como funciona o mercado envios

A crise fez com que várias pessoas perdessem o seu emprego e estabilidade. No entanto, surgiram no e-commerce novos empreendedores que cada vez mais buscam informações a respeito de como funciona o Mercado Envios.

Simples, objetivo e muito viável, o Mercado Envios parece ser a solução para quem busca um negócio com um alto nível de rentabilidade e com poucas chances de falhas.

Se você deseja saber como ter uma boa oportunidade empreendimento, continue conosco! Vamos te contar tudo sobre como funciona o Mercado Envios.

Navegue pelo conteúdo através do índice abaixo:

O que é o Mercado Envios?

O Mercado Envios é uma alternativa disponibilizada pelo Mercado Livre para que os vendedores tenham chance de oferecer seu produto por preços menores.

As taxas pagas através do Mercado Envios são menores do que as de um frete comum, por isso existe a grande vantagem de trabalhar com este sistema.

Assim, o cliente é estimulado a fazer compras com mais segurança sem se preocupar com valores altos de frete.

Bom para os clientes, bom para os vendedores, o Mercado Envios realmente se tornou uma grande possibilidade para quem deseja ter sucesso nas vendas.

Se você tem dúvidas sobre a ferramenta, leia abaixo sobre Mercado Envios como funciona.

Como funciona o Mercado Envios?

Imagine que você possua uma loja em um local bem distante e remoto, onde as pessoas gostam dos seus produtos, mas, no entanto, não sabem como ter acesso a ele.

Agora pense se o custo para que elas chegassem até sua loja ou para que você enviasse os produtos fosse tão alto que ter seu negócio se tornaria inviável.

O Mercado Pago possibilitou que as pessoas tenham acesso a todo e qualquer produto que desejam sem que, para isso, tenham que pagar taxas enormes para que possam recebê-lo.

Pelo Mercado Pago é possível realizar uma venda através do Mercado Envios se, para tanto, o empreendedor tiver sua loja cadastrada.

O cadastro é gratuito e muitos simples de realizar.

Quais as vantagens do Mercado Envios?

estoque proprio estoque terceirizado

Calcular frete Mercado Envios

Calcular frete Mercado Envios é simples, o cliente insere o endereço e a forma de recebimento e o Mercado Pago dá as opções de valores de acordo com o tipo de mercadoria, valor e a localidade da loja e do local de residência do cliente.

É como o cálculo do frete do correio, porém, com taxas bem menores.

Rastreamento:

Algumas pessoas ainda têm receio de comprar pela internet, pois acreditam que correm o risco de realizarem o pagamento e depois não terem a sua mercadoria.

No entanto, foi pensando no conforto e segurança do cliente que o Mercado Pago fornece o sistema de rastreamento.

O Mercado Envios permite que o cliente faça o rastreamento de seu produto através do número de postagem que é fornecido assim que o produto é enviado. Além disso, o cliente também tem acesso à nota fiscal assim que emitida.

É um sistema totalmente seguro e muito organizado que permite o desenvolvimento deste mercado.

Frete Grátis:

Em uma loja física, quanto mais o cliente faz compras, maior é o desconto final no valor dos seus produtos.

Entretanto, as compras pela internet, mesmo que sejam em grandes quantidades, tendem a ser realizadas por fornecedores diferentes.

Como então fornecer vantagens de compras para estes clientes? Existe uma forma de atrair mais clientes para este mercado: o frete grátis.

Quanto mais o cliente realiza compras, mais chances de fretes grátis ele tem na entrega de suas compras.

Isso acontece, pois o Mercado Livre desenvolveu um sistema de pontuação que fornece pontos para cada compra realizada. Ao chegar a um determinado número, os fretes passam a ser gratuitos para qualquer parte do Brasil.

Novas possibilidades no Mercado de E-commerce – Estoque terceirizado

Sites de compras internacionais que entregam no Brasil 2018 - empreenda ecommerce

Já pensou em uma loja com estoque e logística perfeitamente desenvolvida, sem falhas? Um lugar onde você não precisa se preocupar em repor os produtos, em solicitar descontos, ou ter dinheiro para fazer tal reposição.

