epacket

Quem já fez compras em sites internacionais, como no AliExpress por exemplo, sabe como a espera pelo seu produto pode ser longa, chegando a superar os tradicionais 60 dias.

Com esse cenário, as lojas virtuais vem se utilizando de uma nova forma de envio de mercadorias vem ganhando espaço no mercado, o chamado Epacket.

Esse sistema se trata de um frete que possui um prazo de envio mais curto do que o habitual em compras internacionais. O Epacket apresenta prazos para entrega de no máximo 30 dias, mas em diversos casos, o produto chega ao consumidor final em um período de tempo menor ainda.

Além disso, o Epacket também permite um sistema de rastreamento mais confiável do seu produto durante todo o transporte. Esse serviço de frete se deve ao acordo entre o Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS) e o serviço postal de Hong Kong, o Hongkong Post. Esse acordo ocorre com o intuito de aumentar o número de vendas internacionais praticadas pela China.

Se interessou por esse sistema de frete? Quer saber um pouco mais sobre o seu funcionamento e como isso pode ajudar a sua empresa? Acompanhe neste artigo os principais benefícios do Epacket.

Você também pode ver o conteúdo em tópicos:

Como funciona o Epacket?

O Epacket surge com o objetivo de transformar o sistema de fretes internacionais de produtos fabricados na China e em Hong Kong. Dessa forma, o processo de compra desses produtos se torna mais rápido e de melhor qualidade.

Facilitando a vida do cliente e melhorando a experiência de se fazer compras, o Epacket tem ganhado diversos adeptos pelo mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse novo sistema de frete tem feito um grande sucesso.

Esse rápido resultado positivo nos EUA e o crescente número de países que se tornam compatíveis com o Epacket, fez com que o serviço postal chinês investisse mais nessa nova prática de envio de mercadorias para o mundo.

É importante salientar, que o Epacket funciona apenas para produtos fabricados na China e em Hong Kong. Além disso, o método possui algumas especificações básicas para o seu funcionamento, como você pode ver listado abaixo:

  • As mercadorias devem pesar até 2 kg;
  • O valor da mercadoria somado com as taxas de envio não pode ultrapassar os 400 dólares;
  • Os itens enviados devem possuir no máximo 61 cm x 91 cm de tamanho.

Como ocorre o rastreamento das mercadorias?

rastrear epacket

Com a utilização do Epacket é possível rastrear o seu produto desde a saída da China até o momento que ele chegar no endereço cadastrado, sem nenhum custo adicional ao cliente. Isso ocorre devido a parceria entre os serviços postais do países que são compatíveis com o Epacket.

Os clientes podem acompanhar o andamento das suas compras por meio dos sites oficiais dos serviços postais, como o USPS, EMS e atualmente até mesmo os Correios estão oferecendo esse serviço de rastreamento internacional.

Ao acessar esses sites para realizar o rastreamento do seu produto é necessário obter o código de rastreamento internacional da China. Para conseguir esse código é muito fácil. Na maioria dos casos, eles já são disponibilizados imediatamente após a compra.

Mas caso isso não ocorra, é só entrar em contato como o seu fornecedor, que ele providenciará para você. A partir disso, é só colocar o código no local correto, como está indicado no exemplo abaixo do site do USPS, que você acompanhará o transporte do seu produto.

rastrear usps

Dessa forma, com um rastreamento realmente efetivo das suas mercadorias, se torna mais improvável que aconteça casos de roubo ou extravio dos envios. Com isso, as entregas via Epacket são mais seguras e eficientes que os frete tradicionais.

Epacket e possíveis taxas alfandegárias

O Epacket não é isento de possíveis taxas extras, como as taxas alfandegárias, por exemplo. Mas é preciso enfatizar, que isso não é problema exclusivo do Epacket, e sim dos sistemas de fretes internacionais de uma maneira geral.

Somente na alfândega do país de destino do produto que será possível saber se existirá essa taxa extra. Mas para se prevenir de possíveis sustos, com novas taxas e custos adicionais, é indicado entrar em contato com o fornecedor do produto que está comercializando.

