como vender pelo mercado pago

No mercado, existem diversas possibilidades para você aumentar suas vendas e otimizá-las.

Sua loja virtual precisa estar totalmente integrada a um sistema de pagamento que lhe possibilite facilidade e agilidade para seus clientes.

Foi pensando nisso que o famoso grupo Mercado Livre criou o Mercado Pago para ajudar o seu e-commerce, garantindo vendas seguras, simples, rápidas e com diversas formas para receber o seu dinheiro.

Está curioso? Então veja todo o passo a passo para sair na frente da concorrência e saiba como vender pelo Mercado Pago.

Navegue pelo conteúdo através do índice abaixo e veja como vender pelo Mercado Pago:

Mas antes de descobrir como vender pelo Mercado Pago, vamos conhecer um pouco sobre a instituição.

O que é o Mercado Pago?

Fundada em 2004, a Mercado Pago é uma empresa que intermeia pagamentos pela internet, gerenciada pelo grupo Mercado Livre.

A mesma é presente em diversos países na América Latina, como o Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela.

Com o Mercado Pago você pode aumentar as suas vendas, através de uma ferramenta que possibilita segurança e facilidade para os clientes comprarem os produtos de sua loja virtual.

Tanto empresas como pessoa física podem comprar e vender pelo Mercado Pago, sendo válido e proveitoso para os clientes e para os lojistas.

As operações financeiras dentro da plataforma podem ser de diversas maneiras, tanto com boletos ou com cartões de crédito, aumentando a taxa de conversão das vendas do e-commerce.

Interessante, não é?!

Agora, vamos lhe mostrar como é o funcionamento da plataforma, tanto para você, empreendedor, quanto para os clientes que vão comprar os seus produtos.

Como o Mercado Pago funciona para os clientes?

Para os seus clientes, é possível que os mesmos façam compras em até 24 vezes nos cartões Visa, Mastercard, American Express, Diners Club e Elo ou à vista, através de um boleto.

O cliente pode, inclusive, adicionar dinheiro por meio de boleto bancário em sua conta pessoal e usá-lo para realizar a compra do seu produto.

Em questão de segurança, a compra é protegida e o cliente poderá fazer reclamações em até 7 dias, a partir do dia que recebeu o determinado produto.

Mas caso o cliente não receba o que comprou, ele pode entrar em contato com o Mercado Pago em até 21 dias, a partir da data da compra.

Assim, a plataforma intermeia a comunicação entre as duas partes, cliente e vendedor. Caso não ocorra um acordo, o Mercado Pago devolve totalmente o dinheiro da compra.

Como funciona o Mercado Pago para o vendedor?

Você, empreendedor e dono da sua loja virtual, conseguirá atingir enormes resultados com esse sistema.

É possível oferecer diversas formas de pagamento aos seus clientes e com diversos incentivos, diminuindo o custo das parcelas da compra.

Digamos que um certo cliente parcele um produto em 12 vezes sem juros. O vendedor não pagará todos os custos dos juros e, ainda, terá um desconto de 15%.

Quando você vende pelo Mercado Pago, seu nível de segurança aumenta. Com isso, as fraudes são evitadas, dando suporte para as soluções de chamados de compra e, inclusive, protegendo suas vendas se o cliente contestar a compra, através do Programa de Proteção ao Vendedor.

Ficou maravilhado com todas as descobertas sobre o Mercado Pago, certo?

Podemos imaginar.

Iremos, agora, mostrar detalhadamente como você pode utilizar a plataforma, receber seus pagamentos e dar informações sobre as taxas e os custos da mesma.

Como vender pelo Mercado Pago, afinal?

Primeiro de tudo, clique no botão “Crie a sua conta” no canto superior direito da página inicial no site do Mercado Pago.

Veja abaixo.

Posteriormente, é necessário preencher os seus dados. Para isso, clique em “Ou crie uma conta de empresa”, para colocar todos os dados da sua loja virtual, como CNPJ, razão social, e-mail e uma senha para a plataforma.

homem mercado pago

Posteriormente, é necessário preencher os seus dados. Para isso, clique em “Ou crie uma conta de empresa”, para colocar todos os dados da sua loja virtual, como CNPJ, razão social, e-mail e uma senha para a plataforma.

