logo de loja

Criar uma logo de loja não é um bicho de sete cabeças, e vamos te provar isso ao longo desse artigo, com dicas, exemplos, ferramentas e o que você vai precisar para criar uma identidade profissional para o seu negócio.

Imagino que você já criou o nome da sua loja virtual. Está tudo pronto para ir ao ar: o site está todo finalizado, os produtos cadastrados. Mas falta ainda algo muito importante: a logomarca da sua loja virtual.

Sim, você precisa de uma logo de loja matadora para tornar o seu negócio mais conhecido no mercado e, desta forma, fidelizar mais clientes.

Ter uma logo de loja que realmente reflita o que a sua marca representa faz toda a diferença na hora de alavancar as suas vendas e tornar o seu e-commerce um sucesso.

Ou, se a sua loja virtual está no ar e ainda não está vendendo como deveria, apesar de tudo o que já foi feito, já pensou em reformular a sua logomarca e mudar totalmente este cenário?

Neste artigo, você vai saber como realizar este feito. Portanto, continue a leitura.

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É muito importante ter uma logo de loja muito bem feita para que a sua loja virtual dê certo. A logo de uma loja virtual tem nada mais nada menos do que a missão de passar todos os valores do seu negócio de maneira visual e gráfica.

É aquele esperado momento em que o cliente entra na sua página e já sabe o que está por trás do que vê através da sua logo. Por isso, as cores, formas e imagens envolvidas na sua logo vão dizer muito sobre a sua loja virtual e todos os produtos anunciados.

Basta reparar nas logos das lojas virtuais: se a logo escolhe cores mais neutras e possui um tom minimalista, pode ter certeza de que se trata de uma loja virtual com produtos elegantes e até mesmo com um certo toque feminino.

Já se a loja virtual aposta em cores mais vivas com formas mais modernas, provavelmente combina com produtos relacionados a esporte.

Ter uma boa logomarca é o passo inicial para a construção do posicionamento da sua marca. E, quanto mais a sua marca ficar conhecida, mais isso vai refletir positivamente no resultado das vendas da sua loja virtual.

A diferença entre logo e marca

Para saber do que se trata, vamos a algumas explicações: a logo ou logotipo é a identificação da empresa com uma letra bacana e que represente o conceito que deseja passar ao consumidor final.

Pense na logo de uma loja famosa como a do McDonald’s. Foi escolhida uma fonte que remete ao lúdico e, ao mesmo tempo, traz o conceito de rapidez e urgência.

Afinal, é uma loja de fast food e as pessoas precisam comer rápido. Elas sentem fome, compram, comem e vão embora.

logo mc donalds

Entende como a logo é importante para a sua marca?

Agora, vamos falar da marca. A marca nada mais é do que a identidade visual da empresa representada por um desenho, que se torna tão representativo que dispensa até mesmo o nome da loja.

A marca vai além do desenho: lembra da marca da revista Playboy, do Coelhinho? Em qualquer lugar do mundo as pessoas associam esta imagem à famosa revista americana.

Ou seja, a logo e a marca ficam no subconsciente do consumidor e fazem com que ele escolha a sua loja, o seu produto de forma muito mais inconsciente do que imaginamos.

Como conseguir uma boa logomarca

Existem diversas possibilidades de fazer a logo de loja. Você pode fazer por si mesmo, buscando dicas em sites que ajudam nisso e oferecem ferramentas extremamente simples, ou contratar profissionais que podem fazer isso por você, o que pode garantir um resultado mais profissional.

Mas isso depende da sua familiaridade com seu lado designer. Caso sinta alguma insegurança em partir para voo solo e fazer a sua logo sozinho, o melhor mesmo é contratar um profissional para ajudar no desenvolvimento da sua logo.

Contratar um profissional no We do logos

Um dos sites mais conhecidos é o We do logos. Nele, você tem mais de 80 mil designers que fazem parte de uma comunidade. Funciona da seguinte maneira: você recebe algumas propostas e escolhe a que mais se adapta ao que está disposto a pagar. Para ter uma ideia, o site tem mais de 36 mil empresas atendidas.

Contratar um profissional no 99 designs

Outro site que também possui muita demanda é o 99designs. Nele, você também pode escolher um designer ou pode ainda abrir um concurso para escolher a logo de loja que mais se adapta ao seu negócio.  

E sem contar que existe a possibilidade, em ambos os sites listados, uma lista de logos para você se inspirar e encontrar a que mais tem a ver com o que você procura.

