como vender pelo facebook

Antes de mostrar como vender pelo Facebook, queremos que responda com sinceridade: Quantas pessoas você conhece hoje que não possuem um perfil no Facebook?

Bom, muitas vão dizer que conhecem um ou outro que não são adeptos dessa plataforma, mas o fato é que em novembro de 2017, o Facebook bateu a marca de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo!

Diariamente, podemos afirmar que 1,3 bilhões de pessoas utilizam a plataforma, segundo os dados do próprio Facebook. Isso mostra que, em apenas um ano, ouve um aumento de utilização de mais de 16%.

O que mais torna o Facebook uma plataforma acessível é justamente as possibilidades de acessibilidade. Parece uma frase redundante, não é mesmo? É que você precisa compreender afundo a questão.

Diferente de outras redes sociais, o Facebook foi criado com o objetivo de ser multiplataformas. Então, ela pode ser acessada do computador, tablet ou smartphone, com as mesmas funções. Isso a torna extremamente efetiva e eficiente.

Milhares de empresas em todos os cantos do mundo já perceberam que o Facebook é uma plataforma fundamental para quem deseja aumentar suas vendas. Até mesmo, os ecommerces já estão apostando no uso da rede social para gerar lucros.

Marcas como a Magazine Luiza, Ponto Frio e outras gigantes do varejo, já perceberam que se não estiverem presentes no Facebook ou no Instagram, não conseguirão atingir uma grande parcela de seus públicos.

Você já percebeu isso?

Se você ainda não tem nenhuma estratégia de vendas para Facebook ou Instagram, saiba que está deixando que seus concorrentes levem parte dos seus lucros!

Queremos te ajudar, por isso, preparamos um guia completo de como vender pelo Facebook em 2018.

O primeiro passo é entender o que é o F-commerce e todas as suas funcionalidades.

Você está pronto?

Veja o conteúdo em tópicos sobre como vender no Facebook:

O que é o F-commerce? – Saiba tudo sobre a ferramenta!

O F-commerce ou também conhecido como Facebook-Commerce é uma loja virtual que pode ser construída dentro da própria plataforma. Ela é a grande aposta para o futuro, uma vez que, o fato de comprar sem ter que sair da rede social é a grande tendência dos próximos anos.

Já podemos sentir algumas mudanças que têm um único objetivo: Tornar a experiência de compra muito mais positiva. Segundo informações do próprio Facebook, o F-commerce já tem 89 milhões de usuários ativos mensalmente.

No Brasil, o recurso vem exatamente para utilizar este grande potencial em público para impulsionar as suas vendas online.

Como funciona o F-Commerce?

vender pelo facebook 2018

Quando o Facebook foi criado, seu principal objetivo era o de compartilhamento de informações, ou seja, tornar a interação facilitada entre todos os usuários. Logo, a ideia do F-commerce é, praticamente, a mesma!

O F-commerce tem como objetivo fazer com que o processo de compra seja rápido e totalmente facilitado, para que não haja qualquer tipo de dúvida da decisão final e, consequentemente, entregue uma excelente experiência ao usuário.

Ou seja, um ótimo recurso pra você que deseja saber como vender no Facebook.

Mas como colocar produtos para vender no Facebook? Vamos explicar a seguir como você pode aproveitar esse recurso gratuito para cadastrar seus produtos dentro da rede social.

Loja no Facebook

O que você precisa compreender é que o F-commerce vai muito além de uma loja virtual dentro da rede social. Afinal, ela também irá estimular a propagação da informação de compra entre seus amigos, fazendo com que essas e mais pessoas tenham acesso e possam ser impactadas por esse tipo de conteúdo/oferta.

Quanto mais comentários, curtidas ou compartilhamentos ocorrerem na rede, muito mais usuários terão acesso aos seus produtos.

Um dos pontos negativos, por hora, é que o espaço disponibilizado na loja Facebook, dentro da rede social, é muito menor do que em seu próprio ecommerce. No entanto, acreditamos que as constantes mudanças ainda darão um novo rumo a esse assunto nos próximos meses e anos.

