como divulgar minha loja virtual no facebook

Muitas pessoas me perguntam “Como divulgar minha loja virtual no Facebook?”. E se você já tem uma loja virtual, e não está usando o Facebook para encontrar potenciais clientes, pare tudo e leia este artigo.

A revolução digital veio para ficar. Aqui no Brasil, somos a segunda maior comunidade de “facebookianos” do mundo. Quase 70% da população acessa a internet através de seus smartphones – ainda que não tenham computador ou internet em casa, investem em internet móvel.

Muitos já fazem compras pela internet com a mesma facilidade com que vão à mercearia. E as duas grandes vitrines que temos hoje são o Facebook e o Instagram.

E você, com certeza já sabe disto, pois deve notar a quantidade de anúncios patrocinados que aparecem para você – principalmente depois que navega pela internet atrás de produtos específicos.

Por exemplo, se você buscar vestidos de verão, estampados, tamanho P, mas não efetuou nenhuma compra, ao abrir Facebook ou Instagram verá aparecer “magicamente” anúncios sobre os produtos que buscou há dois minutos atrás.

Isto chama-se “remarketing”. Como isto é possível?

remarketing como divulgar minha loja virtual no facebook

Antes de te responder, somente imagine a diferença substancial que seria para sua loja virtual, se quem procurou um produto igual ao seu, 1 minuto depois recebesse na timeline dele uma informação que o levasse para sua loja?

Pois bem, te conto a partir de agora, como divulgar sua loja no facebook. E se ainda não tiver uma conta nesta rede virtual, cadastre-se já, para poder ter sua página comercial.

Veja o que você vai aprender nesse conteúdo:

Qual a vantagem de criar uma página comercial no Facebook?

A primeira vantagem é que uma página comercial no Facebook é gratuita. Além disso disponibiliza:

  • Ferramentas de gerenciamento;
  • Posts orgânicos ou pagos (estes, com escolha de público alvo);
  • Informações contínuas para você melhorar sua página (apresentando, inclusive páginas semelhantes para você se espelhar);
  • Canal de comunicação (Messenger), escrito, por chamada de voz ou vídeo;
  • Loja na própria página;
  • Integração com o Instagram;
  • Ferramentas para aprimorar seu negócio, como o Facebook Blueprint e Facebook IQ;
  • Mais de 1 bilhão de pessoas conectadas pela rede.

Para criar sua página no Facebook, você precisa criar um nome para ela (o de sua empresa, por exemplo) e um texto que a descreva.

Já separe duas fotos de boa qualidade, para o perfil e para a capa da sua página. Se quiser saber mais, o Facebook te ensina aqui.

Você irá “montar” sua página de empresa antes de divulgá-la. Poderá escolher ações para onde direcionará seu público (ver site, ler artigo, etc), nos próprios posts. Conectando sua página com o Messenger, poderá falar com seus clientes rapidamente, tirando dúvidas e finalizando negócios.

Linkando com o Instagram (que hoje pertence ao Facebook), terá mais uma vitrine para seu negócio. Os posts do Instagram podem ser publicados instantaneamente na sua página do Facebook, basta selecionar esta opção.

Ou seja, você economiza tempo. Some-se a isto que o Instagram para empresas deixa que você forneça links para seu site ou página de vendas, ao apresentar seus produtos.

Veja outros artigos do blog que podem ser do seu interesse:

Me parece difícil montar e gerenciar a página, faço isso sozinho?

Se tudo isto parece um bicho de sete cabeças para você, o Facebook Blueprint disponibiliza cursos on-line, para aprender a fazer a montagem da página, além de uma Central de Ajuda para Anunciantes.

O Facebook tem também uma ferramenta acessível até mesmo pelo celular, chamada Gerenciador de Página. Quando você baixa este aplicativo:

– Vê quantos acessos teve a página;
– Lê e responde a comentários;
– Publica o que quiser: fotos de seus produtos, vídeos, atualizações de status e promoções;
– Altera quaisquer informações e configurações de sua página.

Criei a página, e agora, como divulgar minha loja virtual no Facebook?

Passo 1: envolva, chame as pessoas para sua página

A página precisa ser movimentada de forma inteligente. Concentre-se primeiro em criar conteúdos interessantes e que tenham a ver com o que você vende, antes de sair convidando amigos e parentes para curtir a página vazia ou com posts levando para seu site de vendas. Exemplos:

1 – Você vende roupas femininas? Crie posts falando sobre as tendências da moda, ou sobre o que nunca sai de moda, que tenham a ver com o que comercializa.

2 – Você vende acessórios esportivos? Crie posts sobre os benefícios de algum esporte,  alimentação saudável antes do esporte, ou sobre sedentarismo. Crie a vontade de ser saudável e comprar seus produtos, sem falar deles.

3 – Que tal oferecer um e-book com 10 formas diferentes de usar um acessório? Criar conteúdo de valor é essencial. Ninguém – nem você – gosta de só ver anúncios.