Ferramentas para criar logo grátis

Criar uma logo pode parecer no primeiro momento uma tarefa complicada, mas depois de conhecer algumas ferramentas gratuitas para criar sua logomarca, você vai ficar muito mais tranquilo. Principalmente se você está começando agora ou se o seu orçamento está um pouco apertado.

Veja agora uma lista com ótimos sites para criação de logomarca gratuita online, com modelos de logotipo para você se inspirar e começar a criar o seu.

1. Canva

Faça a sua própria logomarca no Canva.

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Logo de loja virtual no Canva

Se você está disposto a fazer a logo da sua loja virtual sozinho, existem alguns sites e ferramentas gratuitas que podem te ajudar.

Na lista, estão nomes como Ponto Contra, Logaster e Online Logo Maker. Mas a nossa melhor indicação é o Canva, um dos mais simples e que possui muitos recursos e ideias para que você possa usar como ponto de partida para fazer a logo da sua loja virtual.

A plataforma é bastante intuitiva. No Canvas, você não precisa baixar nada e pode fazer tudo online. Basta você fazer upload das suas próprias imagens através da interface oferecida e de forma totalmente gratuita.

Preço: No Canva é possível criar logotipo grátis.

2. Oberlo Logo Maker

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Criar logo no Oberlo Logo Maker

Com o auxilio dessa ferramenta desenvolvida pelo Oberlo, você não vai precisar contratar um designer profissional, ou passar horas dedicado a tarefa de criar sua logomarca. A função desse gerador de logo gratuito online é facilitar o seu trabalho e agilizar a criação da sua logomarca através de modelos rápidos.

Você pode com o Oberlo Logo Maker escolher em um grande banco de ícones para representar a sua empresa, personalizando cores, tamanho, posicionamento e mais.

Preço: Criar logo grátis no Oberlo Logo Maker é gratuito.

3. Hatchful

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Criar logo grátis no Hatchful

Este criador de logos online gratuito é também uma ótima solução para criar designs melhores sem a necessidade de contratar um profissional.

Uma das suas vantagens que o Hatchful permite é permitir que você personalize o logotipo da sua marca com base nas suas preferências.

Com uma metodologia simples através do passo a passo, você primeiro escolhe a área de atuação na sua empresa, depois você escolhe o estilo visual e adiciona o nome e slogan (se desejar).

Você então seleciona o melhor logotipo que atenda às suas necessidades, e pode realizar edições como fonte, cores, ícones e todo layout.

Preço: Você pode criar logo grátis no Hatchful.

4. Ucraft

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Criar logotipo gratuito no Ucraft

A empresa de construção de sites Ucraft desenvolveu uma ferramenta gratuita de criação de logomarcas. Na ferramenta você pode criar um logotipo usando uma grande variedade de ícones, textos e formas.

Neste criador de logotipos grátis e simples de usar, em menos de 10 minutos você pode criar e exportar o seu logotipo.

Para começar a usar o criador de logotipos gratuito é necessário criar uma conta simples no site. Mas vale a pena visto que esse é um ‘pequeno preço’ em troca de um belo logo com aparência agradável para seu negócio. Após a conta criada, você terá um arquivo com alta resolução com sua logo transparente em formato.PNG, gratuitamente.

Preço: No Ucraft é possível criar um logotipo gratuito.

5. LogoMakr

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Criador de logo online gratuito LogoMakr

Ao acessar o LogoMakr, você vai ver um vídeo que mostra exatamente a forma de usar a ferramenta gratuita.

Com interface simples de arrastar e soltar, este criador de logo online gratuito é muito fácil de usar, apesar de possuir algumas limitações se comparado com as ferramentas acima.

A opção com baixa resolução é grátis para baixar, mas você precisará pagar se desejar o arquivo de alta resolução.

Preço: O arquivo de baixa resolução é gratuito, e o arquivo com alta resolução custa US $ 19.

6. Online Logo Maker

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Logotipo gratuito Online Logo Maker

Este criado online de logomarcas permite que você adicione símbolos e textos. A diferença para os outros criadores de logos online é que você também pode enviar as suas próprias imagens.

Além disso, outra grande vantagem é que no Online Logo Maker você pode adicionar o seu logotipo finalizado em cartões de visita, utilizando vários modelos.

Preço: O logotipo pode ser baixado de gratuitamente no tamanho 500px, já o logotipo de alta resolução custa US $ 49.

7. MarkMaker

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Criar logos grátis no MarkMaker

Considerado como um protótipo, mas ainda assim considerado impressionante, este software gera várias opções de logotipo após você digitar o nome da sua marca.

