como montar loja virtual sem estoque

Você sabia que é possível montar uma loja virtual sem estoque? E, isso significa, além de economizar, boas oportunidades de aumentar suas vendas. É uma alternativa perfeita para quem possui baixo investimento, mas mesmo assim quer expandir ou começar um novo negócio.

Essa também é uma saída para implementar novos produtos no inventário do seu e-commerce sem realizar investimentos incertos. Ao invés de comprar um grande número de itens, sem saber se venderá ou não, é possível incluí-los em em sua loja sem possuir um estoque.

Dessa forma o gestor conseguirá sentir o que seu público achou do produto antes de estocá-lo. Quer saber como montar a sua loja virtual sem estoque com baixo investimento? Veja essas dicas incríveis:

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Pare de estocar produtos agora mesmo!

Estocar produtos é uma prática comum em muitas lojas, seja online ou física. Mas o maior desafio de qualquer gestor é acertar na quantidade de produtos estocados. Há o risco de comprar itens demais e o produto não ser vendido. Isso acaba imobilizando o capital de giro e aumentando os custos com mercadoria parada. Por outro lado, a quantidade adquirida pode ser insuficiente para atender todos os pedidos, perdendo vendas futuras.

Ter um armazém como estoque de produtos está se tornando um método obsoleto e ultrapassado de administrar uma loja virtual. Esse tipo de estratégia gera enormes custos que podem ser evitados. Mas terceirizar o estoque, evita riscos de faltar ou ainda ficar com uma grande quantidade de produtos perdidos — e até perdendo seu valor.

A logística é outro ponto que merece atenção. Quando se tem um estoque de mercadorias, precisa pedir os itens com antecedência ao fornecedor. Portanto, é preciso pagar por eles antes de vendê-los. Isso demanda investimento altíssimo, afinal, nem sempre você venderá todo o estoque.

O produto sairá do fornecedor para o seu estoque e, depois de vendido, você ainda precisará enviá-lo ao comprador. Ou seja, mais custos com envio de produto. Além de encarecer para o consumidor final, diminui os seus lucros. Por outro lado, sem o estoque, o prazo de entrega para o seu cliente se estenderá, podendo — ou não — influenciar na decisão de compra dos consumidores.

Em poucas palavras, para manter e fazer a gestão de um estoque é essencial investir pesado e arriscar-se. Mas, gerir um negócio sem estoque de mercadorias oferece ótimo custo benefício e economia.

Vantagens de ter uma loja virtual sem estoque

Você já viu que manter um estoque transbordando produtos é arriscado e caro demais. Por outro lado, trabalhar com estoque terceirizado é uma alternativa fantástica para diminuir os custos, principalmente quando está inserindo novos produtos em seu e-commerce.

Esse modelo de negócio, basicamente funciona da seguinte forma:

  1. Você anuncia o produto em seu e-commerce;
  2. O consumidor compra o produto;
  3. Você notifica o fornecedor da venda efetuada;
  4. Se necessário, o fornecedor fabrica o produto;
  5. E envia o produto diretamente para o cliente final.

Dessa forma o caminho que o produto percorre é encurtado, o envio é direto para o consumidor final, sem a necessidade de ficar estocado em um armazém. Isso diminui custos com logística, transporte, aluguel de galpão para estoque e até mesmo funcionários.

Há ainda uma enorme lista de vantagens de optar trabalhar com uma loja virtual sem estoque físico:

Maior número de fornecedores para o seu e-commerce

Primeiramente, entenda que escolher muito bem os parceiros para esse tipo de negócio é essencial. Afinal, por mais que a entrega seja de responsabilidade do fornecedor, você é o vendedor. Portanto, se houver problemas, o cliente entrará em contato com você — falaremos sobre isso mais adiante.

Há muitos fornecedores que optam por esse sistema. Selecione os melhores que trabalham com os itens que você pretende vender na internet. Em seguida, investigue cada um deles antes de fechar negócio. Atente-se principalmente a qualidade dos produtos e ao cumprimento de prazos. Afinal, ninguém gosta de receber seus produtos fora do prazo, não é mesmo?

Lembre-se, os fornecedores são extremamente importantes para o sucesso da sua loja sem estoque.

Analise também a forma com a qual esse fornecedor trabalha. A mais conhecida é chamada de “just in time”. Nesse método, os produtos são produzidos e entregues sob medida. Ou seja, tudo é adquirido somente quando necessário. Isso faz com que o estoque seja desnecessário e diminua os riscos de perder dinheiro com produtos encaixotados.

Trabalhando com estoque terceirizado, há possibilidade de atuar com mais fornecedores. Isso fará com que seu e-commerce seja completo com uma boa linha de produtos disponíveis.

Mercado inexplorado

Por ser um mercado inexplorado, há muitas oportunidades fantásticas de negócio!

Empresas que trabalham dessa forma já provaram todos os benefícios possíveis de manter uma loja virtual com estoque zero. Vale frisar que, para que o negócio funcione efetivamente é imprescindível alguns cuidados, como a escolha dos fornecedores — como dito acima —, o cumprimento de prazos, as negociações financeiras entre outros fatores.

Por outro lado, há também os riscos que precisam ser considerados. Por não ter o produto em suas mãos, o prazo de entrega para o seu consumidor final é maior. Isso pode ser um fator importante na hora de decisão de compra. E, mesmo com fornecedores de confiança, existem imprevistos que podem atrasar ainda mais a entrega. Com isso, você terá problemas com reclamações e até perder vendas futuras.

Coloque todos esses pontos na balança e, decida se irá se aventurar nesse mercado inexplorado. Para que realmente funcione, esse tipo negócio exige uma boa administração.