Principais vantagens da utilização do F-commerce

Do lado do usuário, o F-commerce vem como um motivador de compra, uma vez que, ele está observando amigos e conhecidos interagindo e comprando com uma determinada marca. Do lado do comerciante, a possibilidade de aumentar o número de clientes em potencial é enorme, com isso, todos saem ganhando.

Quando um consumidor finaliza a compra, ele próprio fará a divulgação com seus amigos da rede. Isso, junto com as funcionalidades que a plataforma já possui, certamente, fará com que a fidelização ocorra de forma muito mais rápida e, claro, com baixo investimento.

Pense, por exemplo, que um cliente em potencial está procurando um produto que você vende em seu ecommerce. Só que ele está buscando isso dentro do próprio Facebook.

As chances de ele finalizar a compra ali mesmo são bem maiores do que se você redirecionar para um outro local, concorda? Essa é uma vantagem que você poderá desfrutar!

Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar com a metodologia de vendas diretas, ou seja, você divulga um produto de uma outra loja, para aumentar suas vendas. Quem têm feito muito isso são os grandes ecommerces da internet, como a Magazine Luiza, a Polishop, entre outros.

Ele permite que você crie uma loja virtual e divulgue seus produtos, a cada venda realizada, você é comissionado.

Para vendas no Facebook, essa tem sido uma das práticas mais usadas, afinal não há preocupação com estoque, logística de entrega, dentre as demais demandas que uma venda exige.

Inclusive, se você criar um ecommerce para vender produtos sem investir em estoque pode vender pelo Facebook com PagSeguro.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre vender produtos sem investir em estoque, estes artigos podem lhe interessar:

Quer saber como vender pelo Facebook e montar sua loja virtual dentro da rede social? Preste bastante atenção!

Passo a passo de como vender pelo Facebook

Conseguir configurar seu F-commerce não é uma tarefa tão complicada assim. Vamos te ensinar o passo a passo simples e rápido de como vender no Facebook, para que você consiga chegar ao objetivo sem maiores problemas.

Vamos lá?

Como montar uma loja virtual no Facebook:

Passo 1 (como criar uma pagina de vendas no Facebook) – Obviamente você precisa antes de tudo se cadastrar no Facebook. Depois, acesse sua página do Facebook e clique no botão configurações. Ele fica sempre na parte de cima da página, bem próximo ao botão de home.

Nesse momento, irá abrir as guias. Nela, clique em Editar página, conforme a figura abaixo.

editar página no facebook

OBS: Caso você ainda não tenha uma página, precisará antes criar página no Facebook.

Passo 2 – Você vai perceber que bem na parte inferior, há a opção de adicionar uma guia. Em seguida, uma série de opções se abrirá em sua frente, uma delas mostrará a alternativa Loja. Clique nela.

loja no facebook

Passo 3 – Antes de seguir, será necessário ler e aceitar todas as informações e políticas de uso informadas. Isso para que tanto você, como vendedor, como os compradores, estejam assegurados no momento da venda.

configurar loja no facebook

Passo 4 – A partir desse momento, vamos começar a fazer a configuração exata do seu F-commerce. Chegou a hora de colocar as informações de contato para que seus futuros clientes possam falar com você, seja por algum tipo de contato externo ou, mesmo, ali dentro.

Nesse momento, você também deve fazer a seleção do tipo de moeda que deverá ser cobrado em seus produtos.

Continuando nosso passo a passo de como montar uma loja virtual no Facebook, agora basta clicar em adicionar produto e iniciar o cadastro dos seus itens na loja. Como você pode ver na imagem abaixo, todo o menu de cadastro é completamente intuitivo, então ficará bem fácil finalizar o processo.

adicionar produto para vender no facebook

Passo 5 – Pronto, agora a sua configuração está completa. Basta fazer com que seus futuros clientes cheguem até você!

Parece simples, não é mesmo? Mas na verdade, não é tanto assim. Como você deve imaginar, tráfego pago não é algo tão simples de ser trabalhado. E sabemos muito bem quanto vale um investimento.

No entanto, uma pesquisa realizada em parceria entre a M.Sense e a Hi-Mídia revelou números que te deixará muito animado.

Veja mais sobre ela a seguir!

