ferramentas de email marketing para ecommerce

Você está fazendo marketing por e-mail? Não?! Então você está perdendo clientes preciosos! Hoje nós vamos ensinar como criar uma estratégia com ferramenta de e-mail marketing e garantir que você aumente as suas vendas.

Atualmente, como você conversa com o seu cliente? Quais são os canais de comunicação entre vocês?

Pois saiba que existe uma ferramenta de e-mail marketing que pode lhe auxiliar na hora de entrar em contato com os clientes antigos e também atrair os novos.

Aí você pode estar questionando, “e-mail?! Mas isso não é antigo?!”, e nós precisamos lhe dizer, não. Isso não é nem um pouco antigo. O e-mail marketing é uma das melhores maneiras de conversar diretamente com o cliente, sem precisar contar com a boa vontade das redes sociais.

Você sabe, nem tudo o que você posta no Facebook, Instagram e Twitter chega até os seus contatos. Muitas vezes a sua comunicação fica limitada aos fatores de cálculos dos algoritmos das redes sociais.

Já com uma boa ferramenta de e-mail marketing, você poderá enviar uma mensagem diretamente para o seu público alvo. Sem interferências.

Pois hoje nós vamos apresentar duas ótimas ferramentas de e-mail marketing. Gratuitas e que se usadas corretamente serão responsáveis por alavancar ainda mais as suas vendas.

Não existem razões para que você não comece a usar uma ferramenta hoje mesmo.

Então pegue um café, um suco ou um refrigerante; separe 10 minutinhos do seu dia e aprenda agora mesmo como melhorar as suas vendas. Boa leitura!

Você também pode utilizar os atalhos abaixo para acessar o conteúdo:

O que é uma ferramenta de e-mail marketing?

Vamos calmamente, para não gerar confusão. E-mail marketing é uma estratégia que visa entrar em contato com os seus clientes através de um e-mail. Tá, parece óbvio. Vamos continuar.

O processo funciona assim: você separa um campo na sua e-commerce para que os visitantes registrem o e-mail deles.

Normalmente esse processo aparece sob a forma de uma isca, por exemplo, um ebook. Você já deve ter acessado muitos sites que dizem “para baixar o ebook tal, basta deixar o e-mail”, não viu? É exatamente o mesmo processo.

A diferença é que nem sempre a nossa loja virtual terá um ebook para deixar como isca.

Para e-commerce, principalmente de itens importados, boas iscas são: deixe o e-mail e receba sempre as ofertas, deixe o e-mail e ganhe uma oferta agora mesmo. Caberá a você criar essa isca e conseguir os e-mails.

Tá, mas o que eu faço com os e-mails dos clientes?

Essa parte é realmente fantástica. Pois saiba que cada um desses e-mails que você conseguiu são valiosos, muito valiosos mesmo. Isso por que o cliente que preencheu o campo e deixou o e-mail abriu uma porta para a comunicação entre vocês.

Se ele já não é um cliente da loja, é alguém com muito potencial para se tornar um. É nessa etapa que entra a nossa ferramenta de e-mail marketing.

Com ela nós vamos enviar e-mails para diversos contatos simultaneamente, cada um dentro do seu perfil selecionado (calma, tudo isso será explicado). O e-mail enviado tem por objetivo dar ao público o que ele estava procurando na sua loja, ou apresentar novas ofertas.

Mais uma vez, essa lista de e-mails é composta por pessoas que já tiveram um contato inicial com a sua e-commerce e estão em uma etapa do funil de vendas próximo às compras. O seu e-mail vai chegar para ela apenas como um empurrãozinho extra.

Tudo isso sem precisar se preocupar com os algoritmos das redes sociais.

Qual é a melhor ferramenta gratuita para e-mail marketing?

modelo email marketing

E agora nós vamos conversar sobre o MailChimp, uma ferramenta de e-mail marketing gratuita e extremamente eficiente. Possui diversas qualidades e é ótima para quem está começando e dando os primeiros passos nas estratégias de e-mail marketing.

Além de tudo, o MailChimp consegue ser configurado de diversas maneiras específicas, você verá adiante.

O que abre a possibilidade para que você possa mandar o e-mail certo para a pessoa certa. Por exemplo: um e-mail específico para os homens, ou para as mulheres, ou para pessoas que buscam por artigos esportivos, etc.

Simples de cadastrar, com um perfil completamente intuitivo. Apesar da ferramenta ser inteiramente em inglês, isso dificilmente será um problema, já que os seus botões não são tão diferentes do que está presente na maioria dos sites da internet.

