja a satisfação do cliente.

As empresas de sucesso pregam o ideal de satisfação total para os clientes. Antes, durante e após o período de compra.

Superar as expectativas dos seu clientes, com bom atendimento e atenção redobrada, se torna um fator de atração para as empresas. Mas mesmo que pareça algo simples de se realizar, muitas empresas pecam nessa missão e se afundam no mercado.

Ao contrário da satisfação, a insatisfação dos clientes pode causar grandes problemas para as empresas. Um marketing negativo de um cliente que já foi atendido, pode impedir que novos consumidores busquem o seu empreendimento, dificultando o crescimento dos negócios.

Mas o que seria de fato satisfazer um cliente e como isso afeta nas vendas do seu negócio?

Acompanhe, neste artigo, os principais pontos ligados à satisfação do cliente.

Veja, também, como o entendimento desse assunto pode fazer você alavancar as suas vendas.

Você também pode ver o conteúdo em tópicos:

O que é satisfação do cliente?

Importância da satisfação do cliente

O que é uma pesquisa de satisfação do cliente?

Qual a diferença entre fidelização do cliente e satisfação do cliente?

Vantagens de fidelizar clientes

O que é a percepção do cliente?

O que é satisfação do cliente?

Em uma primeira análise, esse conceito pode até parecer muito amplo e de difícil compreensão, mas ele pode ser aplicado por qualquer empresa.

Basicamente, a satisfação do cliente é o sentimento gerado pelo consumidor após ter feito a compra de um produto ou serviço. Assim, gera-se uma expectativa, e esta se confronta com a realidade do serviço prestado.

Com outras palavras, é o confronto entre o que o cliente esperava receber e o que ele recebeu de fato.

Esse confronto pode gerar tanto um sentimento positivo quanto negativo. Quando ele se transforma em algo positivo pode significar a ligação do cliente com a sua marca.

Entretanto, quando as expectativas criadas não são atendidas, é gerado um grau de insatisfação, o que é prejudicial para a sua empresa. Infelizmente, isso ainda ocorre com muitas empresas brasileiras.

Esse problema poderia ser resolvido, de maneira simples, com a criação de um canal de ligação direta entre clientes e empresa.

Este aliás, é um grave problema no meio empresarial. O fato de você, como empreendedor, não ligar para a opinião do seu cliente, dificulta a efetivação da sua marca e cria diversos problemas.

A satisfação do cliente, com o passar dos tempos, se tornou um diferencial competitivo para as instituições.

É fundamental, portanto, que você invista o seu tempo em melhorar os seus serviços e toda a estrutura organizacional da empresa, garantindo a satisfação total dos seus clientes.

Qual a importância da satisfação do cliente?

o que e relacionamento com cliente
Satisfação do cliente

O desafio de manter a satisfação dos seus clientes, dia após dia, não é uma tarefa fácil, mas é essencial para se destacar.

Por isso, acompanhe a lista abaixo para entender, de fato, a importância da satisfação do cliente para qualquer negócio.

1. Clientes com maior grau de exigência

Com o desenvolvimento da internet e de novas tecnologias, ficou mais fácil para os clientes buscarem informações sobre as empresas e os seus respectivos serviços.

Além disso, essa maior abundância de oportunidades nas redes, permite que o consumidor busque sempre novos serviços, o que pode prejudicar o seu negócio.

Todas as empresas têm a necessidade de manter uma boa avaliação pelos clientes em todas as mídias sociais. Isso porque, atualmente, há uma informação rápida e direta sobre a sua empresa, seja no Facebook, Instagram ou em outra rede social.

Com uma pesquisa rápida no celular, é possível encontrar uma avaliação completa da sua empresa. Só que nesse caso, as avaliações são feitas por clientes que já passaram pelo seu negócio, seja comprando um produto ou serviço.

Dessa forma, satisfazer os seus clientes também é uma forma de realizar um marketing positivo, pois isso atrai potenciais consumidores.

Logo, avaliações negativas nas redes e no famoso “boca a boca”, de uma maneira geral, servem de amostragem. Elas inferem que existem falhas durante o processo de venda, e estas precisam ser corrigidas.

