marketing de rede

Você está insatisfeito com o seu emprego atual? Gostaria de conseguir uma renda extra no final do mês para te ajudar com as contas?

Hoje te vamos te apresentar o marketing de rede, modelo de negócio aplicado por várias empresas no Brasil. E também outras formas lucrativas de criar um negócio próprio sem grandes investimentos.

O marketing de rede, ou marketing multinível, é um modelo de negócio de vendas de produtos, em que, tanto o vendedor como a empresa que adota o método são beneficiados.

Ficou curioso para saber mais?

Preparamos este artigo especial que te explica o que é o marketing de rede, como ele funciona, como trabalhar com marketing de rede e quais suas principais vantagens e desvantagens. E além disso, você vai conhecer uma outra forma de criar um negócio!

Você também pode utilizar os atalhos abaixo para acessar o conteúdo:

O que é marketing de rede ou marketing multinível?

vantagem marketing de rede

Marketing de rede é pirâmide? Não.

Então o que significa marketing de rede?

Marketing de rede é um modelo de negócios baseado na venda direta de produtos para o consumidor final.

No entanto, atualmente, a grande maioria das fábricas vende o seu produto para alguma distribuidora. Essa distribuidora vende o produto para as lojas, que então vendem para o  consumidor final.

Essa forma de negócio está ficando cada vez mais obsoleta, uma vez que gera custos com funcionários, logística, aluguel e publicidade.

Sendo assim, qual seria a solução mais eficiente para essa questão?

Vender os produtos direto para o consumidor.

Assim, o caminho que o produto faz até chegar ao consumidor final é encurtado, o que diminui os custos e traz altos lucros para os vendedores e para os fabricantes.

A grande proposta do marketing de rede é não oferecer um salário fixo, mas sim lucros, rendimentos em cima dos produtos vendidos. Assim, o ganho mensal depende diretamente da sua quantidade de vendas.

Todos conhecemos alguém que se mata de trabalhar para ganhar apenas 1 salário mínimo.

E a realidade do mercado tradicional muitas vezes é essa: mais trabalho por menos remuneração.

O que é diferente desse modelo de negócio, afinal os ganhos são proporcionais ao seu trabalho. Ou seja: quanto mais trabalho, maior sua remuneração.

Mas, afinal, como funciona o marketing de rede e como trabalhar com marketing de rede?

Como funciona o marketing de rede?

O marketing de rede funciona da seguinte forma: as fábricas contam com vendedores diretos, que atuam dentro da sua rede de contatos, fazendo assim as suas vendas.

Um vendedor que atua com marketing multinível constrói inicialmente sua rede de clientes a partir de conhecidos, amigos e parentes e então a expande.

Essa forma de negócio já traz um bom rendimento ao final do mês.

Mas existem aqueles que dão um passo além e montam não só uma rede de clientes, mas também de revendedores.

Desse modo, você consegue ter vendedores trabalhando para você, realizando as vendas e o lucro é dividido.

Claro que a sua porcentagem de lucro vai ser menor, porém a quantidade de vendas aumenta consideravelmente, permitindo que você aumente seu faturamento.

Empresas que trabalham com marketing de rede

Como foi falado anteriormente, o marketing de rede é uma ótima forma de reduzir os custos de vendas dos produtos.

Sendo assim, várias empresas acabam recorrendo ao marketing multinível para comercializar seus produtos.

Grandes empresas já se valem desse modelo de negócio e possuem um rendimento muito alto por isso, uma vez que não há tanta burocracia no processo de venda e é muito mais barato vender diretamente o que é produzido.

No Brasil, inclusive, grandes empresas que trabalham com marketing de rede e agora iremos citar algumas para você que deseja sabe como trabalhar com marketing de rede.

Marketing de rede exemplos:

Marketing Multinível com Hinode

Marketing de rede Hinode: O Grupo Hinode é conhecido por ser a maior empresa de marketing multinível do Brasil. Atuando no segmento de cosméticos, a empresa já se tornou um verdadeiro gigante no país.

Marketing Multinível Polishop

Citamos também a Polishop, aquela que você vê as propagandas na TV, está lembrado? Saiba que a Polishop também investe no marketing de rede para fazer as vendas de seus produtos desde 2011!

Marketing Multinível Mary Kay

Seguindo a a linha de empresas que trabalham com marketing de rede, temos também a Mary Kay no ramo do marketing multinível no Brasil.

