f-commerce

Utilize o alcance poderoso da maior rede social do mundo para alavancar as suas vendas com o F-commerce.

Com 102 milhões de usuários, o Facebook é a maior rede social do Brasil (e do mundo), o seu alcance é tão vasto, graças aos smartphones, que o Facebook derrubou o conceito de “horário nobre” e hoje em dia ele atinge o público 24 horas por dia.

Estatisticamente falando, quem está acordado, está no Facebook.

É evidente que esse poder não seria ignorado pelas grandes marcas e hoje o Facebook se tornou uma ferramenta de vendas indispensável.

Pensando nisso, nós elaboramos esse artigo com dicas sobre como utilizar o Facebook para criar a sua loja virtual.

O chamado F-commerce (Facebook Commerce), é uma tendência e está em franca ascensão. Aproveite essa oportunidade e entenda como criar a sua loja virtual na maior rede social do mundo.

Veja o que você vai aprender nesse conteúdo:

O que é um F-commerce?

O F-commerce nada mais é do que uma loja virtual dentro do Facebook. Você certamente conhece diversos sites e lojas virtuais (Netshoes, Amazon), mas o grande diferencial do F-commerce é poder posicionar a sua loja dentro da rede social.

A vantagem é que o F-commerce acaba herdando toda a visibilidade do Facebook e graças a isso tem a oportunidade de alavancar as vendas do seu e-commerce.

O F-commerce é uma nova ferramenta disponibilizada pelo Facebook para facilitar a criação de lojas virtuais. Antigamente, a plataforma era utilizada como forma intermediária entre o público e uma loja, hoje o Facebook já pode ser usado diretamente, e o usuário pode fazer compras, utilizar o carrinho, tudo isso direto na plataforma.

Como funciona um F-commerce?

Uma loja virtual no Facebook funciona de maneira similar a um e-commerce comum. Você cadastra os seus produtos, expõe as fotos e cria as descrições.

O usuário pode analisar a página, fazer as compras e utilizar todos os recursos de uma loja normal, como o carrinho de compras, etc.

A funcionalidade da rede social é tão eficaz, que é possível a loja colocar a sua localização (para lojas físicas). No caso de lojas com mais de uma unidade, a localização é personalizada para cada usuário. Ou seja, cada usuário vê a unidade que está mais próxima da sua localização.

F-commerce da franquia Country Crock, uma das maiores dos EUA. O botão “Comprar agora”, direciona o usuário diretamente para a e-commerce

Qual o custo de um F-commerce?

Criar uma loja virtual comum pode acarretar alguns custos. Como a hospedagem do site, o desenvolvimento do design, etc.

Para as lojas F-commerce, ou seja, a loja do Facebook, o custo é zero. O usuário só precisa cadastrar um perfil comercial e pronto, está acessível para ser usado.

Os detalhes para a criação de uma loja com o F-commerce podem ser acessados na própria página do Facebook, até por que, a nossa intenção não é apresentar um livrinho de receitas sobre o recurso, e sim apresentar insights valiosos para melhorar a sua experiência ao utilizá-lo.

Quais são as vantagens reais de um F-commerce?

Agora você pode estar pensando “por qual motivo eu deveria criar uma loja no Facebook, afinal, o comum é criar uma loja virtual normalmente em um site próprio. Para que eu devo depender de um terceiro?”

Essa é uma boa questão, vamos conversar um pouco sobre a tendência de lojas virtuais e apresentar alguns motivos que fazem do Facebook uma plataforma tão atraente para o e-commerce atual.

Vale lembrar que o F-commerce não substitui uma loja virtual hospedada em um site, o ideal é criar sua loja virtual e utilizar o F-commerce como solução para aproveitar as vantagens do Facebook em sua loja.

Vamos conversar um pouco sobre isso.

A interação com os clientes pelo Facebook

O Facebook possibilita ao vendedor uma experiência de interação muito mais personalizada.

O que isso significa? Que ao invés do cliente apenas clicar em um produto e comprá-lo, ele estará acessando diversas informações e interações que não estão disponíveis nas lojas comuns.

O resultado acaba sendo um cliente que tem uma experiência personalizada a respeito da sua compra.

Ele tem um contato direto com a loja, pode conversar e esclarecer dúvidas, ler comentários de outras pessoas, opinar sobre produtos e compartilhar.

Essa troca de experiências entre os clientes (e potenciais clientes) tornam as lojas no Facebook atraentes.

