nomes para lojas virtuais

Uma questão teoricamente simples que em muitos casos barra empreendedores de começar um negócio com ecommerce é escolher nomes para lojas virtuais. Então se você busca nomes de lojas para começar, continue lendo esse artigo.

Nomes de lojas para começar

Na verdade esta é uma questão bem importante, pois é o primeiro fator que atrairá  – ou não – visitantes e clientes para sua loja virtual.

Dentro do mundo virtual, você não pode usar nomes para lojas virtuais repetidos, pois o ambiente é diferente do de lojas físicas. Por exemplo, quantos estabelecimentos comerciais você conhece com o nome “Dois Irmãos”? Algumas dezenas, podemos garantir.

Mas se houverem vários estabelecimentos com o mesmo nome em estados, cidades, municípios, bairros ou até ruas diferentes, o registro do endereço e do proprietário é suficiente para saber que a loja em São Paulo não é a mesma de Belo Horizonte, por exemplo.

Já no mundo virtual, isto não acontece. Quem registrar primeiro o nome de loja “Dois Irmãos” é que tem direito de usar tal marca.

Afinal, a internet, neste caso, desconhece a fronteira física, pois a loja virtual está num espaço digital comum a pessoas de todo o Brasil – e do mundo.

O nome da sua loja virtual também é importante porque ele tem que passar a imagem do que sua loja virtual oferece – já que a vitrine, ou “fachada” de sua loja só aparecerá para quem realmente entrar nela.

Numa loja física, a pessoa poderia ver a loja enquanto passa de carro, saber sobre o que é o negócio rapidamente pela vitrina, e nem reparar no nome.

Na loja virtual, primeiro é mencionado o nome, endereço do domínio virtual, e o clique só acontece se chamar atenção da pessoa que está navegando.

Por esse motivo, vamos dar algumas dicas hoje sobre como escolher nomes para lojas virtuais.

Venha conosco se você precisa de nomes para lojas de roupas, nomes de lojas femininas, nomes criativos para lojas de variedades, nomes para lojas virtuais de acessórios ou qualquer outro nicho.

Você também pode acompanhar o conteúdo utilizando os atalhos abaixo:

Buscando a inspiração de nomes para lojas virtuais

Para quem já entende de recursos virtuais e informática, escolher nomes para loja virtual pode parecer um assunto irrelevante. Mas não se engane, repetimos aqui: o nome é o primeiro contato que o público terá com sua loja virtual.

Ter claro o que quer com sua loja virtual – além de “ganhar dinheiro”, “renda extra” ou “trabalhar em casa”, é fundamental para que o nome seja escolhido com coerência.

Para se ter inspiração, podemos começar do óbvio, racional, e depois buscar nomes diferentes e nomes criativos para loja virtual. Para isto, é preciso fazer um “mapa mental” e uma “visualização” do seu negócio.

Continue para ver sugestões de nomes para lojas virtuais.

Dicas de nomes para lojas virtuais

dicas de nomes para lojas virtuais
Dicas de nomes de lojas virtuais

Passo 1:

Antes de pensar em um nome para loja virtual, defina em poucas palavras:

  • Para qual público (persona) sua loja é voltada? (sexo, idade, classe social, gostos pessoais, hobbies etc) Ex: seu público é adulto, masculino, fã de bandas de rock dos anos 80 e 90, classes B e C.
  • Quais são os produtos comercializados em sua loja? Ex: acessórios e roupas inspiradas nas bandas de rock dos anos 80 e 90.
  • Complete a frase:nossa missão como loja virtual é...”. Ex: Nossa missão é entregar produtos exclusivos para amantes do rock clássico poderem se sentir de volta aos anos 80 e 90.
  • Uma loja que vende produtos como a sua normalmente se chama... complete com todos os nomes de empresas que vierem à sua mente.
  • Se ficar mais fácil ou dinâmico, escreva as letras de A a Z numa folha de papel, e para cada letra, coloque 2 ou 3 nomes que lhe vier à cabeça. É uma forma de decidir o que você não quer e limitar as escolhas.
  • Vale ressaltar que coerência é tudo nessa vida. Crie um nome para loja virtual totalmente alinhados com o que vai vender e o público que quer alcançar.