Tenho certeza de que você já viu os carros rosa da Mary Kay circulando por sua cidade. Esta é a premiação para quem chega ao nível “diretora” na empresa.

Ao contar com um preço um pouco mais alto que a concorrência, os lucros dos vendedores de Mary Kay são bem convidativos.

Marketing Multinível Herbalife

Por fim em nossa lista de empresas que trabalham com marketing de rede, temos também a Herbalife, grande empresa conhecida pelos shakes de emagrecimento. Inclusive, a empresa ocupa a 3° posição de empresas de marketing de rede mais rentáveis do mundo.

Vantagens de trabalhar com o marketing de rede e para quem é recomendado

Você já sabe o que é marketing multinível (sistema de marketing de rede) e viu que grandes empresas consolidadas adotaram esse modelo de negócio. Mas você ainda pode estar se perguntando: quais as reais vantagens do marketing de rede?

Podemos dizer que esse modelo de sistema de marketing de rede pode ser vantajoso, contando com benefícios que não encontramos facilmente por aí.

Os seus horários são extremamente flexíveis, uma vez que não há horário estipulado.

Você quem comanda que horas começa e pára de trabalhar, se adequando perfeitamente a sua rotina.

Tirar folgas para viajar ou pausar o trabalho para buscar as crianças no colégio nunca foi tão simples.

Você é o seu próprio chefe, não precisa seguir ordens de ninguém e não tem que trabalhar em locais estressantes.

Isso tudo contribui para uma melhor qualidade de vida, uma vez que seu estresse diminui consideravelmente.

Assim você pode ter mais tranquilidade, mais tempo de qualidade com a família e para você mesmo.

Além de tudo isso, no sistema de marketing de rede temos a questão dos ganhos. Afinal de contas, do que vale horários flexíveis e tudo mais, se não ganhamos bem?

Mas saiba que esse também não é um problema para o marketing de rede.

Já que sua renda é proporcional a sua quantidade de trabalho, quanto mais você trabalhar/vender, maior será o seu rendimento.

Sendo assim, tudo depende de você e do esforço que você coloca ao trabalhar.

Diante de todas essas vantagens, tenho certeza que você se interessou, mas mesmo assim não sabe se o marketing de rede é indicado para você.

Pensando nisso, vamos te explicar agora para quem é indicado trabalhar com o modelo de sistema de marketing de rede.

Para quem é indicado trabalhar com o marketing de rede?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que o marketing multinível não é para todo mundo. Isso porque a grande maioria das pessoas buscam resultados irreais em um prazo muito curto.

Você consegue sim ter um rendimento extra todo mês trabalhando com o marketing de rede, mas não vai conseguir largar tudo e trabalhar apenas com isso no começo, já que o prazo para construir uma rede de qualidade é de no mínimo três anos.

Sendo assim, esse modelo de negócios é indicado para você que está empregado, quer uma renda extra no momento e busca uma solução para trocar de emprego no futuro.

Você precisa se identificar com os produtos que vende, além de dispor de um bom tempo para trabalhar em prol da sua rede de clientes.

Isso inclui não fazer vendas a todo o tempo, mas criar relações. Estabelecer vínculos com os possíveis clientes e promover o bem-estar dos mesmos.

Sendo assim, podemos sintetizar as pessoas indicadas para trabalhar com o marketing de rede na seguinte lista:

  • Funcionários que pensam em mudar de emprego no futuro;
  • Quem tem tempo para se dedicar à construção de uma rede;
  • Quem já possui uma renda fixa, mas busca novas formas de ganhar mais dinheiro.

Dicas para trabalhar com o marketing de rede

dica marketing de rede

Antes de começar qualquer coisa, se planeje. Planejamento é essencial para tudo na vida e isso também se aplica ao trabalho com marketing multinível.

Comece a montar a sua rede, foque em quem você já conhece, nos amigos, parentes e conhecidos.

Antes de pensar em vender, construa relacionamentos. Isso ajuda a ter a confiança do seu cliente, não fazendo de você apenas mais um que tenta empurrar um produto.

Procure montar um planejamento de vendas, estudando o modelo de negócio da empresa que você escolheu. Entenda o público alvo dos seus produtos e procure atingir essa parcela.

Use e abuse da divulgação. O seu produto não se vende sozinho, sendo assim, procure divulgá-lo de toda forma. Coloque adesivos no carro, faça posts em redes sociais, use os bottons da empresa.