2. Manutenção de clientes

Com um alto grau de competitividade no mercado, as empresas sabem que é essencial manter os clientes antigos no seu catálogo de compradores.

Podemos concordar que o processo de conquistar novos clientes é mais trabalhoso e custoso do que manter aqueles que já conhecem a sua marca e os seus serviços.

Agregando neste cenário a situação de instabilidade econômica que o país se encontra, é preferível manter os seus clientes satisfeitos do que perdê-los.

Além do mais, é fato que um cliente satisfeito e conectado com a sua marca, tende a aumentar o valor de seus gastos com a empresa, o que aumenta as suas vendas e lucros.

3. Inibir crises

A manutenção da satisfação dos clientes também é uma aliada contra possíveis crises que sejam vinculadas à sua marca. Com a confiança dos seus consumidores, as empresas podem combater qualquer tipo de crise e se firmarem no mercado.

Sem essa conexão com os seus clientes, é muito provável que boatos ou possíveis avaliações ruins de alguns consumidores já atendidos, influencie negativamente a sua imagem. Com isso, será mais difícil atrair novos clientes e, por consequência, aumentar as vendas.

O que é uma pesquisa de satisfação do cliente?

Mantendo o relacionamento com o cliente
Pesquisa de satisfação com o cliente

As pesquisas para inferir o nível de satisfação dos clientes com a sua empresa também são estratégias de marketing e uma maneira de aumentar as vendas.

A principal busca dessas pesquisas é receber um feedback dos seus clientes e, assim, saber como está a imagem da empresa.

Posteriormente, com esses dados, é possível desenvolver novas estratégias de marketing.

Essas pesquisas conseguem atingir pontos que os empreendedores não imaginam sobre o seu negócio.

A partir da análise dos processos que envolvem a compra do produto ou serviço da sua empresa, cada cliente tem uma percepção muito particular, o que pode ser agregada de diversas formas para dentro do seu negócio.

Confira, abaixo, alguns benefícios que as pesquisas de satisfação agregam à sua empresa:

  • Ao ouvir o seu cliente constantemente, as empresas evitam que o descontentamento deste com a marca se espalhe para outros consumidores. Além disso, esse contato com o cliente ajudará as empresas a identificar suas falhas, e podendo corrigir rapidamente esses pontos negativos;
  • Ao inovar no mercado, é preciso saber como está sendo a aceitação do seu novo produto. Esse feedback recebido alimenta a produção de novas inovações, além de apontar melhorias nas mercadorias ou serviços oferecidos;
  • Manter a boa fama da sua marca se dá pela satisfação do cliente. Com as pesquisas de satisfação, é possível mensurar esse reconhecimento. Receber elogios pode ser um sinal que você está fazendo um bom trabalho. Assim, suas vendas irão aumentar;
  • Por meio das pesquisas de satisfação também é possível saber como a sua empresa está em relação às concorrentes, e assim se manter à frente no seu mercado, criando e lançando novos produto, bem como melhorar os que já existem.

Qual a diferença entre fidelização do cliente e satisfação do cliente?

como fidelizar clientes
Fidelização do cliente e satisfação do cliente

Estes termos são tratados muitas vezes como sinônimos, mas a fidelização e a satisfação dos seus clientes abordam aspectos diferentes.

Enquanto a satisfação está relacionada com a superação de expectativas, a fidelização é o quanto o seu cliente está disposto a sempre consumir a sua marca, mesmo com possíveis ofertas das empresas concorrentes.

A busca pela fidelização do seu cliente é muito importante para conseguir sobreviver em um mercado competitivo ao extremo.

Tendo tornado os seus simples consumidores em clientes fiéis, a empresa fará com que as pessoas não pensem duas vezes antes de gastar com a sua marca, o que pode aumentar significativamente o rendimento financeiro.

As vantagens de fidelizar clientes

Confira, abaixo, algumas vantagens que um plano de fidelização, bem estruturado e coerente, conseguirá trazer para a empresa que adotar essa estratégia.

