google adwords como funciona

Você que tem um e-commerce, qual é seu objetivo principal? A resposta é óbvia e vale para qualquer vendedor, na Internet ou fora dela: VENDER.

Vender pela internet é extremamente promissor, porém a concorrência é cada vez maior e por isso é necessário sempre se informar sobre as melhores ferramentas para seu negócio, de forma a atingir em cheio o público-alvo e propiciar retornos satisfatórios.

Uma das ferramentas mais importantes e utilizadas em termos de marketing digital é o Google AdWords, que passou a ser chamado de Google Ads. Com ele, você pode anunciar seus produtos no Google.

Para extrair o melhor do Google Ads, no entanto, é necessário ter algumas noções sobre marketing online, visando a conseguir um bom Retorno Sobre Investimento (ROI).

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre o Google Adwords e como ele funciona. Também iremos mostrar a você tudo o que precisa para começar a anunciar de maneira prática e rentável.  

Preparamos um passo a passo prático sobre Google Adwords e dicas para você criar os melhores anúncios, aqueles que vão atingir seus objetivos e fazer você lucrar.

Para facilitar a sua navegação, criamos uma estrutura dos tópicos abordados, que são os seguintes:

Vamos entender como funciona o Google Adwords, agora chamado de Google Ads, e dar um “up” no seu negócio?

Vem com a gente, você não vai se arrepender!

Google Adwords: como funciona?

Para começar, você irá conhecer o funcionamento do Google Adwords. Em resumo, é uma ferramenta de links patrocinados, voltada especialmente para empresas que vendem pela internet.

Desde junho de 2018, o Google Adwords passou a se chamar Google Ads, como falamos anteriormente, visando simplificar o seu nome.

O Google Ads funciona baseado em desempenho: quanto melhor você trabalhar, melhores resultados vai conseguir. Ou seja, no Google você pode pagar pelos resultados, através do sistema de “Custo Por Clique – CPC”. Sem cliques, leads ou vendas, nada de pagar. É diferente do sistema de “Custo por Impressões” (menos vantajoso).

O Google Adwords é, simplesmente, a melhor forma de SEM (Search Engine Marketing) que existe na atualidade, e a publicidade, a maior fonte de renda do Google. Cerca de 95% da receita do Google vêm do Google Ads, sendo que a empresa fatura 75 bilhões por ano.

Empresas investem no Google Ads para que as páginas com seus produtos sejam bem ranqueadas nas buscas, a partir de palavras-chave relacionadas aos itens vendidos.

Embora o Google priorize as grandes empresas, consagradas no mercado, nas buscas, se você entender o Google Adwords e como funciona, poderá conseguir grandes resultados, gerando muitas vendas.

Por outro lado, o Ads possui uma lista de palavras-chave mais rentáveis, e você pode consultá-las, levando em consideração os produtos que vende. Saber quais palavras-chave utilizar em seus anúncios envolve também estratégias de Search Engine Optimization (SEO).

Assim, o Google é como um leilão que faz a combinação da oferta realizada com a qualidade do conteúdo disponibilizado. Parece complicado, mas a fórmula é simples: qualidade nos anúncios, somada a bons lances, é sucesso, ou seja, retorno financeiro.

Ok, você sabe que o Google Ads é uma ótima ferramenta – se bem utilizada – para gerar renda e atingir em cheio o público-alvo, mas como começar a anunciar nesta plataforma? Será que não é muito complicado?

A resposta é: não é a coisa mais fácil do mundo criar anúncios que vendem no Ads, mas, a partir de alguns procedimentos simples, você poderá ter um excelente retorno. E, claro, com paciência e aperfeiçoamento constante de seus conhecimentos em marketing digital.

Como anunciar no Google Adwords passo a passo?

Antes de tudo, você precisa definir um orçamento para cada campanha de anúncios. Saiba das seguintes informações:

  • O orçamento para investimentos é sempre fixo;
  • A interface do Google Ads não é muito fácil de ser utilizada, então cuidado para não “meter os pés pelas mãos”: não queira alterar todas as funções sem estudá-las;
  • Você não precisa desistir do Google Ads logo de cara, como muita gente faz. É necessário um certo tempo para aprender a trabalhar com essa ferramenta, mas, aos poucos, você vai conseguir extrair o melhor dela.  