Busque sempre anunciar o seu produto.

Além disso, preste atenção nas parcerias, já que estas podem elevar o seu trabalho com marketing de rede ao próximo nível. Através de parcerias você consegue aumentar a sua quantidade de clientes, crescendo assim os seus lucros.

Com o tempo você pode até mesmo montar a sua própria rede de distribuidores, onde você terá ganhos com os mínimos esforços, já que terá vendedores trabalhando para você.

Desvantagens de trabalhar com o marketing de rede

Todos nós sabemos que não existe nada perfeito no mundo, afinal tudo tem suas vantagens e desvantagens.

Já falamos sobre as variadas vantagens do marketing de rede, mas saiba que este modelo também tem suas desvantagens que precisam ser consideradas.

A grande desvantagem do marketing multinível é a demora que este modelo precisa para substituir o seu emprego atual.

Quem acredita que pode largar o emprego amanhã e se dedicar ao inteiramente ao marketing de rede está enganado e pode cometer um grande erro.

Como foi falado acima, criar uma rede de qualidade demanda tempo e muito esforço. Revender produtos assim não é a tarefa mais fácil do mundo e vai requerer bastante de você.

Você precisa tomar cuidado com o crescimento regional da empresa que você trabalha.

Todas essas empresas que trabalham com o marketing multinível têm um crescimento muito acelerado. Por isso, a sua concorrência acaba subindo com a mesma proporção.

Regiões inteiras conseguem ficar completamente saturadas em pouco tempo com tantos vendedores que fica realmente difícil de realizar as suas vendas.

Além disso, com o crescimento da empresa, cada vez mais vendedores entram no negócio. Alguns sem experiência alguma, podendo prejudicar o nome da empresa na região que você atua.

Como você pode ver, existem diversos pontos a serem considerados.

O modelo de negócio conta com várias vantagens, que são muito atrativas, mas também tem suas desvantagens que precisam ser avaliadas antes de qualquer mudança radical.

Outras formas de criar um negócio lucrativo

Dentro de tudo que te falamos, o marketing de rede pode ser a opção ideal para você garantir a sua renda extra.

Porém, este modelo de negócio tem seus pontos negativos, que precisam ser muito bem analisados para evitar furadas.

Conforme falamos anteriormente, o marketing multinível demanda muito tempo para construir a sua rede. Acredita-se que o tempo necessário para montar uma boa rede de clientes seja de no mínimo 3 anos.

Isso nos mostra que temos um modelo de negócio que é construído muito lentamente. O marketing de rede é levado como um trabalho secundário por muito tempo, antes de se tornar sua principal fonte de renda.

Dentro de um cenário onde você quer mudanças que não demandam tanto tempo, nem quer ficar preso a sua região, talvez outro negócio seja recomendado para você.

Imagine trabalhar a nível nacional, com resultados muito mais rápidos, criando sua empresa dentro de casa, em menos de 1 mês.

Parece uma proposta interessante, não é verdade?

Por isso, queremos te apresentar um modelo de negócio totalmente online, que pode ser aplicado facilmente e que vem crescendo cada vez mais no Brasil.

Totalmente diferente do marketing multinível…

Com ele você consegue um lucro considerável através da venda de produtos de qualidade, com investimentos mínimos em estoque.

Estamos falando do método de drop shipping, onde você vende o estoque de terceiros através da internet. Você cria uma loja virtual, que funciona como uma vitrine para os produtos do próprio fabricante.

Sua loja só faz o pedido para o fornecedor depois que o seu cliente faz a compra no seu site. O que elimina os custos com estoque, onde você compra a mercadoria e não consegue vender.

Após receber o dinheiro da venda, o seu fornecedor cuida do envio da mercadoria, direto para a casa do cliente.

Sendo assim, o seu trabalho é mínimo na venda do produto. Já que você atua como um portal entre o consumidor final e o fornecedor.

Ficou interessado no método de negócio drop shipping?

Confira este vídeo e veja como é possível montar um negócio dentro de casa, com baixo investimento.

Artigo publicado em 23/07/2018 com última atualização em 13/09/2019.

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Caio Ferreira é especialista em e-commerce, marketing direto e dropshipping. Criou o curso de dropshipping do Brasil mais completo do Brasil - o Negócio em 21 Dias 2.0 - e ajudou milhares de pessoas a mudarem de vida criando suas próprias lojas virtuais na internet sem gastar nenhum centavo comprando estoque de mercadorias.