Pesquisa comprova que vendas pelo Facebook têm maior potencial de crescimento

Foi realizada uma pesquisa que visava analisar como andava a aceitação dos consumidores com as compras via Facebook, o resultado não poderia ser diferente: A aceitação é enorme.

  • 72% dos entrevistados afirmaram que observam parentes e amigos nas redes sociais, antes de comprar;
  • 12% afirmaram que já realizaram alguma venda usando o Facebook;
  • 35% das pessoas informaram que ainda não sabiam que era possível comprar através do Facebook, mas que agora que descobriram, irão testar;
  • 90% dos entrevistados afirmaram que buscariam informações de outros compradores através de comentários, antes de finalizar a compra. Ou seja, o poder da prova social ainda é muito bem-vindo.

O que você, empreendedor que tem um ecommerce, precisa entender é que vender pelo Facebook é um futuro que está muito mais próximo do que pode imaginar.

E sabe qual é o mais importante disso tudo?

Por mais que tenhamos lhe disponibilizado dicas e técnicas para que implemente em sua loja, você precisará encontrar a forma certa de se relacionar com seu público, afinal, o Facebook é um canal de comunicação direta.

Afinal, como vender pelo Facebook através de anúncios?

Anunciar é a grande sacada para conseguir vender pelo Facebook, isso porque, o alcance orgânico vem sendo diminuído dia após dia. Só que isso não quer dizer que ele não existe.

Quanto maior for o número de curtidas, compartilhamentos e comentários, maiores as chances de que sua marca apareça para potenciais clientes.

Como já dissemos acima, sabemos que cada real investido foi conquistado com muita dedicação, então, não faça grandes investimentos logo no início.

Opte por um aumento gradativo de verba de anúncios até que chegue um momento em que o retorno de seu investimento esteja valendo a pena.

Como divulgar minha loja virtual no Facebook

Como fazer anúncio no Facebook: Criar um anúncio no Facebook demanda o entendimento de várias funcionalidades e personalizações. E aprender como fazer propaganda no Face já é assunto para um outro conteúdo, afinal nossa principal missão é conseguir ser o mais completo e assertivo possível.

Mas se você quer seguir por um caminho mais rápido agora para aprender como vender pelo Facebook, tenho algo para você…

[Aula ao Vivo Gratuita] Facebook ADS Avançado para Ecommerce: Como Sair do Amadorismo e Utilizar essa Ferramenta de Forma Profissional

Preparamos uma aula gratuita para você e mais um bônus por tempo limitado. Clique aqui para conferir.

Vendas pelo Facebook dicas:

Nós queremos que você aprenda de verdade com tudo que lê aqui. Então, para que não finalize essa leitura sem algumas dicas importantes de como vender pelo Facebook com as novidades desse ano de 2018, veja o que separamos para você.

Dicas de como vender pelo Facebook Ads

Você precisa entender que de nada vale o investimento em anúncios, se você não tiver alguns detalhes programados para que suas campanhas rodem com qualidade.

Portanto, se você precisa descobrir como divulgar a sua loja virtual, preste atenção nessas boas dicas de como fazer anúncios no Facebook.

Dicas de como anunciar um produto do seu Ecommerce

# 1 – Imagens que engajam

Assim como no Instagram, a parte visual do Facebook também chama bastante a atenção. Tanto que, na hora de criar um anúncio, existe uma exigência de 20% de texto (apenas) para 80% de imagem.

Se essa proporção não estiver adequada, você não conseguirá ser aprovado.

Opte por imagens de qualidade que consigam passar a representatividade de seu produto.

Temos um artigo que pode te ajudar nisso, nele falamos sobre como você pode identificar e encontrar boas fotos de produtos, e inclusive como você editá-las, quando necessário.

# 2 – Venda para quem tem interesse

Na hora de segmentar seus anúncios, é preciso ter a certeza de estar entregando suas campanhas ao público que tem real interesse no que está divulgando, senão você está jogando no lixo o valor investido.

Há opções de segmentação por idade, região, localidade, sexo e tantas outras que você precisará testar até encontrar o público ideal.

Justamente, por isso, falamos do investimento gradativo, senão, você aplica uma alta quantia, sem conseguir mensurar os resultados. Ou seja, gastará dinheiro sem ter valido de nada.

