manychat

Você já ouviu falar em Manychat? E em ChatBot? Caso trabalhe com ecommerce, é bem possível que a resposta seja positiva.

Mas você realmente sabe o que é o Manychat?
Como utilizar o Manychat para Facebook, Manychat para WhatsApp e outras mídias, além de como configurar o Manychat?
Não?

Então fique atento, pois são algumas das questões que vamos tratar neste artigo.

O Manychat é uma plataforma de automação digital que auxilia nos setores mais importantes para um negócio atualmente: atendimento ao cliente e marketing – que, consequentemente, gera mais vendas e fidelização de compradores.

O Manychat desafia até mesmo a hegemonia do e-mail marketing como estratégia para negócios digitais! Mas, agora, vamos direto ao ponto: o passo a passo para usar o Manychat.

Vamos lá? Preparado para aumentar seu conhecimento – e seu potencial – no mercado? Então siga lendo nosso tutorial sobre o Manychat e descubra o que ele pode fazer por sua empresa.

O que é Manychat?

Basicamente, o Manychat é uma ferramenta de chatbots para Instagram e Facebook, utilizada, ainda, no WhatsApp. Ela vem sendo bastante requisitada por empreendedores que têm negócios digitais e desejam turbinar o desempenho de suas empresas, ao melhorar a relação com o cliente.

Com o Manychat você pode desenvolver listas e efetuar a venda de produtos e serviços online, enviar recompensas e muito mais.

Como em outros programas de chatbot, é possível fazer a programação de um roteiro de perguntas e respostas, automatizando, assim, a interação com os usuários.

É uma tecnologia que evita ligações demoradas e, muitas vezes, confusas para o setor de atendimento das empresas.

A interação do chatbot com o lead é instantânea: a conversação se inicia com mensagens programadas, e, à medida que a pessoa responde, o aplicativo envia certas mensagens contendo novas perguntas.

Por isso, se você vende pela Internet ou é proprietário de uma loja física e deseja automatizar a interatividade com seus clientes e clientes potenciais, continue a leitura e descubra por que o Manychat pode ser muito útil para seu negócio.

A importância do Manychat

Com o Manychat, você pode otimizar os serviços de atendimento ao consumidor, economizando tempo e dinheiro.

Utilizando o Manychat, você irá, entre outras coisas:

  • receber automaticamente novos usuários, através de bots;
  • enviar conteúdo;
  • agendar mensagens;
  • responder a palavras-chave determinadas.

Eis a grande relevância do Manychat e dos chatbots, em geral: cada vez mais as pessoas abrem menos e-mails; o feed das mídias sociais são uma “algazarra” que propicia pouco alcance orgânico e o público está se tornando mais exigente e impaciente. 

Assim, o Manychat pode ser a solução ao fornecer conversas automatizadas e, ao mesmo tempo, personalizadas com os usuários. Tudo em tempo real, com uma taxa de abertura estimada em 80%

O Manychat e os chatbots são, portanto, uma revolução no empreendedorismo digital. 

Vantagens do Manychat

Não é à toa que a plataforma Manychat vem crescendo cada vez mais, ultrapassando 1 bilhão de usuários. Vejamos algumas das razões por que o Manychat se tornou um fenômeno no mundo dos negócios digitais:

Alcança mais público

Alcançar um público cada vez maior é tudo o que qualquer empreendedor deseja, de preferência convertendo-os em clientes fiéis. O bot do Manychat é voltado principalmente para o Facebook, que possui mais de 100 milhões de usuários brasileiros. Boa parte do seu público, com certeza, está lá!

Aumenta a taxa de cliques nas redes sociais

Isso ocorre principalmente no Facebook Messenger. Estima-se que o engajamento no Facebook Messenger seja 80% maior do que em outros canais online.

Atendimento a qualquer hora e em qualquer lugar

Desde que você esteja conectado à Internet. Um bot trabalha 24 horas por dia por você, todos os dias da semana.

Facilita a resolução de problemas e esclarecimento de dúvidas

As respostas costumam ser claras, simples e costumam corresponder às perguntas ou aos problemas mais frequentes do público da empresa. 

Poupa seu dinheiro e seu tempo

Afinal, tendo um robô trabalhando por você, totalmente personalizado por sua equipe de atendimento, permite que você dedique seu tempo e seu dinheiro a outros setores do negócio.