E tem mais uma coisa, você está lendo um guia básico de como usar o MailChimp agora mesmo. Então se o inglês não é o seu forte, ou se você tem medo de clicar nos lugares errados e enviar e-mails indevidos, pode sossegar aí, que nós apresentaremos um passo a passo bem bacaninha e ilustrado.

Eu já disse que você não tem desculpas para não usar a ferramenta?

Como cadastrar uma conta no MailChimp

criar conta mailchimp

Antes de mais nada, você vai precisar se cadastrar na ferramenta. Essa etapa do processo é igualzinha a um cadastro comum nas tantas redes sociais, lojas e serviços que nos encontramos pela internet.

Vá para a página inicial do MailChimp, clique em Sign Up Free e pronto, estamos prontos para começar. Preencha os dados, escolha a sua senha (não vale data de aniversário hein, já saímos dos tempos da internet discada), e é só começar a usar.

Depois de preencher seus dados, o MailChimp vai enviar um e-mail para você. Você acessa a sua caixa de e-mail, confirma o e-mail enviado pelo MailChimp, clica no campo “I’m not a robot” (eu não sou um robô, bom, você só pode fazer isso se você não for um robô).

Certinho, vamos aos próximos passos.

Você vai precisar criar uma lista

Lembra quando eu disse sobre enviar um e-mail específico para cada público? Pois é, esse é o momento. Uma das grandes vantagens do e-mail marketing é justamente abrir esse canal de comunicação direcionado. Guarde bem essa palavra, direcionado.

As listas são então grupos separados por perfil. O que isso significa? Que você vai separar os seus e-mails por grupos. Por exemplo: e-mails colhidos na página de esportes, e-mails de mulheres, e-mails de homens, e-mails de pessoas acima dos 30 anos, etc. etc.

Qual é o propósito de categorizar os seus contatos? Muito simples.

Ao avaliar cada público você será capaz de enviar os e-mails para cada um deles. Ou seja, um homem receberá na caixa de e-mail dele as melhores ofertas para produtos masculinos, o mesmo para as mulheres, etc.

Pois, se você parar para pensar, seria um desastre enviar e-mails com dicas de produtos esportivos para pessoas que não se interessam pelo assunto, não é verdade?

Como criar uma lista no MailChimp

Voltando para a nossa ferramenta de e-mail marketing. Você vai acessar o MailChimp e clicar em “Lists”, depois “Create”, por fim “Create List”.

lista mailchimp

Feito isso, basta preencher todos os campos (como na foto acima). Se tiver em dúvidas, vamos passar uma tradução dos campos, em ordem:

List name = Nome da lista;

Default From e-mail address = padrão para o endereço de e-mail, ou seja, seu e-mail comercial;

Default From name = seu nome

Remind people how they signed up to your list = lembre às pessoas como elas assinaram a sua lista. Aqui você escreve um breve resumo do lugar onde você obteve o e-mail das pessoas da lista, uma dica seria: “oi, você estava vendo artigos esportivos, lembra-se?…”

criar uma lista no mailchimp

Vale ressaltar uma informação muito importante: o MailChimp é totalmente integrado a plataforma de loja virtual Shopify.

Como importar contatos no MailChimp

Outra coisa importante para ser feita. Se você tiver uma lista de contatos, poderá importá-la para dentro do MailChimp. O processo é simples:

Clique em “Lists”, depois escolha uma lista, clique em “Add Contacts”, depois “Add a subscriber”, preencha todos os campos e clique em “Subscribe”. Moleza.

Para facilitar, vamos fazer assim. Sempre que eu usar o símbolo “>” significa que é o botão onde você vai clicar, ok?! Vamos treinar.

Lists > Add Contacts > Add a subscriber > subscribe.

Moleza né? Muito mais fácil para escrever e o texto fica mais limpo e fluído, assim facilita o seu entendimento.

Modo com arquivo de texto

MailChimp é uma ferramenta de e-mail marketing de respeito, portanto, ela permite que você adicione muitos contatos ao mesmo tempo – já imaginou ter que adicionar um por um?

O processo é bem simples, veja só:

Lists > Add Contacts > Import contacts >

Feito esses três passos, você terá que escolher qual será a maneira de importar contatos.

Escolhendo a maneira .txt, o MailChimp irá utilizar um arquivo de texto seu contendo os endereços de e-mail dos seus contatos.

Para fazer isso, selecione a opção “cvs or tab delimited text file”> Next > selecione o seu arquivo de texto com os contatos > Next

Prontinho, o MailChimp irá organizar a sua lista de contatos automaticamente.