Ao longo do tempo, o Google realizou várias mudanças no Google Adwords para atender melhor aos anunciantes e aos potenciais compradores.

Algumas destas modificações são:

  • Apresentação mais limpa dos anúncios;
  • Indicador de anúncios, como uma etiqueta verde, que diferencia os links patrocinados dos resultados orgânicos sutilmente, fazendo com que o usuário possa clicar em um anúncio pago sem nem perceber;
  • Anúncios Estendidos (ETA): melhora a visualização e a usabilidade para o usuário;
  • Anúncios com 2 títulos de 30 caracteres cada um, e uma terceira linha com 80 caracteres;
  • Visualização em computador ou mídias móveis (smartphone, por exemplo);
  • O preço pode ser exibido, caso o vendedor queira, antes que o usuário clique na página (somente para empresas com versão de páginas para smartphone).

Também é possível anunciar através do Google Shopping, desde que você tenha uma conta no Google Merchant Center. Mas não se esqueça de que, ao contrário do Google Shopping, os preços não são automaticamente atualizados, você precisa fazer isso.

Certo, você já tem uma noção de como funciona o Google Adwords, então agora você irá aprender como anunciar nesta plataforma passo a passo.

Tipos de anúncios no Adwords

Existem 4 tipos de anúncios básicos no Google Adwords:

  • Anúncios em rede de pesquisa: são mostrados nos resultados de pesquisa para certas palavras-chave, aparecendo destacados no início e no fim dos resultados da busca com uma legenda “Anúncio”. Indicados para vender a pessoas que buscam itens específicos. O vendedor só paga se a pessoa clicar no link do anúncio;
  • Anúncios na rede de display: anúncio mostrado em sites, em páginas e blogs que formam a Rede de Display do Google. Ela atinge 90% dos usuários da Internet. Esses anúncios gráficos podem ser configurados conforme segmentação, palavras-chave, remarketing e dados demográficos. Podem ser banners com elementos interativos e animações, textos com título, descrição, nome da empresa e URL, anúncios no Gmail, visualizados na caixa de entrada, e anúncios em aplicativos para dispositivos móveis;
  • Anúncios no YouTube: exibidos nos vídeos, no início ou durante a exibição. Você pode veicular campanhas em vídeos, selecionando o público desejado, e só paga quando as pessoas interagem com a campanha. Caso o usuário acabe pulando o anúncio antes dos 30 segundos ou do fim, o anunciante não paga nada;
  • Anúncios em aplicativos: promovem seu negócio ou seu aplicativo para usuários de iOs ou Android, envolvendo toda a Rede do Google: pesquisa, Google Play, YouTube e sites e apps para dispositivos móveis.

Criando uma conta no Google Ads

Bem, tendo as primeiras noções sobre como funcionam os anúncios no Google Ads, é hora de começar a anunciar.

Primeiro, crie uma conta no Google Ads. Arrastando a barra lateral direita para baixo, vai aparecer um botão “Comece Agora”. Clique nele.

O site vai mostrar uma lista de todos os e-mails Google que você tem, escolha um para o cadastro no Ads. Caso queira utilizar outro e-mail, escolha “Utilizar outra conta” e digite o e-mail ou clique em “Criar conta”.

Mas vamos supor que você escolha uma das suas contas do Gmail. A tela seguinte será exibida:

Nesta tela, o Google Ads quer saber qual é o principal objetivo da sua campanha: gerar mais chamadas, gerar mais visitas à loja física ou gerar mais inscrições ou vendas pelo site.

Caso você já tenha uma ideia de como utilizar o Google Ads, clique em “Tem experiência com o Google Ads?” e crie a campanha por si mesmo, escolhendo entre os 4 tipos de campanha disponíveis. Se tiver uma conta Google Shopping, poderá criar um anúncio Google Shopping.