Se você tiver um blog/site de vendas, coloque os dois primeiros parágrafos do texto original, e um link para continuarem lendo direto na fonte.

Se conectou sua página direto ao Instagram, crie posts “catálogos”, com belas fotos, e o link para acessar uma nova coleção, ou itens “queridinhos” de clientes, etc. Você já terá visibilidade nos dois canais.

Passo 2: divulgue a sua página do Facebook

Sabe quando falamos, lá no passo 1, para não sair pedindo curtida de página sem conteúdo?

Bem, a partir do momento que tiver o que mostrar, e já estiver colhendo resultados naturalmente (ou organicamente, como falamos em marketing digital), está na hora de divulgar sua página de forma mais profissional e focada.

O primeiro passo é realmente divulgar entre sua rede de contatos do facebook. Entre amigos e parentes, pedir uma forcinha para compartilhar sua página através de mensagem privada (Messenger) é válido.

Mostre-lhes o conteúdo relevante, seu “brilho nos olhos” quando fala do negócio. Todos gostam de gente motivada.

Também na sua fanpage, do lado direito, em “Dicas da Página”, há o recurso de convidar amigos para curtirem sua página automaticamente.

Você pode selecionar pessoas de sua lista, ou clicar em “todos”. Esta é ainda uma forma orgânica de divulgar. Mais adiante falaremos das campanhas patrocinadas, para públicos diferentes.

Passo 3: monte sua loja virtual no Facebook

Esta é uma possibilidade interessante, já que o Facebook não cobra por isto. Ele cobrará para que você anuncie ou crie campanhas pagas, quando achar que é a hora. Antes disso, poderá contar com a divulgação orgânica de sua loja virtual.

Dentro da sua própria página poderá mostrar seus produtos para a venda. Para nós, brasileiros, o recurso de pagamento na própria página pode não estar ainda habilitado.

Neste caso, você pode redirecionar seu cliente para finalizar a compra em sua própria loja virtual.  

Importante: para quem já tem seu comércio virtual com o método de Envio Direto para o Cliente (dropshipping), saiba que o Facebook e o Instagram, com os recursos que explicados aqui, são plataformas eficazes para divulgar e vender seus produtos.

Passo 4: não escreva, desenhe

post com imagem divulgar loja facebook
Post da fanpage da loja Netshoes, sobre o lançamento da nova camisa do Cristiano Ronaldo.

O Facebook não comprou o Instagram à toa. Existem pesquisas – até neuro-científicas – mostrando que o que mais chama a atenção das pessoas (ambos os sexos, todas as idades) são as imagens e/ou vídeos.

Entre um texto enorme ou uma imagem boa que “conte” uma história, prefira a imagem. Se o texto é imprescindível, não o deixe sem uma boa imagem, para chamar a atenção de seus potenciais clientes.

Mas, lembre-se: uma imagem que dê algo a quem a vê.

Voltando aos exemplos anteriores, foto de roupas para mulheres extra G se sentirem elegantes? Ou de 3 ou 4 cidades aonde passar um feriado fazendo caminhadas e roteiros de aventura?

Faça sua propaganda, sem fazer propaganda, e com imagens – que valem mais do que mil palavras.

post conteúdo engajamento
Veja esse post da loja Netshoes com conteúdo para engajamento, sem vender produto algum

Passo 5: crie engajamento com a marca

Todo mundo adora ganhar presentes. E também adora ajudar outras pessoas ou entidades. Você pode criar uma campanha (um post patrocinado ou pago) com este tipo de chamada:

– A cada compra acima de ”x” reais, sua empresa doa “Y”reais para uma Ong, asilo, orfanato, ou entidade beneficente.

– Comprando acima de 3 peças, recebe uma quarta peça até um valor determinado.

– Em datas especiais, compre um produto para você e ganhe outro para seu pai, sua mãe, namorada.

Criatividade e vontade de fazer a diferença são propulsores de grandes marcas. Se duvida, dê uma olhada na campanha da Puket para este inverno.

Passo 6: comunique-se com seu cliente

Além do canal do Messenger, você pode disponibilizar, em suas publicações, acessos exclusivos a um número de Whatsapp:

• Para quem ama novidades, por exemplo, receber em primeira mão,
• Ou para clientes mais conservadores, um número de telefone que facilite o contato.

Passo 7: aprenda a impulsionar suas publicações

Pode parecer fácil impulsionar suas publicações, se você pensar que é só pagar para o anúncio “ser mais visto” no Facebook.

Porém, diferente dos anúncios de jornal e revista, que são publicados no papel e estão lá para quem procurar, um post “patrocinado” ou “impulsionado” é que irá procurar para você os possíveis clientes para sua marca.

