remarketing facebook

Você certamente já teve a impressão de que alguns anúncios “seguem” você através das redes sociais. É como mágica, você está vendo aquele tênis no site e quando vai para a sua timeline no Facebook, lá estão os mesmos tênis e ainda acompanhados de uma promoção. Esse é o papel do remarketing Facebook.

Hoje nós vamos explicar quais são as vantagens ao usar o remarketing Facebook e dar dicas valiosas de como configurar e controlar corretamente a sua campanha.

Você vai aprender a usar essa ferramenta incrível e já colocar o que aprendeu em prática hoje mesmo.

Depois de aprender com este material, nós lhe convidamos a assistir a uma vídeo aula gratuita com ainda mais informações valiosas sobre Facebook Ads para e-commerce.

Ela foi especialmente preparada para você que já possui um e-commerce (ou que está ansioso para abrir o seu) e mostrará como aumentar o faturamento e expandir o seu alcance com técnicas avançadas, não deixe de conferir.

Agora sem mais conversa, chegou o momento de colocarmos a mão na massa. Mas então, o que é esse tal de remarketing Facebook?

Você também pode utilizar os atalhos abaixo para acessar o conteúdo:

Remarketing Facebook, como funciona?

O remarketing dentro do Facebook Ads serve para rastrear o comportamento de quem visita o seu site, página específica de algum produto, clientes que já compraram no site, ou até quem teve algum tipo de interação com suas postagens no Facebook.

Como nós sabemos, cada cliente passa por uma fase específica antes de adquirir um produto. Ele inicia no aprendizado, passa pela descoberta, entra em consideração e por fim chega até a fase da tomada de decisão.

O que o remarketing Facebook faz é atingir o seu cliente em potencial justamente em uma dessas fases, na fase que nós gostamos de chamar de “namoro” do produto, a consideração de compra.

Ele visita o seu e-commerce e avalia diversos produtos, se interessa por um em especial e passa a maior parte do tempo dele no seu site visualizando esse produto. Depois ele abandona o seu site e volta a usar a internet, entre os sites que ele navega, está o Facebook.

O papel do remarketing Facebook está em inserir na linha do tempo dele a imagem daquele produto que ele visualizou, e se for uma estratégia bem elaborada, o produto aparecerá até com um descontinho.

Vamos concordar, é irresistível.

Como configurar o remarketing Facebook?

Vamos lá, agora nós estamos na fase em que o assunto pode ficar técnico demais. Para garantir que você consiga apenas as informações relevantes e não consumir todo o seu tempo com especificações que não são importantes, vamos fazer um breve resumo neste passo-a-passo.

1º acesse a sua conta no gerenciador de anúncios: parte simples e direta, você já deve saber qual é a localização do gerenciador de anúncios do Facebook. Caso não saiba, existe um artigo explicando direitinho pelo próprio Facebook.

2º instalar o Pixel do Facebook: no gerenciador de anúncios, vá em ferramentas, Pixel. Ele vai abrir a página com o gráfico do Pixel, nessa página você clica em “Visualizar Pixel”, onde será apresentado o código do Pixel, copie e cole no código do seu site.

3º criando o remarketing Facebook: depois de instalar o Pixel do Facebook, você irá em Público, Criar Público personalizado e pronto, basta selecionar o tipo de público que você gostaria que recebesse o seu remarketing Facebook.

Como escolher o público certo para anunciar?

publico facebook

Ao trabalhar com e-commerce e criar as suas primeiras campanhas, você já deve ter reparado que a parte técnica é muito mais simples do que o esperado. Embora no começo algumas configurações pareçam confusas, com o tempo elas são fluidas e naturais.

O verdadeiro segredo para expandir o seu comércio virtual e aumentar o número de clientes está na forma como essas ferramentas são utilizadas. Portanto, agora nós vamos conversar sobre quem são as pessoas que você gostaria de atingir com o seu remarketing Facebook.

Um erro muito comum dos iniciantes é acreditar que o marketing deva ser direcionado para todas as pessoas, o tempo todo. Isso não é verdade, como nós já mencionamos, existem estágios de compra e cada estágio exige uma estratégia de marketing específica.