Custo benefício

O principal custo benefício de manter uma loja virtual sem estoque é financeiro. Você economiza uma boa quantia, já que:

  • Não há necessidade de comprar muitos itens de uma vez;
  • Não é necessário manter um armazém ou galpão como estoque;
  • O quadro de funcionários é menor, já que não precisa de estoquista;
  • Custos com logística também são diminuídos, já que o produto sai de fábrica direto para o cliente final.

Esse modelo de negócio é perfeito para quem está começando a montar uma loja virtual ou para quem está em fase de testes incluindo produtos em seu inventário. Para mantê-lo, a comunicação e sincronia perfeita entre lojista e fornecedor fazem total diferença. Afinal, quanto mais tempo demora em passar o pedido, mais tempo demorará para que o cliente final receba o seu produto.

A margem de lucro costuma ser menor, pois o preço de compra no modelo drop shipping é mais caro do que o preço de compra em atacado, porém você ganha na venda de grandes quantidades, já que os preços são competitivos. Além disso, os custos operacionais são reduzidos e você não precisa assumir todo o risco da entrega.

Para pequenos empreendedores digitais ou até iniciantes isso é ótimo! Com isso, será possível investir mais em estratégias de marketing e até pensar em um pequeno estoque futuro, para agilizar a entrega dos itens mais vendidos, por exemplo.

Dicas para montar uma loja virtual sem estoque

Dicas para montar uma loja virtual sem estoque

Você já viu que montar uma loja virtual sem um estoque físico é vantajoso, possui ótimo custo benefício e que é essencial ter bons fornecedores. Mas afinal, como montar o seu e-commerce com estoque terceirizado? Segue algumas dicas para ajudar nessa jornada:

Escolha um bom nicho de mercado

Uma loja virtual sem estoque possibilita trabalhar com vários fornecedores. No entanto, recomenda-se começar com um nicho. Empresas focadas possuem mais chances de sucesso, já que acabam tornando-se autoridades sobre determinada categoria de produto.

Na hora da escolha, leve em consideração o tempo de fabricação do produto. Alguns itens demandam mais matéria prima e até meses para a produção. Outros demoram apenas alguns dias ou até mesmo horas para ficar pronto. Isso influencia diretamente na entrega ao consumidor, afinal, quanto mais tempo para ser fabricado, maior será o prazo de entrega.

Portanto, elabore a sua lista de produtos vendidos com base no tempo de produção, na credibilidade dos fornecedores e na qualidade dos itens.

Escolha seus fornecedores com cuidado — muito importante!

Você já sabe que os fornecedores adequados são cruciais para amenizar os riscos. É um tópico tão importante, que merece o máximo de sua atenção. Primeiramente, apesar de existir várias empresas que aceitem trabalhar com esse tipo de parceria, verifique se de fato ela é confiável.

Ao buscar por fornecedores, poderá obter inúmeros resultados. Nunca feche parcerias com todos antes de peneirá-los. Nessa etapa o trabalho será árduo, pois necessitará de muita pesquisa. Mas tudo isso evitará dores de cabeça futuras.

Já que esse modelo de negócio possibilita ter vários fornecedores, escolha de dois a três para o mesmo produto ou subnicho. Dessa forma, se tiver problemas com um, já terá a quem recorrer em casos de urgência.

Antes de fechar negócio com qualquer fornecedor:

  • Conheça a empresa e todo o processo: desde o recebimento do pedido, a produção até a entrega ao consumidor final;
  • Converse com os responsáveis para compreender como funciona o processo;
  • Analise a forma como a comunicação é feita, veja se há sincronia;
  • Procure na internet reclamações de outros lojistas e até consumidores;
  • Se possível, converse com outros parceiros da empresa.

Descarte as empresas que possuem preços muito elevados ou ainda que possuam muitas reclamações. Se o fornecedor estiver com o site desatualizado, é um sinal para analisá-lo com mais calma e cuidado. A falta de atualização pode indicar descuido ou apenas que contrata terceiros para administrar sua página virtual.

Dica: ao procurar por fornecedores na internet, procure também por “distribuidores”, “atacadistas”, “fabricantes” e outros semelhantes. A empresa poderá usar quaisquer umas dessas palavras para se identificar. O AliExpress é uma plataforma bastante utilizada para encontrar fornecedores drop shipping.

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Atente-se aos prazos

Atente-se aos prazos de pagamento e de entrega. Alguns fornecedores aceitam parcelar sua compra ou ainda oferecem um prazo maior. Dependendo da forma como você vende, pode ser uma grande vantagem ter algum tempo para pagar.

Ao comprar do seu fornecedor com prazo para pagamento, você ganha um tempo para se programar, sem ter que investir grandes valores. Isso é ótimo para quem está iniciando um e-commerce ou inserindo novos produtos em seu catálogo virtual.

Reforço também a questão do prazo de produção e de entrega. Analise esses dois pontos em conjunto: a entrega pode ser rápida, porém a produção demorada. Isso faz com que o cliente final tenha que esperar mais pelo produto. Analise qual o melhor prazo entre os possíveis fornecedores.

Escolha uma boa plataforma para sua loja

Existem milhares de plataformas para criação de loja virtual, nacionais e internacionais, cada uma com suas características, benefícios, preços e personalização. Dependendo da sua necessidade e do quanto você pode investir na criação do seu ecommerce.

A maioria das plataformas oferecem várias opções de personalização, e muitas delas você não precisa ter conhecimentos de programação, e nem se preocupar em aprender a criar um site, pois oferecem modelos prontos e editáveis de acordo com a sua necessidade.

Como começar um negócio online e abrir uma loja virtual sem estoque

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