Passo 2:

Um recurso muito usado para buscar criatividade é a visualização. É bem parecido com “sonhar acordado”. Para escolher nomes para sua loja virtual, é interessante “sonhar acordado” com uma loja física, com seus produtos em prateleiras, araras, na vitrine.

Veja pessoas entrando para em sua loja – seu público alvo, e imagine que eles estão pegando a sacola de compras. Que nome está escrito na sacola? Como estas pessoas estão chamando sua loja?

Um outro processo que pode ser utilizado é conversar com uma ou duas pessoas em quem confia e se dá bem. Você descreve para elas a sua loja, com o que definiu no passo 1, e pede sugestões de nomes de lojas para elas.

Anote tudo, e depois terá uma lista de nomes para lojas virtuais que lhe servirá para o passo 3.

Passo 3:

Com todos os nomes que surgiram numa lista de nomes de lojas virtuais, comece a riscar aqueles que são “batidos” e clichês.

O que é um nome clichê? Um restaurante chamado “Bom Prato”, ou uma loja cujos irmão são sócios e se chame “Dois Irmãos”, por exemplo. Além de não darem a mínima pista sobre qual o nicho em que atuam, por serem genéricos demais.

Com sua lista de nomes de lojas virtuais em mãos, riscados os nomes clichês e genéricos, veja os nomes que estão mais alinhados com o que você definiu no Passo 1.

Faça uma segunda lista e digite o nome na internet, para, rapidamente, ver se é original, ou comum. Fizemos uma brincadeira, e digitamos o nome “Paraíso do Rock, loja”, para ver o que a pesquisa nos traria.

Além de loja, existe um festival com o mesmo nome. Este nome já seria riscado da lista de nomes para lojas virtuais.

Também é recomendado riscar nomes de lojas difíceis, ou que só façam sentido para você. Nomes de empresas simples e objetivos, que deem uma imagem mental para quem o lê, grudam na cabeça das pessoas.

Passo 4:

Com sua lista reduzida e enxuta, está na hora de realizar um teste mais profissional para verificar se os possíveis nomes para lojas virtuais escolhidos já não estão com o domínio registrado.

O Domínio é o registro do nome do site, que você “compra” pelo período de um ano. Se o nome escolhido já estiver sendo utilizado, ele aparece como indisponível, mas você pode criar variáveis do nome e ver se pode registrar.

Você pode e deve verificar a disponibilidade dos nomes de lojas antes de pensar em criar logotipos e muito mais, para não perder sua energia à toa.

Para isto, você pode acessar sites como Registro BR  e GoDaddy  e digitar o nome escolhido e colher resultados na hora. Também é interessante verificar se o nome em questão está registrado no INPI ou no InterNIC (órgãos nacional e internacional de registro de patentes e nomes, respectivamente).

Dessa forma sua lista de nomes para lojas virtuais será reduzida a poucas e boas opções, e é em cima delas que irá continuar seu trabalho com o nome de sua loja.

Dica: Combinação de Nomes

Você pode fazer uma combinação de nomes. Com com nomes criativos, nomes legais, nomes diferentes, nomes personalizados, nomes simples, e até nomes que tenham um apelo emocional e significado para você.

A seguir, vamos sugerir dois geradores de nomes que podem te ajudar nesta tarefa de combinar.

Geradores de nomes criativos para lojas virtuais

Se você se cansou a partir do passo 2, nós compreendemos e vamos até facilitar para você.

Existem, na internet, sites que te ajudam a criar nomes para lojas virtuais, inserindo alguns dados básicos.

Estes dados são, e não por acaso, aqueles que você respondeu no Passo 1 desse artigo.