Bom, se você não conseguiu pensar em nenhuma loja com este tipo de logística, é porque você não conhece o que uma loja virtual pode te proporcionar.

Além do fato de fornecer produtos com preços bem menores do que de uma loja física, ela tem outras vantagens.

Não propriamente ela pode fornecer a melhor logística que você espera, mas sim, o tipo de estoque que você escolhe para ela. Conheça o estoque terceirizado.

O que é estoque terceirizado?

O estoque terceirizado, Drop Shipping ou Cross Docking, se desenvolveu ainda no ano de 2006. Trata-se de uma modalidade não convencional das vendas onde o lojista será um intermediador entre fornecedor e cliente.

Ainda não entendeu?

Ao disponibilizar o estoque terceirizado em sua loja virtual, o cliente realiza o pedido da compra e faz o pagamento.  O vendedor da loja virtual solicita o envio final do produto e assim, a venda será finalizada e entregue através do tipo de frete escolhido.

A ideia aqui é não trazer antigas preocupações para o setor de e-commerce. É como se você tivesse uma loja física onde as pessoas só fossem lá para realizar pedidos, e você solicitar aos fornecedores que entreguem esses pedidos.

No entanto, em uma loja virtual, este tipo de estoque ainda é bem melhor, pois você não precisa ter um espaço físico para que isso aconteça.

Tipos de estoque terceirizado:

O estoque terceirizado ainda oferece diferentes meios através dos quais o lojista pode fazer a venda dos produtos.

Existem duas maneiras de trabalhar com o estoque terceirizado:

Cross Docking

O estoque cross docking possui um conceito envolvido com a rapidez na circulação das mercadorias, mas requer um pouco mais de investimento.

Neste sentido, a loja virtual irá disponibilizar produtos, e quando o pedido for realizado, o mesmo será levado a um centro de distribuição com um número, o distribuidor então, vai mandar o número dos pedidos realizados ao lojista que fará a distribuição.

Mas tudo isso acontece sem que o lojista precise ter um estoque, pois, os pedidos são conferidos dentro do centro de distribuição.

O trabalho aqui é o de conferir se o produto está de acordo com as especificações de cada cliente, havendo então um contato maior entre fornecedor e lojista.

Drop Shipping

O Drop Shipping é muito parecido com o Cross Docking, no entanto, o lojista se torna apenas um revendedor do produto. Então ele poderá oferecer todas as vantagens sem que para isso se preocupe com outros detalhes adicionais relacionados ao estoque e envio.

Não existirá a necessidade de que o vendedor tenha contato com o produto, tampouco que se preocupe com o trabalho de enviar o produto ao cliente.

Vamos entender como o sistema funciona de maneira exata:

A primeira coisa que vai acontecer é que o vendedor irá realizar a venda como em qualquer loja virtual ou física.

Em seguida, ele vai receber o pagamento. Por fim, ele deve solicitar ao fornecedor o envio, após pagar o produto ao mesmo.

O processo de embalagem, de envio e de postagem fica por conta do fornecedor. O lojista pode indicar o método para que o produto seja entregue e a notificação ao cliente, seja por qual for o processo do envio, é de sua responsabilidade.

Vantagens do Drop Shipping

As vantagens do Drop Shipping são inúmeras, uma vez que você vai investir muito pouco para ter o seu empreendimento, pois não é necessário que o lojista tenha um estoque ou os gastos de uma loja física.

Você não necessariamente precisa ter uma loja virtual no Mercado Livre, somente se assim desejar.

Agora, pense nesta possibilidade: ter um negócio com baixo risco e com pouco investimento. Além disso, as operações podem ser realizadas de dentro da sua casa, de uma maneira confortável e muito simples.

