paypal como funciona

Possuir um e-commerce é uma das atividades que podem dar mais lucro e crescimento pessoal. Com muito trabalho e dedicação é possível atingir resultados elevados em um período de tempo relativamente baixo.

Se você está aqui é porque certamente já possui um e-commerce ou tem muito interesse em possuir um. Montar a sua loja, fazer as primeiras vendas e obter os lucros, estamos todos ansiosos por tudo isso, não é mesmo?

Mas aparece um probleminha aí, no momento das vendas: qual é a forma de pagamento que está disponível para os seus clientes?

É um fator importante, já que a grande maioria dos clientes hoje sentem uma certa dificuldade em confiar em lojas virtuais por não gostarem das formas de pagamento.

Para sanar esse problema, hoje nós vamos apresentar o Paypal e as suas funcionalidades. Explicar como o Paypal funciona e mostrar para você as vantagens que ele poderá trazer para a seu e-commerce. Vamos lá!

Você também pode utilizar os atalhos abaixo:

O que é o Paypal?

O Paypal nada mais é do que um intermediador entre o cliente e a loja. Ele existe para garantir a segurança da transação, tanto para o cliente quanto para o e-commerce.

A sua atuação é muito simples: o cliente, ao executar uma compra na sua loja virtual, escolhe o Paypal como forma de pagamento. O serviço, então, lhe informa da compra, você envia o produto e o serviço então lhe libera o dinheiro, ou os créditos.

Uma das grandes garantias do Paypal é que toda a negociação será mediada pela plataforma. O que significa que se em algum momento uma das duas partes não cumprir com o acordo (um produto que não chegar, um serviço que não for prestado), o Paypal é comunicado e o ressarcimento será feito para a parte prejudicada.

O Paypal é muito utilizado?

Agora você pode estar pensando, “mas por qual motivo eu devo incorporar o Paypal na minha loja virtual? Muitas pessoas utilizam esse serviço?”. E a resposta é um grande e sonoro sim. Muitas pessoas gostam e preferem o Paypal.

O Paypal chama a atenção dos compradores justamente porque ele garante a segurança da compra. Além de tudo, ao fazer um pagamento utilizando o Paypal, o cliente pode ficar seguro de que as informações da sua conta não ficarão disponíveis para a loja.

Vale deixar muito claro que, apesar das compras online já estarem bem sólidas no mercado, existe ainda uma resistência enorme por parte das pessoas para o compartilhamento de informações. Essa resistência é ainda maior quando nós falamos de informações bancárias.

Nesse cenário, poder utilizar um serviço que faça a mediação da compra e garanta que as informações bancárias serão guardadas sob sigilo aumenta a confiança do público.

Sabe o que isso significa? Mais vendas para você. Um público confiante irá consumir mais, comprar mais. Todos ganham.

Como argumento final para que você compreenda a importância do Paypal, saiba que a forma de pagamento já é aceita por mais de 50 mil lojas virtuais. 50 mil e-commerce já aceitam pagamentos por meio do Paypal. Ficar fora dessa é perder clientes.

Como funciona uma compra com o Paypal na minha loja virtual?

Basicamente, o Paypal será apenas mais uma forma de pagamento dentre as possibilidades do seu e-commerce. A funcionalidade do Paypal garante que você não terá que lidar com burocracias e nem serviços complexos.

O cliente irá efetuar a compra normalmente até o momento de escolher a forma de pagamento. Nesse momento, ele escolhe o pagamento por Paypal e pronto.

Sem dores de cabeça, sem complicações.

Quais são os benefícios do Paypal?

beneficios paypal

Paypal não é apenas um modo de tornar o cliente mais confiante, embora essa seja uma grande vantagem. O Paypal também garante muitos benefícios para lojas virtuais.

Vejamos alguns deles:

Preço

Diferente das taxas de débito, geração de boletos, transferência, etc., que mudam de banco para banco, com o Paypal o e-commerce poderá lidar apenas com uma taxa fixa. Se colocada na ponta do lápis, ela não é maior do que a maioria dos serviços bancários atuais.