Em seguida você seleciona os logos que mais gostou e a área de atuação que mais se enquadra no seu negócio.

A inteligencia desse software de design de logo captura dados e aprende o tipo de opções você gosta, por isso é importante marcar as opções que você mais gostou.

Após encontrar um logo que te agrade, passe o mouse sobre o logotipo e clique no ícone de lápis para editar da forma que preferir.

Quando terminar você pode baixá-lo imediatamente.

Preço: Você pode criar logomarca grátis no MarkMaker, com opção para que você possa doar $ 3 ou $ 5 se quiser.

Saiba como fazer uma boa logo de loja virtual  

Agora que você já sabe como dar o primeiro passo para montar uma logo de loja incrível, e conhece várias ferramentas para criação de logomarca gratuita online, existem algumas dicas que você deve seguir caso tenha decidido fazer sozinho.

Menos é sempre mais

A simplicidade faz toda a diferença. O ideal é criar uma logo simples e que transmita a mensagem de maneira clara e direta sobre o que pretende passar ao consumidor final.

Criar uma logo difícil de ser reproduzida dificulta em variados aspectos a promoção da imagem da sua loja virtual, além de não facilitar em nada a sua divulgação.

Faça uma logomarca de fácil memorização

A logomarca deve ficar na mente do seu cliente, mais precisamente no seu subconsciente. Isso quer dizer que ele não deve ter que ver a logo mais de três vezes para associar a logo à sua loja, entende?

Para fazer um teste muito simples, pense em três produtos que você associa rapidamente à logomarca. Pensou? Veja como a logo vem à sua mente rapidamente e, em seguida, o produto. Portanto, siga o mesmo raciocínio. Logos como as do Itaú, Havaianas, Gilette, Bombril, Coca-Cola, por exemplo, já fazem parte da história nacional.

Parece exagero, mas se pensar logo de cara num desses nomes, repare como você quase que imediatamente já associa a logo ao produto.

O poder do design

Design é tudo. Faça esboços da logo que deseja no papel mesmo, para não errar na hora de criar a sua logo definitiva.

A logo da sua loja virtual deve se destacar das outras que existem no mercado. Não cometa, em hipótese alguma, plágio.

Não esqueça de pedir opinião de quem entende do assunto, e também de alguém que não tem habilidade com designer. Pode ser um amigo designer, ou até mesmo um empreendedor, como você.

Não exagere nas cores

Não use cores em excesso e nem muito diferentes umas das outras.

Vale destacar que a cor desperta a emoção exata que pretende causar no consumidor. Portanto, veja a psicologia das cores, dê uma olhada no círculo cromático, e como aplicar cada cor em seu logotipo. Pense nisso!

Teste o tamanho e as fontes usadas

Não adianta nada fazer uma logo incrível sem testar as fontes e o tamanho de cada. Lembre que as fontes devem ser legíveis mesmo em tamanhos muito reduzidos.

A sua loja é virtual, mas se você quiser usar a sua logo num adesivo, por exemplo, tem que ter uma boa qualidade mesmo em tamanhos menores para não ficar aquele aspecto de granulado ou distorcido.

Escolha fontes distintas

Já sobre as fontes, não use duas diferentes. Escolha a que mais tem a ver com o seu negócio e vá com tudo!

A fonte também é uma forma de comunicação, alguns logotipos são compostos inclusive somente pelo nome da marca em uma determinada fonte, que muitas vezes é criada exclusivamente para isso. Então, cabe a você escolher fontes que não confundam o cliente.

Conclusão

Curtiu nosso artigo?

Então, agora que você já sabe como criar uma boa logo, escolha o que fica melhor para a sua loja virtual: criar sozinho ou com a ajuda de profissionais?

O que importa é ter uma logo simplesmente incrível e que possa alavancar suas vendas!

Se prefere fazer sozinho, siga nossas dicas e, quem sabe, você até descubra um talento escondido, hein?

Já se vai contar com profissionais nessa missão, busque aquele que tem exatamente a mesma pegada do que precisa. E busque sempre exemplos de logos, navegue bastante.

Um empreendedor deve estar sempre antenado a novidades e, de quebra, usar o que for bacana para o seu negócio.

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Artigo publicado em 14/09/2018 com última atualização em 27/02/2019.

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Responsável pelo marketing da Empreenda Ecommerce e junto do time de conteúdo tem a missão de ajudar qualquer pessoa a empreender e ter sucesso no mercado de e-commerce. Ele também acredita que a 'Força' é o que dá poder a um Jedi e mantém a galáxia unida.