Vamos lá, enumeramos as dicas mais importantes para poder criar uma campanha arrasadora em remarketing Facebook.

1. Foque nos seus principais produtos

Você sabe quem é o carro chefe do seu e-commerce, aquele produto que chama a atenção e faz com que os clientes fiquem ansiosos por uma promoção. O segredo é focar nestes produtos.

Faça o remarketing Facebook colher informações sobre o tempo de permanência do público nesses produtos específicos e crie um anúncio para destacar ainda mais àquele produto no seu site. É receita certa para aumentar as vendas.

2. Veja o comportamento do seu público

Muitos donos de e-commerce caem no erro de não analisar e compreender bem os hábitos do seu público e dos seus clientes, isso é um erro que precisa ser corrigido o mais rápido possível.

Antes de criar a sua campanha de remarketing Facebook, procure levantar dados a respeito dos hábitos de compra dos seus clientes e de quem visita o seu site.

Veja quais são as páginas que mais chamam a atenção, analise os produtos, veja o que está funcionando no seu site.

Tudo isso para não correr o risco de criar uma campanha onde o público será direcionado para uma página desinteressante, diminuindo drasticamente a probabilidade de venda e gerando um gasto com anúncios que não trarão resultados.

3. Combine com o Facebook Lookalike

Existe uma ferramenta no Facebook utilizada para encontrar públicos semelhantes. Você faz a configuração dela com um determinado perfil e o Facebook passa a expor os seus anúncios para um público semelhante a esse público.

Combinar o remarketing Facebook com o lookalike será uma maneira potente de atingir mais pessoas e aumentar as suas vendas.

Caso ainda não saiba como configurar o lookalike, clique aqui e veja este artigo.

Considerações importantes sobre os públicos semelhantes (lookalike)

A configuração dos públicos semelhantes pode ser feita com base em uma variedade de informações. Nós vamos dar duas indicações:

Utilize o e-mail dos seus clientes: certamente você já possui um número de clientes cadastrados na sua loja virtual, use o e-mail como fonte de pesquisa do lookalike, esse é um modo de garantir que o Facebook consiga encontrar pessoas similares aos seus clientes.

A segunda indicação é configurar o Facebook para analisar o engajamento das pessoas dentro da sua página no Facebook, o que isso significa?

A sua loja possui uma presença no Facebook, você vai configurar o lookalike para analisar os hábitos do seu público dentro dessa página e encontrar outras pessoas com perfis similares.

4. Faça promoções

Voltando às dicas sobre o remarketing Facebook, essa é uma arrasadora. Alguns donos de e-commerce torcem o nariz ao ouvir essa dica, pensam “já estou vendendo os produtos abaixo do preço, não vou criar mais promoções”. Ledo engano.

Nada agrada mais ao público do que a sensação de estar economizando, mesmo que o seu site possua um preço abaixo da média, o público adora o sentimento de exclusividade.

Então lembre-se dos segredos das promoções:

Crie um sentimento de urgência, coloque nos seus anúncios o número de itens restantes.

Outra ótima tática é você colocar uma data para terminar a promoção de maneira bem visível no anúncio. Esse sentimento de urgência acelera a tomada de decisão do cliente.

Crie cupons: eles estão por toda a internet, faça postagens periódicas com cupons de desconto, isso tornará o seu público fiel as suas redes sociais e ainda aumentará as suas vendas.

Dica importantíssima: essa é para mandar imprimir e colar na porta da geladeira. Jamais, nós estamos dizendo, JAMAIS apresente uma promoção para um cliente que acabou de adquirir um produto.

Configure o seu remarketing Facebook para atingir somente os clientes que chegaram até a página do produto, e nunca àqueles que atingirem a página pós-compra (normalmente é uma página de agradecimento dentro do seu site).

Imagine a má impressão que causaria um cliente que acabou de comprar um tênis por um preço X, receber na timeline dele o mesmo tênis, no seu e-commerce, por um preço menor.

A frustração seria enorme e isso se refletiria nas próximas vendas. Portanto, atenção na hora de configurar, cliente que fez uma compra, está fora da lista de atingidos.  