Afinal, nem o melhor dos programas conseguirá te dar um nome se não for definido o que você vai vender (segmento do negócio), para quem vai vender (seu público) e o por que criou aquela loja (o que enxergou que faltava no mercado – missão, motivação).

Exemplos de lojas de nichos que você deve definir antes de pensar em um nome para a sua loja virtual:

  • nomes para lojas virtuais de acessórios;
  • nomes para lojas virtuais de roupas;
  • nomes para lojas virtuais femininas;
  • nome para loja virtual de roupas fitness;
  • nomes para loja virtual infantil;
  • nomes para loja virtual de bijuterias;
  • nomes para lojas virtuais de maquiagem;
  • nome para loja virtual que vende de tudo.

Ferramentas para gerar nomes para lojas virtuais

Chame o Guru PME

gerador de nomes para loja virtual
Gerador de nomes para lojas virtuais

O primeiro site gerador de nomes criativos para lojas virtuais que indicamos é o Gurupme. Ele promete trazer opções de nomes criativos para sua empresa. 

Nomes de empresas criativos e objetivos têm mais chance de serem lembrados pelas pessoas. Facilmente lembrados, serão digitados e sua loja virtual, encontrada, tendo mais chances de converter em vendas.

Além de criar os nomes, o gerador de nomes para lojas virtuais Gurupme já tem o serviço de registro de domínio e a busca da disponibilidade do mesmo, seja na internet, seja no INPI.

Gerador de nomes para lojas virtuais do Shopify

gerador de nomes do shopify
Gerador Shopify de nomes para lojas virtuais

Segundo o gerador de nomes criativos para lojas virtuais é a uma ferramenta do Shopify. Um recurso muito útil para empreendedores que não tem tempo a perder. Adoramos isso!

Afinal, por mais que façamos listas, visualizações e busquemos opiniões, isto toma tempo precioso na confecção de sua loja virtual.

O computador, com as informações necessárias, sai do lugar comum do pensamento humano, e nos dá ideias criativas.

A ferramenta gerador de nomes é gratuita e também já verifica se o nome gerado tem registro ou não.

Se você conhece algum outro gerador de nomes para empresas que não citamos neste artigo, escreva na seção de comentários abaixo. ;)

Decidi o nome e depois?

Nome escolhido, registro de domínio feito, agora é hora de pensar no design, no logotipo da empresa. Ainda que não seja o assunto deste nosso artigo, é interessante ter em mente:

  • Que tipo de Fonte (de letras) este tipo de loja utiliza?
  • Quais cores tem a ver com o produto que eu ofereço?
  • Qual o tamanho do logotipo da marca?
  • Teremos uma imagem para acompanhar o nome da loja?

Tão importante quanto o nome, é a “embalagem” em que ele será apresentado, ou seja, a imagem, o logotipo da empresa.

Leitura indicada:

Com estas dicas infalíveis, escolher nomes para sua loja virtual ficará bem mais fácil. Conta pra gente nos comentários se este material te ajudou a pensar em nomes diferentes para seu negócio.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre este e outros assuntos relacionados à nome de lojas e criação de sua loja virtual, queremos te convidar para assistir a vídeo aula gratuita que disponibilizamos para você, com um dos maiores especialistas em e-commerce do país.

Ele compartilha generosamente diversas dicas nesse vídeo, e também lhe apresenta seu método, já validado por seus alunos, com todo o passo a passo para criar uma loja virtual que se torne um negócio lucrativo.

Artigo publicado em 9/11/2018 com última atualização em 02/08/2019.

  • Oi! Parabéns pelo conteúdo que vocês estão aplicando.
    É de grande enterece. Pois vou precisar dessa ajuda.

      • Rodolfo eu ainda ñ comecei a minha loja on line porém eu estou lendo atenciosamente o conteúdo de cada e mail que recebo para poder ter o sucesso e independência que eu estou buscando obrigado por vcs serem o que vcs são deus abençoe espero comtar com vcs.