como comprar no aliexpress

O AliExpress é uma plataforma que tem conquistado altíssima popularidade entre o público brasileiro, já que oferece uma ampla variedade de produtos para comprar.

As vantagens oferecidas pelo site são infinitas, sendo esse o principal motivo de ter se tornado um dos sites de importação preferidos de compradores brasileiros.

No entanto, é possível notar que ainda existem muitas dúvidas a respeito de questões específicas, tal como o processo de aquisição, se o AliExpress é confiável, seguro entrega e sobre qualidade dos produtos oferecidos.

Sendo assim, decidimos elaborar um guia completo sobre como comprar no AliExpress 2018 sem tomar prejuízos, abrangendo do nível iniciante ao avançado.

Confira a seguir os principais pontos necessários para iniciar suas compras.

Você também pode utilizar os atalhos abaixo para acessar o conteúdo:

Sobre a plataforma

O AliExpress nada mais é do que um site de compras, fundado em meados do ano de 2010 pela grande empresa asiática Alibaba.

Essa foi a primeira iniciativa da empresa para trabalhar com comércio de varejo, visto que sua proposta anterior se restringia ao atacado. Desse modo, a plataforma chinesa vem se expandindo ao redor de todo o mundo com sua logística e ampla oferta de produtos.

AliExpress português

Uma ótima forma de evidenciar as proporções tomadas pela popularidade do AliExpress é a inclusão de idiomas no site, que é atualmente disponibilizado ao público em português, inglês, espanhol, holandês, francês, polaco e russo.

Atualmente, o site estabelece relações comerciais com mais de 200 países.

Segundo o WebShoppers, um relatório anual realizado pela empresa de e-commerce Ebit, mais da metade dos 22 milhões de brasileiros que realizaram compras online no ano de 2017 tiveram algum contato com compras no AliExpress.

O número é bastante significativo e, apesar da plataforma ter enfrentado algumas dificuldades no Brasil ao longo de seus 8 anos de atuação, ainda apresenta crescimento no que diz respeito à quantidade de clientes no país.

Porém algumas pessoas ainda se perguntam se é seguro comprar no AliExpress…

O AliExpress é seguro?

No contexto atual, o AliExpress se encontra entre um dos 20 sites mais visitados do mundo.

Mas comprar no AliExpress é seguro?

Seu amplo comércio não se dá simplesmente por ações de marketing, mas também pelo ótimo serviço que é oferecido.

Vale destacar que essa plataforma não se trata de uma loja virtual onde o próprio AliExpress é o fornecedor, mas sim um lugar onde fornecedores de todo o território asiático podem construir anúncios e ofertar seus próprios produtos.

Seu diferencial é a capacidade de oferecer um ambiente extremamente organizado e com uma série de ferramentas capazes de garantir uma compra segura e confiável, que chegará ao destinatário mesmo sendo encomendada a milhares de quilômetros de distância.

Na maioria das vezes, o AliExpress compras é assimilado como uma versão chinesa do Mercado Livre, site de compras igualmente popular em território brasileiro.

O AliExpress é confiável?

Se você tem dúvida se o AliExpress é confiável, convém ressaltar que ambos contam com um sistema de políticas de proteção ao consumidor que asseguram que golpes não sejam aplicados e o reembolso seja estabelecido nas devidas situações.

Ainda assim, se lhe restam dúvidas sobre como comprar no AliExpress ou sobre a credibilidade do site, é importante lembrar que novas tecnologias continuam sendo desenvolvidas para garantir a segurança de compras online, não apenas através dos órgãos nacionais, mas internacionais também.

O site AliExpress é confiável?

Um ótimo exemplo disso é a introdução de certificados digitais nos sites, o tão conhecido prefixo https, utilizado no endereçamento de páginas.

Vamos agora falar mais sobre como comprar no AliExpress em 2018.

Como comprar no AliExpress passo a passo

Apesar de se tratar de uma plataforma bastante organizada, ela pode parecer um tanto quanto complexa de ser utilizada, visto que conta com uma enorme quantidade de vendedores e produtos de mais de 40 categorias diferentes.

Além disso, a confusão se deve também ao fato de que os produtos são enviados diretamente da China, o que caracteriza o processo de importação.

Desse modo, existem algumas diferenças nas quais o consumidor deve se manter atento para evitar imprevistos e demais descontentamentos.

Sendo assim, para iniciar as suas compras seguras no site, ensinaremos como comprar pelo AliExpress passo a passo de forma segura e confiável.

1. Crie uma conta

O primeiro passo de como comprar no AliExpress é realizar seu cadastro no site.

É por meio dele que serão registrados seus dados pessoais, incluindo nome completo e endereço para entrega do produto, informações essenciais para que a compra seja bem-sucedida.