5. Atualize seus anúncios

Anúncios, mesmo o melhor deles, têm prazo de validade. Não adianta manter uma campanha com a mesma imagem, o mesmo produto e o mesmo texto, por um período prolongado de tempo. Isso gera uma sensação de abandono nos clientes.

Para evitar esse problema, esteja sempre preparado para criar novos anúncios. Tenha em mente que uma loja virtual não exige custos com empregados, muitas delas não precisam sequer de estoque, portanto, aprenda a investir em anúncios, eles serão sempre o seu melhor investimento.

Ainda nesse tópico: garanta que os seus anúncios estão alinhados com a sua loja. É muito desagradável para um cliente clicar em um anúncio e o produto não existir mais ou a promoção já ter acabado. Sendo assim, olho vivo nos seus anúncios.

Portanto, lembre-se, se você quer vender pelo Facebook, dê atenção especial aos anúncios.

6. Chame-os de volta (recuperação de carrinho)

remarketing divulgar loja no facebook

Essa é uma das táticas de remarketing Facebook que mais geram resultado. A recuperação de carrinho é uma forma de utilizar o remarketing nos possíveis clientes que abandonaram o carrinho no seu e-commerce.

Funciona assim: o cliente está no processo de compras, selecionando produtos e enviando eles para o carrinho virtual, até aí nenhuma novidade. Acontece que muitos clientes abandonam os carrinhos virtuais e voltam a usar a internet normalmente.

Então, você entra com a nossa tática e chama eles de volta, como?

Apresentando os produtos abandonados no carrinho na timeline do Facebook. Essa configuração é simples e certeira, funciona perfeitamente e sempre traz ótimos resultados.

Algumas perguntas pertinentes sobre o remarketing

Devo utilizar os meus seguidores para trabalhar com remarketing?

A resposta mais curta e direta? Sim. Sabe o motivo? Você já conhece o Facebook e sabe que o seu conteúdo não é entregue a todos os seus seguidores.

O algoritmo leva em consideração fatores como interações, likes, comentários, visualizações, etc.

Portanto, sabendo que o Facebook não vai colocar as suas publicações para todos os seus seguidores, é crucial que você inclua eles na lista de pessoas a serem atingidas pelo remarketing Facebook.

Posso configurar o tempo até que o remarketing entre em ação?

Essa é uma outra questão que acaba surgindo durante uma campanha de remarketing Facebook.

Qual é o tempo adequado para fazer a campanha aparecer?

Ela deve aparecer assim que o cliente abandona a página ou devo esperar?

Todas essas respostas são encontradas quando você seguir as primeiras dicas lá no topo desse artigo e analisar o seu público alvo.

Clientes diferentes exigirão atitudes diferentes. Entretanto, para que a resposta não pareça apenas vazia, podemos dar algumas dicas extras em relação a essa dúvida.

Faça testes: o mercado é intenso e o marketing está em constante transformação, nada lhe impede de fazer pequenos testes até descobrir qual é o melhor modo de configurar o seu remarketing Facebook

Estude muito sobre marketing: essa dica é a mais interessante e uma que dará muito trabalho, contudo, é a que trará os melhores resultados. Estudar sobre marketing e sobre o universo e-commerce garantirá a você a certeza em diversas decisões.

Depois de dominar o assunto, você ficará muito mais seguro para decidir por essa ou aquela estratégia. Portanto, como dica de ouro para sempre prosperar, estude e estude muito.

E para te ajudar a estudar sobre marketing online, principalmente Facebook e Instagram, indicamos alguns materiais extremamente úteis para você:

[BÔNUS] Dicas avançadas de Facebook Ads para Ecommerce

Agora está na hora de ir além. Saiba que esse assunto ainda pode, e deve, ser muito explorado. Existem dicas, técnicas e conhecimentos que só um material avançado podem lhe proporcionar.

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  • Material excelente. Vou testar e esperar os resultados. Sempre recebo dicas ótimas aqui. Obrigado team ecommerce.

    • Que bom que gostou Igor, tenho certeza que você vai conseguir ver ótimos resultados em breve.

      Obrigado por nos acompanhar!