Entrega conteúdo interessante e engajador

Não basta “empurrar” produtos e serviços, mas entregar conteúdo que desperte a atenção do seu público-alvo, como e-books, artigos, descontos… Tudo isso você pode fazer com um chatbot como o Manychat, o maior de todos eles.

E você pode fazer de forma estratégica: agende para quais pessoas vai enviar, ou se para todas, segmente seus cadastrados por palavras-chave, etc.

Assim, você tem uma relação de maior proximidade com cada consumidor, ou seja, maior personalização, é “personalização” é uma das palavras do momento em termos de vendas.

O que é um chatbot e para que serve?

O Manychat é um chatbot, certo? Mas você sabe o que é um chatbot? Não é uma ferramenta tão inovadora assim. Porém, apenas em tempos recentes muitas empresas se propuseram a utilizar essa tecnologia para o marketing digital.

Chatbots, conhecidos ainda como chatterbot, são programas computacionais que procuram simular as falas e ações de um ser humano em uma conversação. O principal objetivo é solucionar problemas e responder a perguntas de maneira que o usuário tenha a impressão de realmente estar em uma conversa com outra pessoa; na verdade, ela conversa com um programa de computador. 

Assim, com o envio de mensagens, o programa recorre a uma base de dados e apresenta respostas que “imitam” o comportamento de um “atendente de carne e osso”. 

Há bots para várias redes sociais, como:

  • Instagram (Instabot);
  • Facebook;
  • Twitter;
  • YouTube;
  • WhatsApp.

Dentre as plataformas de bots, a mais popular é o Manychat, que é compatível com o Zapier, por exemplo. Este último é um serviço online que faz a automatização de ações entre vários aplicativos que você utiliza rotineiramente. 

A verdade é que o Manychat tem poucas limitações. Se você for criativo e souber usá-lo, é possível, por exemplo, fazer a integração da plataforma com sua landing page ou seu blog.

Como usar o Manychat?

Os chatbots ainda estão sendo testados, por isso é preciso ter cuidado ao usar o Manychat e fazer a configuração. 

Antes de mais nada, saiba que existem regras para usar chatbots em certas mídias, como Facebook Messenger. Atente-se à elas: faça textos curtos, crie personas para seu bot (o usuário deve saber que está conversando com uma ferramenta, por isso utilize personagens ou imagens), não seja excessivamente formal nas mensagens e não recorra a SPAM, por exemplo. 

Começando no Manychat 

Vá ao site do Manychat. Não há uma versão do site do Manychat em português, mas você pode fazer a tradução no navegador. 

Por outro lado, eles oferecem um curso de Manychat no próprio site – Free Course – além de excelente suporte – em inglês, mas basta traduzir.

Clique em GET STARTED na home (se quiser a versão gratuita, se não, consulte Pricing).

Em seguida, conecte sua conta no Facebook ao Manychat clicando no botão azul e marcando “I agree…”, ou seja, você concorda com as regras. Pode lê-las, em inglês, clicando nos links ao lado.

Vai abrir uma janela, clique em “Continuar como (seu nome no Facebook)”.

Confirme a integração da plataforma com o Facebook. Veja que você pode editar as permissões do Manychat, basta clicar no link.

Forneça informações sobre seu negócio, e concorde com a utilização de cookies clicando Accept. Após preencher as informações do formulário, clique em Continue.

Agora é hora de escolher quais das páginas que você administra você vai querer trabalhar com o Manychat. Clique “Connect”, ou “Create Facebook Page” para criar uma página no Facebook vinculada ao Manychat.

Fale mais sobre sua página e seu negócio. Repare que nem todas as plataformas são aceitas pelo Manychat em negócio de ecommerce. Clique em Continue.

Pronto! Agora você tem seu painel de cliente. As funções estão à esquerda. Você pode ver quais recursos poderá ter na versão PRO, ou seja, paga, mais adiante.

Chatbot Facebook

O Manychat está disponível, especialmente, para Facebook. Mas também pode ser utilizado em outras redes, como Instagram, WhatsApp, Twitter, páginas para captura de leads e sites.