As tarefas de gestão ao abrir uma loja virtual são bem menores, como por exemplo:

  • Você não terá gastos com a embalagem e envio do produto;
  • Zero custo de estoque;
  • Não é necessário gerenciamento de armazéns ou depósitos;
  • Não é preciso lidar com os pedidos de devoluções. Caso eles ocorram, o lojista deverá sempre combinar com o fornecedor a melhor forma de negociar com o cliente.

Outra vantagem é que você não vai precisar mais dispensar aquela viagem de férias ou de última hora, pois o negócio pode ser comandado de qualquer lugar do mundo.

Por que criar um negócio com Droping Shipping

Criar um negócio, principalmente quando não se tem experiência no assunto, pode ser um tanto quanto intimidador. Mesmo que você já tenha passado por outras experiências de gerenciamento, ainda assim, existem inseguranças que giram em torno deste assunto.

Porém, quando falamos de Drop Shipping, você só terá que se preocupar com a montagem de sua loja virtual e com gastos mínimos, a princípio.

À medida em que seu negócio cresce, você tem a possibilidade de investir cada vez mais em sua loja virtual.

É um processo totalmente seguro e fácil de ser desenvolvido. Além disso, você não terá tanto trabalho com este processo, pois o trabalho adicional será todo do fornecedor.

Você não vai precisar se preocupar em pagar contas relativas a uma loja física, ou até mesmo a fornecedores antecipadamente e também não precisa de uma equipe para auxiliá-lo.

A única coisa que você vai precisar para investir é tempo:

  • Para escolher bons fornecedores.
  • Para escolher bons produtos.
  • Para dar à devida atenção aos seus clientes.
  • Para acompanhar o envio, entrega e satisfação do seu cliente.

O dono de uma loja no estilo Drop Shipping tem a possibilidade de fornecer diversos produtos para seus clientes, sem que, para isso, tenha um custo adicional.

Portanto, utilizar o estoque terceirizado vale a pena para quem deseja começar um novo negócio.

Este é um modelo através do qual as pessoas tem descoberto como funciona o Mercado Envios de maneira clara e concisa.

Como criar uma loja virtual sem se preocupar com o envio de encomendas e estoque

Passo a passo para começar a trabalhar com drop shipping

Entender como funciona o sistema Drop Shipping pode ser meio confuso, pois você vai precisar dos seguintes elementos:

  • Conhecer os melhores métodos para montar uma loja virtual: Cada elemento de uma loja virtual possui uma funcionalidade diferente, e você precisa entender os princípios básicos de uma loja virtual para que tenha sucesso neste empreendimento.
  • Encontrar bons fornecedores para fechar parcerias de sucesso: se você fecha parceria com fornecedores que não são comprometidos com seus clientes você pode comprometer a qualidade dos serviços de sua loja virtual.
  • Implementar estratégias de vendas dos produtos: não é simplesmente colocar o produto à venda sem nenhuma estratégia de marketing digital. O cliente ainda precisa se interessar por aquilo que está sendo exposto ali.
  • Acompanhar o seu negócio de perto para que tudo ocorra da maneira adequada: uma boa administração é fundamental para gerir um empreendimento de qualidade e eficiência que gere bons lucros.

Mas você não precisa se desesperar! Nós podemos auxiliá-lo em todas as dúvidas que surgirem a respeito de montagem do seu negócio. Inclusive, podemos te ensinar passo a passo a montar uma loja virtual do zero.

Já conhece o Negócio em 21 Dias?

O Negócio em 21 Dias é um curso desenvolvido por alguém que já passou por esta situação de incertezas financeiras em sua vida, mas que investiu na ideia e acreditou em um empreendimento fazendo com que ele desse certo.

E deu tão certo que ele decidiu compartilhar todos os seus conhecimentos. Este é um método incrível que te ensina a criar o seu próprio negócio em 21 dias revendendo produtos direto do fornecedor, sem estoque e sem que você tenha que recorrer a altos investimentos.

Assista este vídeo e saiba como abrir o seu negócio em 21 dias acessando este link aqui.

Artigo publicado em 2/11/2018 com última atualização em 22/01/2019.