Começando uma campanha no Google Ads

Neste caso, como estamos aprendendo a utilizar o Google Ads, vamos escolher um dos objetivos apresentados no início. Escolhemos a última alternativa,”Gerar mais inscrições ou vendas pelo site”.

A partir de agora, você vai descrever seu negócio: nome, site, e o público que você quer atingir. Você pode escolher regiões específicas. Note que o número de pessoas abarcadas pela campanha muda à direita, conforme você especifica o público para quem o anúncio vai ser exibido.

Escolhemos o Brasil. Agora, o Google Ads me pede para definir o idioma do anúncio e a categoria do meu negócio ou do que você quer vender. O Ads apresentará algumas sugestões de termos-chave.

Aqui é onde entra seu conhecimento em saber utilizar as melhores palavras-chave, que vão atrair mais consumidores interessados em seus produtos (SEO). Existem sites em que você pode testar quais palavras-chave são mais buscadas no Google, e o próprio Google tem esse serviço, como veremos mais adiante.

Pronto. Agora é só escrever o título, subtítulo e a descrição do seu anúncio, com uma prévia ao lado. Não se esqueça de designar para onde seu anúncio vai direcionar o usuário. A princípio, vai estar configurado para levar até o site que você informou.

E, enfim, é hora de pagar. Escolha um orçamento por tempo indeterminado ou por certo período para veicular seu anúncio e a moeda de pagamento.

Quais os principais benefícios do Google Adwords?

Já citamos vários benefícios de utilizar o Google Ads, mas aqui vai uma lista concisa de algumas das maiores vantagens em utilizar essa ferramenta:

  • Métricas precisas e ilimitadas: desempenho dos anúncios (cliques e conversões) e conhecimento do seu público-alvo e de seu comportamento em relação a seus anúncios e aos produtos da sua loja;
  • Anúncios de vídeos, textos, gráficos ou em aplicativos: depende do seu público-alvo;
  • Anúncios dirigidos a áreas geográficas específicas e a públicos específicos;
  • Teste de anúncios: o que está e o que não está funcionando? Modifique suas campanhas e descubra o que dá resultado;
  • Controle o orçamento e encerre as campanhas sem pagar nenhuma taxa;
  • Exposição no Google, que é a maior ferramenta de buscas do planeta;
  • Preço mais em conta se comparado a outras formas de publicidade: TV, revistas, jornal, etc.
  • Relatórios do exato retorno;
  • Primeiras posições nas buscas do Google;
  • Atrair tráfego;
  • Valorizar sua marca no mercado.

Estas são só algumas vantagens de uma das ferramentas mais utilizadas no Marketing Digital, o Google Ads.

Lembre-se de que você pode criar campanhas Google Shopping com o Google Ads, desde que tenha uma conta no Google Merchant Center associada à sua conta no Ads.

Leitura indicada:

Como funciona o pagamento do Google Adwords?

Para entender o Google Adwords e como funciona, é necessário falar do pagamento.

No Brasil, há duas formas para você realizar o pagamento do Google Adwords:

  1. Boleto (pré-pagamento);
  2. Cartão de crédito (pós-pagamento).

Ao escolher um destes métodos, ele vai ser permanente para sua conta, não é possível modificá-lo, então, pense bem.

Saiba mais sobre os pagamentos do Google Ads clicando aqui.

Como fazer uma boa campanha no Google Adwords?

Eis a grande questão: como fazer uma campanha de sucesso no Google Adwords? O ideal é que você contrate quem entende de Marketing Digital. Mas, caso não seja possível, você pode conseguir excelentes resultados com algumas dicas para anunciar.