Observe como é fácil.

cadastro pessoa juridica

Caso ainda não tenha CNPJ, você pode apenas completar os dados como pessoa física.

Feito isso, terá acesso à plataforma do Mercado Pago.

A mesma é simples, intuitiva e de fácil uso.

Relaxa que você não irá se perder.

No menu ao lado esquerdo, observamos o seguinte.

menu conta

Ao clicar na aba “Atividades”, você terá acesso à sua carteira virtual. Nela, é possível visualizar seu dinheiro em conta, adicionar algum valor na mesma e notar as movimentações que você já fez, como as vendas dos seus produtos, retiradas de dinheiro, solicitações de pagamento aos seus clientes e envio de algum valor.

Já ao entrar em “Relatórios”, você verá um submenu no topo, como esse abaixo.

submenu relatorios mercado pago

Nessa opção você pode obter as movimentações da sua conta de forma mais detalhada e ainda baixar a lista das mesmas do período que escolher.

Clicando em “Relatórios”. você verá poderá visualizar dois tipos de relatórios: os de dinheiro disponível e os de dinheiro em conta.

O mais legal de tudo é a possibilidade de baixar arquivos em formatos CSV e poderá importá-los para o Excel, por exemplo. Ademais, você pode programar estes relatórios para que sejam gerados automaticamente por um período ou então gerá-los manualmente.

Por sua vez, clicando em “Estatísticas”, o vendedor pode ver e analisar os recebimentos aprovados, as reclamações e as operações contestadas. Tudo em uma só página.

Interessante, né?!

Agora, iremos discorrer sobre as diversas formas para você receber o pagamento mediante a venda do seu produto.

São muitas!

Vamos observar como cada uma delas pode ser importante para você vender com o Mercado Pago.

Como receber com o Mercado Pago?

  • Maquininhas

Como vender pelo Mercado Pago com as maquininhas: As maquininhas de cartão do Mercado Pago são versáteis e você pode utilizá-las tanto em lojas físicas quanto nas ruas.

Nesse caso, elas são úteis se você tiver, além da sua loja virtual, uma loja física ou vender seus produtos pessoalmente indo a um local.

Vejas os tipos e modelos aqui.

Com elas, você pode receber gratuitamente um cartão de débito pré-pago MasterCard para usufruir do saldo da sua conta do Mercado Pago aonde quiser, como seu cartão de uso comum.

  • Código QR

qr code mercado pago

Como vender pelo Mercado Pago com QR code: Para receber o dinheiro de suas vendas através deste método, apenas imprima o código QR e implante-o no seu negócio, aumentando suas vendas e adequando-se ao mundo atual e tecnológico.

  • Botão e link de pagamento

botão de pagamento

Como vender pelo Mercado Pago com Botão e link de pagamento: Essa é a principal e mais simples maneira de receber através de sua loja virtual.

Use com inteligência esta função para aumentar a taxa de conversão de suas vendas.

Você pode criar um botão de pagamento e integrá-lo ao seu e-commerce, possibilitando aos usuários do seu site uma compra fácil, rápida e segura.

Os compradores serão redirecionados para uma página hospedada pelo Mercado Pago onde os mesmos poderão decidir entre cadastrar (um novo usuário) ou entrar (usuário registrado) e escolher entre as formas de pagamento que você ofereceu.

Mas não para por aí…

Há uma função de modificar o botão de pagamento para um de sua preferência.

Existem duas opções: iFrame e Lightbox.

O iFrame é um quadro que aparecerá na sua loja virtual para que o comprador efetue o pagamento através da mesma.

Já o Lightbox só é diferente do anterior apenas por uma questão visual. O fundo do quadro terá uma cor ofuscante, o que é uma estratégia para prender o possível comprador.

Se você não tem experiências com programação, apenas baixe o módulo escolhido e siga as instruções para instalá-lo em sua loja virtual.

Estes módulos podem ser integrados ao Woocomerce, Opencart e Magneto, bem como ao Wix, Shopify e Mercado Shops.

Caso seja necessário uma maior customização dos módulos, contrate um desenvolvedor para usar APIs de integração. Ainda assim, o Mercado Pago irá lhe dar todo o suporte necessário.