Negociação com fornecedores

À medida que a sua empresa começa a fidelizar os clientes e transformá-los em consumidores fiéis, o seu poder de barganha aumenta com os fornecedores.

Isso ocorre pelo fato de que a sua venda acontecerá mais facilmente com a fidelização. Portanto, os fornecedores terão maiores garantias ao te oferecer ofertas.

À medida que você fidelizar os seus clientes, poderá negociar melhores prazos de pagamento, preços, quantidades, entre outras coisas, que formam o seu estoque. Com isso, a sua margem de lucro nas vendas realizadas aumentará.

Novos clientes

Um cliente fidelizado é um cliente feliz, e com isso, é mais propenso a fazer divulgação gratuita da sua marca. Proporcionar boas experiências para os seus atuais clientes é uma maneira de atrair novos consumidores.

Isso se deve pelo fato de que o cliente fidelizado não medirá esforço para convencer as outras pessoas que a sua marca é a melhor.

Com isso, o resultado orgânico, crescimento impulsionado pelo “boca a boca” dos clientes, será sempre positivo, e a sua curva de desenvolvimento só aumentará, acompanhada de um volume maior de vendas.

Menores gastos em marketing

A partir da fidelização do seu cliente, a sua empresa passa a ter mais um representante pelas ruas do Brasil.

Com isso, você ganha um marketing mais eficiente para as pessoas que não usam muito as mídias sociais, que é um relato convincente de alguém que já teve uma boa experiência com a marca.

Fique sabendo que isso vale mais que muitos anúncios em jornais, rádios e redes sociais.

Investir em um atendimento de qualidade e tendo uma satisfação plena do seu cliente, trará benefícios inimagináveis. Um dos mais significativos deles é a redução de gastos, principalmente em marketing. Além, claro, de uma maior taxa de conversão de vendas.

Aumento da margem de lucro

Com a fidelização dos seus clientes, o preço deixa de ser o principal fator de competitividade. Os clientes buscarão a sua marca pela qualidade e satisfação que o seu produto agrega, não se importando de pagar preços um pouco mais elevados.

Com isso, você poderá aumentar a sua margem de lucro, e assim, oferecer um serviço de maior qualidade do que o atual, o que será ainda mais rentável.

Percebeu como isso se tornará um ciclo? A fidelização dos clientes te ajudará, e muito, a aumentar as vendas.

Mas é importante entender que o cliente só continuará satisfeito enquanto observar que as suas expectativas estão sendo sempre satisfeitas ou superadas.

Invista na capacitação dos funcionários e melhorias na empresa para sempre atender bem os seus clientes.

O que é a percepção do cliente?

Como já dito anteriormente, o cliente é peça fundamental na engrenagem de uma empresa que busca o sucesso, colocar o cliente no centro das ações e sempre buscar a sua satisfação total, colocará a sua empresa no caminho do sucesso.  

Com isso, a percepção do cliente durante a compra do seu produto ou serviço também influenciará no desenvolvimento da sua marca. Saber o que importa para cada cliente ou grupo de clientes, é fundamental para causar grande satisfação dos mesmos.

A percepção do cliente é construída a partir da expectativa criada por cada um dos consumidores, em comparação com o que você entrega para eles.

Esse processo de percepção ocorre quando os clientes compreendem, organizam e interpretam as informações que chegaram até ele, assim gerando uma imagem da empresa e do mercado.

Portanto, a ordenação dessas diversas informações passam a moldar a personalidade de cada cliente. Por isso, é de suma importância a prática de boas atitudes para com o seu cliente, dessa forma, ele formará um boa percepção da sua empresa, o que deixará ele mais próximo de uma fidelização e propenso a gastar mais.

E agora, meus caros leitores, você acha que está pronto para melhorar a satisfação dos clientes da sua loja?

Entendeu como isso afeta o desenvolvimento da sua marca e como pode te ajudar a alavancar as vendas?

As técnicas e ações apresentadas nesse artigo servirão de base para você satisfazer o seu cliente.

Mas, o fundamental para a realização dessa tarefa, é o empenho e dedicação em sempre oferecer ao seu cliente o melhor produto ou serviço, aliado à sua satisfação plena na hora das vendas.

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