O Manychat para Facebook é o que vem sendo mais utilizado, através de conversas automatizadas que respondem às perguntas frequentes de usuários no Facebook Messenger. 

Estas conversas podem:

  • mostrar o que seu produto ou serviço pode fazer;
  • colher informações dos usuários;
  • enviar conteúdo útil para o público-alvo;
  • estimular o público-alvo a realizar uma compra.

Utilizando o Manychat no Facebook

Como dissemos, os chatbots no Facebook Messenger estão “na crista da onda”. Saiba que o Manychat é gratuito para Facebook. 

E o que o Manychat pode fazer por você nessa rede social?

  • criar bots de forma rápida, sem codificação: basta arrastar e soltar elementos do bot para enviar os textos, imagens, áudios, vídeos e outros arquivos no Messenger;
  • criar menus personalizados com respostas automáticas advindas dos bots, para as perguntas mais comuns (FAQ);
  • enviar mensagens baseadas em palavras-chave e fazer a automatização de ações;
  • criar um pop up chamado popover, ao deslizar o mouse em determinado lugar da sua página ou seu site;
  • criar páginas de destino;
  • criar botões;
  • criar códigos QR e widgets personalizáveis que promovam seu bot no Messenger;
  • gerenciar conversas em sua página com o Live Chat.

O Manychat é o melhor chatbot para Facebook da atualidade. Ele cria um robô no Messenger: sequências de textos ou conteúdos programadas, segmentando usuários com tags e enviando mensagens com anexos.

Mas, se você pretende utilizar Manychat para Facebook, deverá possuir uma página no Facebook, bem como os direitos de administrador, que vão permitir seu gerenciamento. Você poderá criá-la durante o cadastro no Manychat.

Como mencionamos, o Manychat é gratuito para Facebook, embora haja uma versão paga (PRO) mais completa (utilizada também em outras redes e mídias sociais).

Versão PRO

Você pode migrar para a versão PRO a qualquer momento. O modelo pago do Manychat apresenta mais recursos, é claro, como:

  • Dashboard: conferir os inscritos na sua lista e consultar seu número e os descadastrados;
  • Audience: acessar a lista de usuários cadastrados na automação: utilize filtros para avaliar os dados da sua audiência;
  • Live Chat: você pode encontrar as mensagens que receber dos inscritos em sua lista: é possível interagir de forma manual ou por uma sequência de mensagens;
  • Growth Tools: você pode gerar tráfego para seu bot no Messenger; esse bot é apto para páginas de captura e sites, por exemplo;
  • Broadcast: envie mensagens para todos os inscritos na lista de uma vez;
  • Automação: faça a configuração da automação do atendimento da sua lista.

Na versão PRO do Manychat, você pode fazer a configuração de respostas personalizadas, assim como definir regras para automatização das respostas destinadas a quem interage com você.  

Como configurar o Manychat?

Uma das questões mais importantes é como configurar o Manychat para que ele realmente seja útil para seu negócio.

Siga os passos:

  • em sua conta, clicar em “Growth Tools” e então em “New Growth Tools”;
  • uma lista com várias alternativas de Widget vai aparecer, escolha a que desejar;
  • configure suas opções pessoais em Initial State, Submitted State e Opt-in Actions; elas não influenciam a integração com o Klickpages;
  • clique em Setup e prossiga a integração;
  • configure os Widgets Slide-In, Modal, Bar e Page Takeover;
  • aperte Setup e então Install JavaScript Snippet, e, na caixa que surgir, clique Add new website e digite seu domínio personalizado ou o subdomínio do Klickpages; aí, é só clicar em Add e em Next;
  • Um código vai ser gerado para você o inserir na tag <head> da sua página: copie-o;
  • insira o código em <head> da sua página do Klickpages; 
  • acesse a edição de sua página, clicando em Configurações avançadas e em Scripts.

É isso aí! Esperamos que este conteúdo sobre o Manychat tenha sido útil para você.

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Caio Ferreira é especialista em e-commerce, marketing direto e dropshipping. Criou o curso de dropshipping do Brasil mais completo do Brasil - o Negócio em 21 Dias 2.0 - e ajudou milhares de pessoas a mudarem de vida criando suas próprias lojas virtuais na internet sem gastar nenhum centavo comprando estoque de mercadorias.