Falaremos disso com mais detalhes já, já. Antes, vamos falar de posts que podem ser impulsionados:

  • Posts que já mostraram boa receptividade organicamente, levando clientes para seu site;
  • Posts que falem de promoções;
  • Posts para mostrar novas coleções;
  • Posts das campanhas que falamos no passo 5.
promoção no facebook
Post das Lojas Americanas divulgando uma promoção

Também há a possibilidade de você promover sua própria página, e não somente os posts. Você precisará, para isto, conhecer bem o seu público – ou o que chamamos de “persona” em marketing digital. Dois exemplos:

1 – para a loja de roupas femininas: mulheres, de 25 a 35 anos, manequim G e GG, classe C e D, trabalham fora, com no máximo dois filhos, morando em capitais.

2 – Para a loja de artigos esportivos: homens, de 40 a 55 anos, classe B e C, separados, buscando novos relacionamentos, buscando parecer mais jovens e atraentes para mulheres.

Dessa forma, os anúncios serão exibidos para pessoas que buscam este tipo de assunto em suas pesquisas na internet, e seu dinheiro para divulgação será bem gasto.

O Facebook também disponibiliza créditos para quem sempre está anunciando, para incentivar a prática.

Facebook Ads e Instagram Ads

Instagram Ads e Facebook Ads
Anúncios patrocinados no Facebook e Instagram da loja Pura Vida Bracelets

O Facebook Ads e Instagram Ads são sistemas pagos para divulgar sua loja virtual, seja no Facebook, seja no Instagram. As duas plataformas oferecem uma grande variedade de formatos atraentes para suas campanhas.

Videos, fotos em carrossel e muito mais formatos de anúncios – lembre que as imagens são o que mais chama a atenção – estão à disposição de sua marca, para que ela se “fixe” na cabeça de seus clientes.

A segmentação de público, por idade, nível social, comportamento, buscas em internet e muito mais (até mesmo clientes de seu concorrente direto), são as grandes sacadas no Facebook Ads e Instagram Ads.

Campanhas bem direcionadas podem criar um bom engajamento com o público e um retorno financeiro substancial para sua loja virtual. São milhões de pessoas acessando as duas redes sociais diariamente, e os anúncios possuem preços acessíveis, mesmo para quem está começando.

Veja aqui um ebook gratuito para te ajudar a aumentar as vendas da sua loja através de anúncios do Facebook Ads.

Dica avançada de segmentação no Facebook Ads

Escrevemos um artigo aqui no blog sobre o Lookalike do Facebook Ads, essa dica pode te ajudar a encontrar novos clientes baseados nos clientes que já compram na sua loja, mas que ainda não foram impactados pelos seus anúncios!

O recurso Lookalike no Facebook permite segmentar seus anúncios para um público com maior potencial de interesse, já que esse público é construído automaticamente com base em pessoas com perfis semelhantes a um público relevante para você.

Erros que você não deve cometer ao divulgar sua loja virtual no Facebook

Se você vai criar uma página para divulgar sua loja virtual no Facebook, pense nela como um relacionamento amoroso: dê atenção à sua página, se não diariamente, semanalmente.

Caso não o faça, o público vai se esquecer de sua marca, como a namorada esquece do sujeito que não manda flores e não telefona. Simples assim.

Outra dica, é ter equilíbrio nas postagens:

  • Anúncios demais saturam o público; poucos anúncios o fazem esquecer a marca.
  • Como já explicamos acima, só empurrar o público para sua loja não é produtivo, crie envolvimento.
  • Você não conseguirá alcançar todos os públicos. Exemplo: mulheres de 20 a 60 anos, classes B, C, D. Entenda seu público, use a segmentação a seu favor.
  • Mas… você não precisa se limitar a um só público; o Ads permite, numa postagem, testar outros públicos. Mas pegue leve, teste uma variável por vez: por exemplo: mulheres de 20 a 35 anos ou mulheres de 30 a 45 anos (e mantenha as outras variáveis iguais na persona, para ter controle do resultado);
  • Promova tanto sua página quanto seus posts. Criando “fans” para a página, que seguem suas postagens, terá mais resultados quando criar posts com direcionamento para sua loja virtual.

Como falamos antes, você não deve ser apelativo para vender, mas não pode esquecer de contar para o público que tem um comércio virtual, e “convidá-lo” a entrar em seu site.

Isto é o que chamamos de “Call to Action” (chamada para a ação): assista o vídeo sobre tal assunto, veja aqui a nova coleção outono-inverno, etc.

Desta forma, você pode direcionar para seu site, apresentando o conteúdo relevante e só depois falar de suas vendas. Nos primeiros segundos de um encontro, nunca tente beijar a namorada, ou o namorado… como num relacionamento, as preliminares são essenciais!

Acredito que agora você conseguiu aprender bastante sobre como divulgar loja virtual no Facebook. ;)

E se você gostou do que aprendeu… ainda temos muito mais!

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  • Existe algum tipo de empresa que pago e ja faz publicidade pra quem realmente quer comprar meu produto ou tenho que descobrir sozinha??