Dessa maneira, o seu fornecedor pode indicar eventuais cobranças que possam aparecer pelo caminho da sua mercadoria. Assim é possível se preparar para esses problemas e até mesmo avisar os seus clientes desses possíveis atrasos.

Mas por conta de ser um transporte vinculado a diversos serviços postais oficiais, o Epacket possui uma maior facilidade de entrada nos países. Desse modo, o envio da sua mercadoria se torna mais rápido e eficiente.

Drop shipping e Epacket

O Drop Shipping nada mais é do que uma maneira de organização de uma loja. Quando se pensa em lojas e-commerce, é fácil ligar a elas imagens de grandes estoques, onde poucas pessoas trabalham para enviar os produtos.

O termo Drop Shipping vem do inglês e significa largar a remessa, que é exatamente o objetivo dessa prática. Esse modelo se baseia na seguinte dinâmica: o vendedor deixa a cargo de uma outra empresa a responsabilidade de ter o estoque e fazer a entrega para o seu cliente final.

Esse sistema é de grande serventia para os empreendedores que não possuem muito capital para investir nos negócios logo de cara, mas possuem todas as capacidades de desenvolver a sua empresa e, assim, se tornar o empreendimento um sucesso.

Se algum dia você chegou a pensar nisso caro leitor, saiba que você estava errado. As principais lojas virtuais do mundo como por exemplo AliExpress, Amazon, Mercado Livre, Ebay, entre outras, se utilizam do Drop Shipping shipping no seu funcionamento.

No exemplo abaixo vemos como seria o funcionamento básico de uma logo que se utiliza do Drop Shipping:

  1. O cliente compra um produto em sua loja virtual
  2. De forma automática ou manualmente, a sua empresa informa seu fornecedor parceiro sobre o pedido do cliente. Nesse momento o seu fornecedor inicia o processo de curadoria do pedido feito.
  3. A empresa fornecedora, encarregada da entrega, envia o produto pedido pelo cliente final para o transporte. Posteriormente o pedido chega no endereço cadastrado pelo consumidor final.
como funciona drop shipping

É importante ressaltar que quando tratamos de Drop Shipping, tratamos de empresas da China e Hong Kong. Dessa maneira, a entrega rápida e eficaz desses pedidos está intimamente relacionada ao Epacket.

Por conta da utilização do Epacket, a prática do Drop Shipping tem se tornado mais popular no Brasil e no Mundo. A segurança que esse modelo de transporte oferece, afasta a imagem negativa de que os produtos comprados demoraram para chegar ou até mesmo não chegaram.

Dessa forma, a relação entre clientes e fornecedores se fortalece. Além disso, boas experiências em compras onlines envolvendo sites chineses deixa o caminho aberto para novas compras, que envolveram o mesmo ou outros fornecedores.

Com essa relação entre consumidores e fornecedores estabelecidas, a importância e eficiência do Epacket se tornam fundamentais. Devido ao seu preço baixo e prazos curtos para a entrega, o Epacket não deixa de ser mais um chamariz para sua empresa virtual.

Dessa maneira, é possível vender produtos chineses de qualidade, atingir uma margem de lucro alta e mesmo assim atender o seu cliente com agilidade e confiança,  por meio da utilização do Epacket.

Dica Bônus

Agora que você aprendeu como é o funcionamento do sistema de entregas Epacket e como ele pode ajudar no funcionamento da sua loja e-commerce, que tal começar a colocar isso em prática?

Que tal aprender um pouco mais sobre técnicas de Drop Shipping sem sair de casa e em pouco tempo ter um negócio de sucesso? Isso é totalmente possível para você, pode acreditar. Com o curso negócio em 21 dias você pode se tornar o mais novo empreendedor.

A partir de técnicas testadas e recomendadas por quem já está no mercado, você poderá abrir o seu negócio de sucesso. Além disso, você não precisará se preocupar com estoque nem com o envio dos produtos.
Se interessou? Clique aqui e saiba mais informações sobre o curso.

Responsável pelo planejamento das redes sociais e parte do time de conteúdo, ela vai roubar o tédio dos seus dias e transformar você e seu negócio com posts incríveis.