Para isso, você precisará acessar o site https://pt.aliexpress.com/ e se dirigir ao canto superior direito para clicar no campo “Inscrever-se” e em “cadastre-se gratuitamente”.

cadastrar aliexpress

Há duas principais maneiras de completar seu cadastro. O mais tradicional deles é via e-mail, no qual será necessário preencher o formulário do site inicialmente com o e-mail desejado, nome, sobrenome e a escolha de uma senha que dará acesso à plataforma.

completar cadastro aliexpress

A segunda maneira consiste em um login por meio de redes sociais, no caso, através do Facebook.

Se optar por essa forma, basta clicar no botão “sign up using facebook” e conceder as permissões necessárias para a criação da conta.

facebook aliexpress

Outra vantagem de efetuar seu cadastro é que o AliExpress sempre oferece cupons de desconto como boas-vindas aos novos clientes, por isso, esteja atento caso algum anúncio do tipo aparecer na sua tela ao navegar pelo site.

cupom aliexpress

2. Pesquise seu produto

O site também conta com uma barra de pesquisa bastante eficiente, utilizando filtros extremamente úteis e precisos, permitindo a busca por qualquer produto que deseja comprar.

Vale lembrar que algumas marcas não possuem permissão para ser vendidas no AliExpress, por isso não serão encontradas em nenhuma loja do site.

Se preferir, também é possível realizar pesquisas mais específicas utilizando os filtros de busca oferecidos pelo site.

Por meio deles, você pode ordenar os produtos de diferentes formas como, preço, data do anúncio e número de pedidos já realizados.

filtros aliexpress

Além disso, você poderá selecionar uma faixa de preço específica desejada para aquele produto.

De acordo com a categoria e o produto escolhidos, serão disponibilizados novos filtros de seleção.

Se você quer dicas sobre o que comprar no AliExpress, clique aqui e leia esse artigo com ideais de produtos.

3. Escolha vendedores confiáveis

Ainda que, de maneira geral, o AliExpress seja considerado um ótimo site e bastante confiável, é preciso efetuar escolhas corretas ao realizar um pedido.

É nesse momento que esse guia de como comprar no AliExpress de forma segura e confiável mostra sua maior importância.

A plataforma reúne milhares de lojas especializadas, que trabalham com diferentes tipos de produtos. No entanto, esse é um fator que também pode influenciar a qualidade do material oferecido, os preços e, com isso, a satisfação dos compradores envolvidos.

É por isso que reunimos um conjunto de dicas para comprar no AliExpress para lhe orientar na escolha de um bom fornecedor, entre elas:

Consulte a reputação do vendedor:

Todos os vendedores que atuam no AliExpress recebem uma nota, chamada de reputação, que é originada a partir da quantidade de vendas realizadas e do retorno positivo dos clientes.

A reputação é representada pela média dos pontos de avaliação dos compradores, que variam de 1 a 5, podendo ser encontrados ao rolar a página do produto desejado ou visitando a loja do fornecedor no site.

reputação aliexpress

Leia os comentários do produto:

Principalmente quando o produto possui um número relativamente alto de vendas, a tendência é que haja muitos comentários e avaliação do mesmo.

Essas avaliações podem ser consultadas e podem incluir fotos não publicitárias do produto em questão, demonstrando detalhes importantes sobre a qualidade do produto e a satisfação das pessoas que já compraram.

avaliação aliexpress

Esteja sempre atento aos prazos de segurança do AliExpress:

Como já mencionado anteriormente, o site conta com um sistema de proteção ao consumidor, que oferece um certo prazo para devolução do dinheiro em caso de produtos com defeito, falhas de envio ou anúncios sensacionalistas.

Porém, nada pode ser feito caso os prazos sejam perdidos ou o site não seja acionado.

Fique atento a essas dicas para comprar no AliExpress, são extremamente importantes para identificar um fornecedor confiável e agir de acordo com as garantias caso algo dê errado.

4. Método de envio

A maior das críticas enfrentadas pela plataforma é o lento processo de entrega dos produtos adquiridos. No entanto, vale lembrar que isso se deve à burocracia brasileira aplicada durante a importação de produtos de varejo pela internet.

Grande parte das compras realizadas no AliExpress não levam mais que duas semanas para chegar até a alfândega brasileira, contudo, a estimativa média para chegada do produto em sua residência é de 2 meses, devido às grandes falhas de logística dos Correios.

É por isso que o comprador deve se manter atento ao método de envio que será selecionado durante a compra. Existem diversos tipos, que variam tanto em prazo de entrega quanto no preço cobrado pelo frete.

Além disso, é de extrema importância  para o consumidor contar com um método de envio que ofereça um código de rastreio ao longo do processo de transporte.

É por isso que ensinar como comprar no AliExpress de forma segura e confiável também conta com uma orientação sobre como utilizar o rastreamento de encomendas.

Para evitar futuros problemas, ainda no momento da compra, basta clicar no produto desejado e rolar a página até encontrar a aba de “expedição & pagamento”.