As taxas atuais (até o momento da publicação deste artigo) são:

  • Para vendas realizadas no Brasil: 4,99% (à vista) + R$ 0,60.
  • Para vendas realizadas no exterior: 7,4% + Tarifa Fixa, feita com base no cálculo da cotação da moeda entre os países.

Vale lembrar que as taxas são negociáveis. Ou seja, você poderá elaborar contratos com o Paypal e conseguir taxas ainda menores do que essas.

O que tudo isso significa?

Basicamente que o preço é justo, baixo, e não irá sobrecarregar o seu e-commerce de nenhum modo. Além de tudo, é provado que o uso do Paypal aumenta as suas vendas, o que garantirá um maior fluxo de caixa.

Descontos

Para atrair novos clientes e novas lojas, o Paypal está sempre procurando parceiros e elaborando maneiras de oferecer descontos aos clientes. Conseguir uma parceria com o Paypal poderá ser muito benéfica para o seu negócio.

Afinal de contas, clientes adoram descontos. Se você é habituado a ler o nosso blog, certamente já sabe que vender barato, com descontos, te fará vender ainda mais. Mais vendas é igual a mais recursos, o que traz maior liberdade financeira. A conta é sempre essa.

Transações

Ao contrário do que possa parecer, o Paypal não funciona somente para a compra de artigos ou produtos pela internet. Sua funcionalidade engloba a transação de dinheiro.

Ou seja, você poderá enviar e receber dinheiro, por exemplo, para um fornecedor, sem precisar lidar com as taxas bancárias.

A transação com o Paypal é simplificada e você poderá negociar com fornecedores sem medo de que as suas informações bancárias fiquem disponíveis para ele.

Viu só? Nesse caso você está ocupando exatamente a mesma posição do seu cliente e pode perceber todas as vantagens de utilizar o Paypal na pele.

Guia básico de como se cadastrar no Paypal

Agora nós vamos lhe ensinar como se cadastrar no Paypal para começar a utilizá-lo na sua loja virtual hoje mesmo.

O processo é simples e nós temos certeza que em apenas alguns minutos você já estará com tudo certinho e pronto para fazer as suas primeiras vendas com o uso do Paypal. Vamos lá!

Criando o seu cadastro

Montamos um passo a passo bem rapidinho para você poder criar a sua conta no Paypal:

cadastro no paypal

Você vai acessar o site da plataforma. O site é www.paypal.com.

Feito isso, você vai clicar em “Criar Conta”, na parte de “Venda”

criar conta no paypal

Agora você tem duas opções: criar a sua conta com o CPF ou com o CNPJ. Vamos escolher a opção “Criar conta com o CPF”. É só clicar e ir para a próxima etapa.

A terceira parte é um cadastro padrão. Você insere o seu e-mail e escolhe uma senha bem bacana para garantir a segurança da sua conta.

cadastro padrao paypal

Agora é só finalizar. Basta preencher os dados finais. Lembrando que é importante colocar o DDD no seu número de telefone e por fim dar um “check” no box com os termos de usuário. Pronto. Sua conta está quase completa.

Este passo consiste em cadastrar a sua conta bancária. Você irá clicar no botão “Quero receber pagamentos”. Fim.

Depois disso o site irá lhe enviar um e-mail de confirmação do cadastro. Basta você confirmar esse e-mail e a sua conta no Paypal já estará funcionando.

Nota muito importante: o cadastro no Paypal é inteiramente grátis. Você não paga absolutamente nada por ele.

Agora você tem uma conta no Paypal.

Como eu recebo o dinheiro utilizando o Paypal?

Agora que você já tem uma conta, chegou a hora de falar como o dinheiro fica disponível para você.

São basicamente duas opções: você pode receber o dinheiro direto na sua conta bancária ou em forma de créditos dentro do próprio Paypal. Você pode usar esses créditos para fazer as suas compras futuras utilizando Paypal.

Lembrando que você poderá adicionar contas extras no Paypal, além da utilizada na hora de fazer o cadastro (que está no 5º passo do guia acima).

Para cadastrar uma conta é bem simples: basta acessar o botão “Cadastrar conta”, preencher os dados e pronto. Uma das grandes vantagens do Paypal é a sua interface completamente intuitiva.