Custo zero com F-commerce

Como nós já apontamos, o custo para criar uma loja no Facebook é zero. Isso é importantíssimo, sobretudo para quem está começando no universo e-commerce. Imagine a seguinte situação:

Você tem a sua loja e-commerce rodando, mas está encontrando dificuldades na hora de conseguir tráfego para ela, em outras palavras, conseguir que as pessoas saibam da existência da sua loja.

Abrindo uma F-commerce você conseguirá potencializar o seu alcance.

Lojas antigas precisavam criar banners, distribuir panfletos, enfim, grande parte dos custos mensais de uma loja comum estavam destinados a divulgação.

Com a combinação e-commerce + F-commerce os seus custos de divulgação são zero. Basta cadastrar os produtos e divulgar para vender pelo Facebook, e você já terá todo o potencial de alcance que a rede social pode proporcionar.

Crie conexões com outras F-commerce

Vamos usar um exemplo: imagine um e-commerce chamada A Casa do Bolo, um site que vende bolos de casamento.

Pelo Facebook, esse site poderia se aliar a um fotógrafo de eventos, a um DJ, um serviço de Buffet. E todas essas empresas poderiam criar e compartilhar postagens entre si. Ou seja, através da força da rede social, todos eles sairiam ganhando. O cliente que deseja um bolo de casamento, também precisa de uma maquiadora, de um fotógrafo, de um DJ, etc.

Imagine essa conexão potencializada em muitos níveis. Quando você oferece um serviço pelo Facebook, seu cliente já estará acessível para outra loja, ali mesmo, dentro da plataforma. Vocês podem até entrar em um chat juntos e todos criarem um pacote de serviços.

Isso também é verdade para lojas de produtos e não apenas para prestadores de serviços.

Imagine só, você tem uma loja de roupas, uma e-commerce. Nela você vende relógios, camisetas, bonés e perfumes. Sua loja no Facebook pode fazer parcerias com lojas de skate, de óculos escuros, de roupas de praia. As possibilidades são infinitas.

Sua loja f-commerce terá maior chance de compartilhamento

compartilhamento f commerce

É muito raro um usuário do Facebook compartilhar links de lojas virtuais na sua timeline. Dificilmente você vê um amigo ou amiga postando as últimas promoções da Zattini ou da Dafiti.

Isso por que, quando um cliente está na loja virtual, o próprio ambiente da loja impede a troca dessa experiência. O cliente acaba “preso” na loja virtual, fazendo as suas compras ali e pronto.

Por outro lado, o compartilhamento de páginas e postagens no Facebook é intenso, lógico, é para isso que a rede social serve.

Nesse sentido, um F-commerce, por já estar localizado dentro da rede social, poderá ser compartilhada por todos a todo momento.

É a sua loja sendo apresentada a novos clientes em tempo real.

Não se esqueça de vincular sua loja no Facebook e também vender pelo Instagram.

Esqueça o horário nobre, sua loja acessível 24 horas por dia

Talvez os mais novos nem saibam disso, mas o horário entre às 18h e às 22h da noite era conhecido como horário nobre. Pois, todas as famílias estavam em casa e reunidas na frente da televisão.

Historicamente, esse horário sempre foi o mais cobiçado pelos anunciantes e, portanto, o mais caro da televisão.

As redes sociais acabaram com esse conceito e o Facebook eliminou de vez essa necessidade.

De acordo com números apresentados, 80% dos usuários acessam o Facebook pelo celular, ou seja, 80% de 102 milhões de pessoas, estão conectados ao Facebook o dia todo. (fonte: aqui)

Isso significa que a sua loja estará sempre a um clique de distância dos olhos de um potencial comprador.

Não existe mais a necessidade de contratar anúncios em jornais, revistas ou televisão.

Nada disso, você está lá, e se o conteúdo que você criar for de qualidade, as pessoas irão te enxergar e irão comprar o seu produto, simples assim.

f-commerce lojas kd
Outro exemplo de F-commerce, o botão “Comprar agora” direciona o usuário para a e-commerce

Integração da loja no Facebook com o Shopify

Além de todas as vantagens apresentadas sobre o F-commerce, o Facebook ainda permite a integração com o Shopify, uma excelente plataforma para criação de loja virtual, com todas as funcionalidades necessárias.

Com essa integração, todos os produtos cadastrados na plataforma do Shopify, isto é, no site da sua loja virtual, serão automaticamente cadastrados dentro do Facebook, com fotos, preços, descrição e botão de compra.