Lá, o comprador poderá consultar todos os tipos de frete disponibilizados, seu preço e se possui código de rastreio.

frete aliexpress

Geralmente, o código é composto por 13 dígitos, onde apenas os dois primeiros e os dois últimos são letras, visto que têm como objetivo identificar a origem e o destino do pacote.

Após a disponibilização do código pelo vendedor, a consulta do mesmo pode ser realizada através do site dos correios, em: http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/

5. Finalizar compra

Depois de obter o conhecimento adequado sobre como comprar no AliExpress de maneira segura e confiável, escolhendo produtos e fornecedores de qualidade, o último passo é finalizar a compra escolhendo o endereço de entrega e a forma de pagamento desejada.

como comprar no aliexpress

dados aliexpress

Como comprar no AliExpress no Cartão de Crédito

Formas de pagamento AliExpress: Um dos maiores diferenciais quando se compra em sites estrangeiros é a variedade de formas de pagamento disponibilizadas no site AliExpress.

No entanto, embora o AliExpress ofereça mais de 15 opções, as mais indicadas e mais utilizadas pelos brasileiros são: cartões de crédito, boleto bancário e mercado pago.

pagamento aliexpress

Vale ressaltar também que é necessário ter cuidado ao realizar as compras com cartão de crédito, visto que, por se tratar de uma compra internacional, a compensação da compra será gerada com a taxa de câmbio da data do fechamento da fatura, um número bastante imprevisível.

Como comprar no AliExpress com boleto

Já nas opções de boleto bancário e mercado pago, é possível saber exatamente o valor da compra no momento em que a mesma é realizada.

Para pagar com boleto basta selecionar a opção ‘pagar com boleto bancário’ conforme imagem abaixo:

Como comprar no AliExpress com boleto

Conclusões

Desse modo, podemos concluir que é confiável comprar AliExpress, pois se trata de uma plataforma bastante respaldada por vários compradores, que tem proporcionado ao público brasileiro a chance de adquirir produtos de qualidade com preço acessível, principalmente se comparado aos preços nacionais.

É por esse e outros motivos que a plataforma tem apresentado crescente ascensão no mercado de compras brasileiro, como pode ser evidenciado pelas estatísticas apresentadas.

No mais, ressaltamos também a utilidade da plataforma em sua versão mobile. O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android ou iOS. Os usuários contam também com descontos especiais pela utilização do aplicativo, por isso, vale a pena conferir.

Com todas essas informações você agora sabe que o AliExpress é confiável e seguro, desde que faça uma boa pesquisa seguindo as dicas e os passos que mostramos aqui.

Mas além de comprar, você pode fazer mais… você pode ganhar dinheiro com o AliExpress.

Dica: Aproveite o AliExpress para montar seu próprio negócio e ganhar dinheiro na internet

O avanço da internet e das tecnologias, em geral, tem proporcionado cada vez mais oportunidades de empreendimento. Comprar e vender importados é uma ótima oportunidade para construir lojas virtuais de baixo investimento.

Para quem tem como objetivo ganhar dinheiro online e de maneira autônoma, o AliExpress oferece uma grande oportunidade para iniciar os trabalhos na área.

Quando realizamos alguma compra no país de origem do produto, os custos são mais baixos, já que são capazes de reduzir boa parte das taxas alfandegárias aplicadas pela receita brasileira.

Por isso é bastante inteligente que essas condições sejam aproveitadas para criar um mercado mais agradável e competitivo.

Nesse ponto, já não se trata mais apenas de como comprar no AliExpress, mas sim de como transformar esse recurso em um empreendimento lucrativo. Para isso, existem diversas técnicas devidamente desenvolvidas e testadas, como mencionaremos a seguir.

Conheça o sistema de vendas Drop Shipping

Uma das técnicas mais utilizadas no contexto atual é o Drop Shipping, que é basicamente composto por um sistema de logística onde o revendedor não mantém nenhum dos produtos que vende em seu estoque.

Este é o recurso utilizado pelo AliExpress para reunir milhares de fornecedores chineses e intermediar a venda de seus produtos.

Contudo, o sistema também tem sido bastante utilizado por empreendedores brasileiros, que revendem produtos importados criando um empreendimento sólido e rentável sem arriscar em investimentos altos.

Se após ler esse artigo você se interessou pelo negócio, poderá descobrir, com a ajuda de empreendedores de sucesso, dicas conceituadas de como iniciar seu próprio empreendimento.

Neste link você poderá assistir a um vídeo com os ensinamentos do Caio Ferreira, com larga experiência em criação de negócios online de sucesso.

No vídeo ele apresenta as principais dicas e o que você deve fazer para começar sua loja virtual do zero e se destacar no mercado.

Gostou das dicas? Deixe aqui seus comentários e dúvidas, teremos prazer em ajudar!

Artigo publicado em 09/08/2018 e atualizado em 05/11/2018.
Responsável pelo planejamento das redes sociais e parte do time de conteúdo, ela vai roubar o tédio dos seus dias e transformar você e seu negócio com posts incríveis.