As quantias em créditos dentro do Paypal são automáticas. O dinheiro que não é sacado fica lá como um crédito que poderá ser utilizado fazendo compras, etc. Lembrando que as datas e os valores mínimos de saque dependem do seu contrato com o Paypal.

créditos no paypal

Essa é a imagem da sua página no Paypal. Vamos agora dar um resumo geral de cada um dos botões.

Atividades: São as movimentações na sua conta. Aqui estarão listadas todas as suas atividades.

Enviar e solicitar: Aqui são feitas as transaçõe. Este botão mostra as opções para gerar boletos, enviar dinheiro, solicitar saques, etc.

Carteira: Aqui você pode conferir seu saldo.

Comprar: Esse botão tem a funcionalidade para comprar serviços e produtos utilizando o Paypal.

Lembrando que é importante para o Paypal que você cadastre um cartão de crédito, embora não seja obrigatório. O cartão de crédito serve para o caso de você fazer compras utilizando os serviços do Paypal.

E também é importantíssimo que você confirme a sua conta utilizando o e-mail e o seu número de celular. Clicando no botão “confirmar celular”, o Paypal irá lhe enviar uma mensagem com um código que você irá inserir no site.

Se você não tem um cartão de crédito, pode criar sem burocracias e sem comprovação de renda um cartão de crédito pré-pago, veja aqui como funciona:

Cartão de crédito pré-pago: Como funciona e como você pode conseguir

Essas práticas ajudam a manter a segurança da sua conta.

Como incluir o Paypal em sua loja virtual?

Após seguir todos esses passos, você só precisará passar por mais uma etapa: incluir o botão do Paypal à sua loja. O passo a passo é bem simples e intuitivo. Vejamos:

Acesse a sua conta do PayPal

1º Clique no botão “Criar um botão de Pagamento do Paypal”

2º Escolha o tipo de botão desejado, sendo eles: “Comprar Agora”, “Adicionar ao carrinho”, ou “Fazer doação” (esse último não serve para e-commerce, colocamos aqui apenas para ilustrar todos eles).

3º Escreva qual é o nome do produto e também o preço dele. Depois selecione o tipo de moeda (reais).

4º Você também tem a opção de editar o botão do Paypal para se adequar ao estilo visual da sua loja virtual. Embora essa seja uma prática mais avançada, não muito recomendada para iniciantes, basta clicar em “editar” e adequar o botão aos seus gostos.

5º Agora você deverá incluir o valor do frete e do imposto, quando necessário.

6º Clique em “Criar Botão”. Pronto! O código HTML do seu botão está pronto para ser utilizado no template do seu e-commerce.

Paypal, suas funcionalidades a serviço das vendas

Nós deixamos o melhor para o final. Sabia que o Paypal é o maior serviço de compras da internet?

Embora ele ainda não seja o número 1 no Brasil, suas funcionalidades e principalmente a sua segurança estão fazendo com que, cada vez mais, as pessoas prefiram fazer compras utilizando o Paypal.

O sucesso é tanto que algumas lojas físicas, estabelecimentos, etc., já estão aceitando o pagamento com o Paypal, por meio do aplicativo do serviço.

É isso mesmo: não está distante o dia em que você irá fazer compras em uma loja, ou mesmo almoçar em um restaurante, e pagar utilizando o aplicativo do Paypal. Veja que conforto.

Quer mais uma vantagem? Com sua loja fazendo sucesso na internet e o Paypal fazendo sucesso no comércio, você não vai precisar nem sacar os seus créditos ou transferi-los para a sua conta bancária. Você poderá utilizar apenas o aplicativo do Paypal para pagar com os créditos conquistados nas suas vendas.

Conclusão

Paypal é um aliado e mais uma ferramenta para ajudá-lo a aumentar as suas vendas. Sabe qual é outro ótimo aliado? O conhecimento.

Para saber mais sobre o mundo do e-commerce e ter sempre as melhores novidades do mercado, assine já a nossa lista VIP e receba sempre o que tem de melhor em matéria de empreendedorismo e inovação para vendas.