Mas e quem só quer vender produtos?

Existe também uma grande tendência entre as pessoas que não estão oferecendo um serviço ou vendendo produtos feitos em casa.

Essas pessoas são as importadoras e revendedoras, ou seja. Elas abrem uma loja virtual e vendem os produtos sem manter um estoque, vamos falar mais sobre isso.

O que é o Drop shipping?

Drop shipping é o nome dado ao modelo de negócios em que o produto é enviado do fornecedor direto para o cliente, ou seja, a loja virtual não precisa comprar e manter um estoque de produtos.

Como funciona o drop shipping? Você abre a sua loja virtual (seja pelo Facebook ou por outros lugares) e expõe os seus produtos.

O cliente faz a compra normalmente, então você faz a importação do produto e manda entregá-lo direto no endereço do cliente.

Ou seja, você não precisa manter nenhum estoque e o seu custo fica reduzido. Deixando a venda mais barata e as possibilidades de lucro maiores.

Além de ter a possibilidade de começar rápido a ter seu próprio negócio, você pode constantemente testar produtos sem se preocupar em comprar em grande volume e correr risco de não vender.

Sendo assim, caso algum produto não tenha um bom volume de vendas, basta trocar.

Vantagens do Drop shipping

A principal vantagem no Drop shipping é a redução de custos e de logística.

O simples fato de você não precisar estocar os produtos faz com que o número de funcionários seja menor (muitas lojas são gerenciadas por apenas uma pessoa), além de eliminar o custo do frete, armazenamento, etc.

É possível utilizar o Drop shipping com lojas no Facebook?

Sim, o Facebook é uma ferramenta perfeita para a criação de lojas com modelo Drop shipping. Pois, através da rede social, os clientes podem entrar em contato com os produtos, tirar todas as dúvidas com o vendedor e efetuar a compra normalmente.

O lojista se preocupa com o atendimento e divulgação dos produtos, e o faz o pedido junto ao fornecedor drop shipping, que por sua vez, prepara o envio e entrega direto para a casa do cliente.

Não existe qualquer problema ou dificuldade no processo.

Além disso, o modelo Drop shippping pelo F-commerce tem todas as vantagens que uma loja comum. Se você tem interesse em saber mais sobre drop shipping, eu sugiro assistir a um vídeo clicando aqui.

Nele você encontra explicações e passo a passo do funcionamento e como começar. Além disso, pode conferir depoimentos de quem já trabalha com drop shipping.

Boas dicas para manter uma F-commerce de sucesso

f commerce de sucesso

Analise os seus clientes potenciais

Lembra quando nós falamos que o Facebook permite que você entre em contato direto com os seus clientes?

Pois é, isso é verdade. Mas esse contato não será de nenhuma ajuda se você não souber o que dizer a eles.

A melhor maneira de conversar com o seu público é compreender quais são os desejos e as necessidades deles. Tenha uma coisa em mente: um vendedor é alguém que atende a uma necessidade ou um desejo do cliente.

Portanto, analise, converse e procure informações a respeito do seu público alvo, só assim você vai saber quais são os desejos e as necessidades desse potencial comprador.

Mantenha a sua F-commerce sempre atualizada

Não tem nada mais desagradável para um cliente do que ele acessar uma página na internet e ter a impressão que o dono abandonou o local e fugiu para bem longe.

Para evitar esse tipo de sensação, você deve sempre atualizar as fotos e fazer postagens.

Crie conteúdos, converse com os clientes, proponha jogos, faça promoções.

Uma loja no Facebook deve ser um perfil vivo que interage com os seus clientes. Deixar ela lá parada sem criar nada por dias seguidos, é uma receita para o fracasso.

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E a dica mais importante de todas: CONTINUE ESTUDANDO

Essa dica é uma constante nas nossas postagens e não poderia ser por menos. Não dá para exemplificar a importância de um bom estudo. Quando você conhece sobre o assunto e domina ele, todos os problemas parecem menores.

Para não falar que os empresários e empreendedores que se destacam no mercado são aqueles que estão em constante transformação, sempre buscando novidades e aprendendo novas habilidades.

Estudar é o passo fundamental rumo ao sucesso do seu e-commerce. E se você não sabe para onde ir ou por onde começar, conte conosco.

Em nosso blog você pode acompanhar conteúdos gratuitos para enriquecer seu conhecimento acerca do mercado e-commerce.

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Nós estamos sempre disponíveis a conversar sobre esse mundo de vendas pela internet. Sucesso!