Modo Copiar e Colar

Esse é o bom e velho copiar e colar. Basta você selecionar todos os seus contatos do arquivo de texto e colar o campo “Copy/Past from file”. Simples e direto.

Como usar a ferramenta de e-mail marketing para conseguir novos contatos?

Tudo bem, até agora eu expliquei a importância do e-mail marketing e mostrei para você maneiras de organizar os contatos que você já tem. Mas e quanto aos novos contatos?

Como conseguir e-mails novos e fresquinhos, prontos para serem trabalhados e transformados em clientes? Vamos lá.

Para isso você vai precisar criar um formulário de cadastro, um dos recursos do MailChimp. Os tipos de formulário são: General forms, Embedded forms, Subscriber pop-up e Form integrations.

No e-commerce o General Forms e Susbscriber pop-up são os mais eficientes. Os pop-ups são diálogos interativos que surgem no site no momento em que o cliente acessa uma página ou passa o mouse sobre algum local específico.

Como criar formulários no MailChimp

formulários mailchimp

Para modificar os formulários gerais, você irá por este caminho, veja:

Create forms > (aqui aparece uma lista de modelos de templates, você terá que escolher um por um deles, então se começou agora, escolha o primeiro e vá descendo) > Design it.

Agora é só personalizar, colocar fotos, modificar a imagem do cabeçalho, etc. Parte completamente intuitiva.

Como criar uma campanha no MailChimp

Tudo bem, a ferramenta de e-mail marketing existe primordialmente para fazermos que vai acontecer agora, criar uma campanha e começar a disparar os e-mails.

Veja o caminho:

Create Campaing > Create na Email > Escolha um nome para a sua campanha > escolha a lista de contatos para a campanha > Design Email > escolha o template desejado. Fim

Depois dessa etapa você vai clicar no botão Send Now e pronto, sua lista de contatos receberá o e-mail conforme todas as especificações escolhidas.

enviar email marketing mailchimp

Aviso importante

Vale ressaltar que o MailChimp é uma ferramenta de e-mail marketing completa, contudo, o seu plano gratuito possui algumas funcionalidades a menos que o plano pago.

Mesmo assim, é possível fazer testes e colher informações sobre os envios dos e-mails.

O teste mais comum é o chamado teste A/B, ou seja, é um teste que avalia apenas uma variável por vez. Por exemplo: quantas vezes o e-mail foi aberto, quantas pessoas acessaram a página da sua e-commerce utilizando o e-mail, etc.

Métricas e testes são um assunto um pouco mais complexo e que exige um espaço separado, por enquanto, basta saber que é possível fazer testes e com o tempo e a prática você certamente saberá usar todos eles.

Dica: O Mailchimp conta com diversos templates com modelos prontos para você alterar e usar.

templates email marketing

Não gostei do MailChimp! O que eu faço?

Talvez você não tenha gostado da plataforma. Seja por qual motivo for. E aí você quer alternativas de ferramentas para e-mail marketing, que também sejam gratuitas e eficientes, não é mesmo?

Pois pode sossegar, tenho uma carta na manga. Veja só!

Ferramenta de e-mail marketing E-goi

Pronto, problema resolvido. Existe uma ferramenta de e-mail marketing totalmente em português e que funciona tão bem quanto o MailChimp.

E não vamos negar, para o público brasileiro, ela é muito mais prática. É a ferramenta de e-mail marketing e-goi.

Integrada ao Shopify, WordPress, PrestaShop, Magento, Google Analytics, Facebook, entre tantos outros serviços, a ferramenta de e-mail marketing e-goi também é uma alternativa poderosa para você aumentar as suas vendas.

Um passo a passo de como criar a conta na e-goi chega a ser desnecessário, pois por ser um site totalmente intuitivo, basta preencher os campos. Não tem como errar.

O Dashboard da e-goi também é amigável ao público brasileiro. Basta pensar que tudo estará escrito em bom português.

Os passos são similares aos adotados para o MailChimp. Você começa elaborando uma lista de contados, depois cria uma campanha, edita o seu layout e por fim dispara os e-mails.

Conclusão

Se você chegou até aqui, meus parabéns. É a prova do seu comprometimento com as vendas e com o resultado. Agora você já tem duas ótimas ferramentas de e-mail marketing ao seu dispor e já sabe a importância dessa estratégia.

Mãos à obra. Espero que você consiga criar campanhas vencedoras e conquiste muitos clientes.

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