Dica avançada: Conheça o recurso do Facebook para criar públicos semelhantes, o Lookalike.

A ferramenta foi desenvolvida para melhorar os resultados com o Facebook Ads, através de informações relevantes já coletadas, este recurso permite encontrar pessoas no Facebook com perfis semelhantes a um público que você definir, seja uma lista de clientes ou de pessoas interessadas, pessoas que interagiram com a sua página, ou visitaram alguma página específica do seu site, por exemplo.

E não se esqueça, mantenha-se atualizado e procure entender as estratégias e boas práticas de vendas no Facebook.

# 3 – Copy de anúncios

Todo anúncio precisa de um conteúdo. No entanto, se ele não for chamativo ao ponto de tornar a sua campanha imperdível, ele será apenas mais um, entre os milhares de anúncios que o usuário vê todos os dias.

Então, no momento de criar a sua copy, pense em tornar a sua oferta irresistível, impossível de não ser clicada.

Como fazer isso? Gatilhos mentais, técnicas de persuasão e a utilização dos termos certos. Isso fará com que você chame a atenção de forma muito mais rápida, ganhando destaque entre os demais conteúdos.

# 4 – Informe antes de vender

Uma das melhores dicas que podemos te dar sobre esse assunto é a seguinte: Não tente vender a todo o momento e a todo custo. Você precisa criar uma conexão com seu público alvo, mostrando que seu produto trará um benefício muito grande a sua vida.

Lembra quando Jobs falava que não vendia um produto, o que ele vendia era a experiência que esse produto daria a vida das pessoas?

Você deve fazer a mesma coisa!

Procure informar, mostrar quais são os benefícios de compra e o que mais puder fazer para que o valor do produto ultrapasse em muito, o seu preço sugerido!

Conseguiu compreender?

# 5 – Continue aprimorando suas técnicas

Lembre-se, tão importante quanto aprender como vender pelo Facebook, buscar mais conhecimentos e continuar se aprimorando é fundamental para ter sucesso em busca de mais tráfego para sua loja virtual.

Por isso aproveitamos a oportunidade para lhe convidar a se cadastrar em nossa lista VIP.

Nela, você receberá informações e conteúdos exclusivos em primeira mão. Vamos compartilhar dicas e técnicas, de forma atualizada, para vender sempre mais e constantemente na sua loja virtual.

Você está preparado para ver suas vendas explodirem? Assine nossa lista e construa um ecommerce de sucesso!

# 6 – Conteúdos BÔNUS para você!

Constantemente produzimos materiais complementares para te auxiliar a fazer mais vendas pelo Facebook, veja abaixo conteúdos para você aprender e aplicar hoje mesmo no seu negócio e descobrir como vender pelo Facebook e Instagram:

Fique atento neste material, sempre adicionamos novidades por aqui!

Artigo publicado em 18/05/2018 e atualizado em 16/11/2018.

  • quem tem já uma pagina criada para venda no facebook , tem como fazer essa configuração para mudar para loja?

    • Oi Érica, é só seguir o passo a passo que mostramos no artigo:

      Passo: 1 – Para começar, acesse sua página do Facebook e clique no botão configurações. Ele fica sempre na parte de cima da página, bem próximo ao botão de home.

      Nesse momento, irá abrir as guias. Nela, clique em Editar página, conforme a figura que mostramos no artigo acima.

      Passo 2 – Você vai perceber que bem na parte inferior, há a opção de adicionar uma guia. Em seguida, uma série de opções se abrirá em sua frente, uma delas mostrará a alternativa Loja. Clique nela.

      Passo 3 – Antes de seguir, será necessário ler e aceitar todas as informações e políticas de uso informadas. Isso para que tanto você, como vendedor, como os compradores, estejam assegurados no momento da venda.

      Passo 4 – A partir desse momento, vamos começar a fazer a configuração exata do seu F-commerce. Chegou a hora de colocar as informações de contato para que seus futuros clientes possam falar com você, seja por algum tipo de contato externo ou, mesmo, ali dentro.

      Dê uma olhada na seção ‘Passo a passo de como vender pelo Facebook’ no artigo acima.

      Qualquer dúvida, conte conosco!