  • Solicitar dinheiro

Nesta opção, você solicita o dinheiro e o recebe integralmente, sem qualquer tipo de tarifa.

Você pode colocar o nome do seu cliente (caso ele tenha conta no Mercado Pago) e o valor para ser solicitado a ele.

Caso o cliente não tenha conta na plataforma, coloque o e-mail do mesmo. Assim, a pessoa irá receber um e-mail do sistema indicando que você solicitou um determinado valor.

Perfeito, não é?

  • Assinaturas

Como vender pelo Mercado Pago com assinaturas: Nunca foi tão fácil criar planos de assinatura para os seus clientes, bem como coletar seus pagamentos de forma periódica e automatizada.

Mas com o Mercado Pago é simples, saiba como aqui.

Olhe este fluxograma que mostra o passo a passo para criar assinaturas e receber o seu dinheiro.

assinatura mercado pago

  • Pagamentos por chat, redes sociais e e-mail

Como vender pelo Mercado Pago nas redes sociais e email: Caso seja viável para você, também é possível receber pagamentos através do chat e posts do Facebook e por meio do Whatsapp, colocando o link de pagamento para seus clientes.

Se seu público-alvo utiliza bastante o e-mail, envie o link através do mesmo.

São muitas formas de receber o dinheiro, viu?

O Mercado Pago pode alavancar suas vendas por meio de um sistema fácil, prático e com diversas ferramentas úteis para o cliente e para o seu e-commerce.

Veja um vídeo da própria Mercado Pago com um resumo das maneiras de receber pagamentos através da plataforma.

Taxas do Mercado Pago

Sempre será debitada uma taxa de 4,99% por cada pagamento recebido por qualquer forma de pagamento que o cliente escolher, seja através do botão de pagamento ou por links.

Caso você coloque a possibilidade de parcelar o seu produto, além da taxa fixa, é preciso pagar um percentual a mais de acordo com o número de parcelas. Veja a tabela abaixo:

tabela taxas parcelas

O Mercado Pago também cobra uma taxa de R$ 3,00 para retirar o dinheiro e recebê-lo na sua conta corrente, como a maioria dos sites que usam esse sistema.

E, caso você tenha uma loja virtual mas também usa as maquininhas para vender seus produtos, veja aqui todas as taxas.

Viu como é fácil vender pelo Mercado Pago?

Tenho certeza que você percebeu o quanto essa plataforma pode ajudar a aumentar suas vendas.

Anote tudo e não perca nada, viu?!

Mas ainda não acabou!

Olha o que o Mercado Pago ainda pode fazer para você.

Outras funcionalidades do Mercado Pago

Como vender pelo Mercado Pago utilizando o aplicativo de celular

Através do aplicativo para celular do Mercado Pago, você pode fazer tudo que falamos acima e ainda mais um pouco.

Com o aplicativo do Mercado Pago, é possível pagar contas de consumo e, inclusive, boletos bancários, utilizando cartão de crédito. Já o pagamento à vista é isento de taxas e juros.

No mesmo aplicativo, você pode recarregar o seu celular e não perder nenhum cliente por não ter créditos.

Sua vida de vendedor ficou mais fácil agora, correto?

Concluindo…

Nesse passo a passo, você aprendeu como vender pelo Mercado Pago e percebeu como é simples, não é mesmo?

Existem poucos conteúdos na internet mostrando fielmente tudo o que precisa saber para vender corretamente pela plataforma, mas lhe afirmamos que aqui você saiu com muitas informações para aumentar suas vendas.

Faça um teste: leia o nosso passo a passo e promova suas vendas com essa ferramenta de pagamento e depois nos diga o que achou deste conteúdo.

Com inteligência e dedicação, sempre é possível aumentar a taxa de conversão de suas vendas.

E não precisa ser nada complicado, visto como o Mercado Pago é uma plataforma muito simples e com diversos benefícios e vantagens.

Para melhorar e otimizar ainda mais as suas vendas, inscreva-se em nossa lista VIP e não perca conteúdos como este, para passar na frente da concorrência e levar a sua loja virtual lá no topo.

Ou, caso você ainda seja um aspirante a empreendedor, também deixe seu e-mail e aprenda como ter a sua loja virtual e desenvolver o seu próprio negócio.