São elas:

  • Diga claramente ao usuário que busca seus produtos o que poderá fazer por ele;
  • Coloque no título exatamente a mesma palavra-chave da busca: ela fica em negrito e se destaca;
  • Delimite bem seu público-alvo e as regiões geográficas dele;
  • Incluir preços e formas de pagamento ajudam na conversão: poupa um clique do usuário e uma cobrança ao anunciante;
  • Atente ao título: deve refletir o que o usuário pesquisa. Chame o público, crie frases de impacto que sejam capazes de “ir direto ao ponto”. Uma dica é utilizar perguntas: “Odeia esperar?”, por exemplo. Outra possibilidade é despertar a curiosidade do usuário: “O segredo de …”, ou fazer promessas, ou disponibilizar informações;
  • Atenção à descrição: você tem 80 caracteres, então atraia o clique com informações sedutoras;
  • Na URL visualizada, utilize o domínio da empresa e sintetize a oferta para o usuário após o clique. Por exemplo: comoaprendermarketingdigital.com.br/ebooks;
  • A URL de destino deve direcionar o usuário para exatamente o que ele procura;
  • Recorra às extensões de anúncio, incluindo informações complementares. Essas extensões são sempre atualizadas pelo Google, fique atento;
  • Cuidado com a política editorial do Google: seu anúncio está de acordo? Evite linguagem imprópria e outras impossibilidades;
  • Evite superlativos, por exemplo: rapidíssimo.

Google Adwords: palavras-chave

As palavras-chave relacionadas ao seu anúncio, escolhidas por você – e sugeridas pelo Google Ads –, são de extrema importância para o sucesso de sua campanha publicitária. Selecione-as sempre se baseando em suas estratégias.

Uma dica é utilizar o Google Keyword Planner e pesquisar as palavras-chaves mais buscadas. Há outros planejadores de palavras-chave, alguns pagos e outros grátis. O importante é se colocar no lugar do seu público-alvo, pense o que realmente ele deseja. Outra sugestão é selecionar a categoria do seu produto e encontrar uma alternativa que corresponda.

Lembre-se: a palavra-chave não precisa ser uma única palavra.

Mais uma coisa: comece sua pesquisa de palavras-chave por nomes de marcas que já estão ligadas aos produtos que você comercializa. Ou, então, termos que explicitem o produto ou serviço.

Outro site interessante para descobrir palavras-chave associadas aos seus anúncios, que você vai colocar no Google Ads em suas campanhas, é o Keyword Explorer da Moz. Essa, porém, é uma ferramenta paga.

Recomendamos que você selecione as palavras-chave baseando-se em:

  • Tendências atuais: veja o Google Trends;
  • Sazonalidade: o que está acontecendo na região onde está o seu público-alvo, quais datas especiais se aproximam?
  • Busca no site: recorra ao Google Analytics para ver o que as pessoas procuram em seu site;
  • Considere as combinações de palavras-chave.

Google Adwords para iniciantes

Se você quer mais informações detalhadas sobre o Google Ads, sugerimos que você visite o suporte da plataforma. Há diversos tópicos para esclarecer todas as suas dúvidas.

Além disso, sugerimos que você procure se inteirar sobre SEO e vigie sua concorrência.

Lembre-se de que o Google Ads não é uma ferramenta exatamente simples de ser utilizada, por isso pode levar tempo até você conseguir extrair o melhor dela para o seu negócio, com mais retorno e menos custos.

Google Adwords Express

Finalmente, queremos dar uma palavrinha sobre o Google Ads Express.

Trata-se de uma ferramenta de publicidade criada pelo Google, muito propícia para pequenos empreendedores que queiram se destacar e utilizar os benefícios do Marketing Digital. Possui uma interface simples e intuitiva, criando campanhas para aumentar seus lucros, a quantidade de clientes e a valorização de sua empresa ou marca.

É mais ou menos uma versão simplificada do Google Adwords, para pessoas menos familiarizadas com marketing digital, em que se pode criar anúncios apenas com um telefone de contato, sem site.

Atualmente, o Google Ads e o Google Adwords Express estão vinculados através da Smart Campaigns, uma modalidade dentro do Google Ads. Portanto, Smart e Ads são duas modalidades de uma mesma plataforma.

Então, o que achou do nosso passo a passo prático sobre Google Adwords e de nossas dicas sobre como criar anúncios que vendem? Esperamos ter ajudado você a entender o Google Adwords e como funciona. Agora é só extrair o melhor dessa ferramenta.

Obter conhecimento das ferramentas aplicadas no Marketing Digital é a chave para o sucesso do seu negócio!

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