como atrair clientes

Se você tem um e-commerce, certamente sabe que hoje em dia a concorrência é muito grande entre quem vende online. Não é fácil se destacar, é preciso muito trabalho, foco, dedicação e estratégia. Neste artigo, vamos falar exatamente sobre estratégias para lojas virtuais. Você vai descobrir como atrair clientes e fazer seu negócio bombar!

A palavra-chave é MARKETING DIGITAL. Sabe, na nossa realidade pós-moderna de consumidores cada vez mais exigentes, não é suficiente ofertar produtos e serviços de qualidade ou diferenciados: são necessárias ações concretas, contínuas e planejadas de quem sabe aonde quer chegar, ou seja, ter um plano de marketing.

Mas, com algumas adaptações e ações práticas em marketing de vendas e de relacionamento, você pode fazer seu negócio dar um giro de 180 graus e atingir seus objetivos. Porém, não se esqueça: persistência é um dos segredos do sucesso! Não desista! 

Continue lendo, e saiba como atrair clientes através de investimentos que geram retorno real, ao mesmo tempo diminuindo custos e alcançando mais pessoas do seu público-alvo. 

Então, vamos lá? Desvendar os segredos de como atrair clientes para seu e-commerce e aumentar suas vendas e o valor da sua marca/loja virtual.

Como atrair clientes pode ser o que o falta para seu negócio decolar

É… Já falamos lá em cima que a concorrência é enorme nos dias de hoje, e que, para se destacar no mercado, é necessário ter estratégia, dedicação, foco e investimento. Não basta contar com produtos ou serviços de qualidade, com preço acessível, ótimo atendimento ao cliente e boa logística, se você não for NOTADO.

Falando em produtos ou serviços de qualidade, você já pensou em rever esse quesito no seu negócio? Revisar seus fornecedores ou reavaliar sua equipe? Antes de começar a divulgar, é preciso que você tenha o que mostrar e oferecer. Não faça propaganda enganosa, pois isso pode arranhar a imagem de sua empresa de maneira inimaginável: muita coisa viraliza na Internet, e perder 1 cliente pode significar perder 100 ou mais.

Talvez você tenha uma loja virtual com um visual adequado, profissional, produtos ou serviços diferenciados, preços ou promoções interessantes, bom sistema de atendimento ao cliente e até diferenciais diante da concorrência – mas seu negócio não decola. Os clientes não aparecem. É como o avião que fica na pista, prestes a levantar voo, mas não sobe. Tem alguma coisa errada. Os motores estão ligados, mas você não sai do chão! 

Então, como atrair clientes para minha loja virtual e decolar? 

Se você descobrir esta resposta, terá encontrado o caminho para o sucesso. COMO ATRAIR CLIENTES. Não quaisquer pessoas, mas aquelas que lhe interessam de fato: seus prospects, seus clientes potenciais que poderão se tornar clientes satisfeitos e fiéis. 

Portanto, as formas de atrair clientes dependem muito do seu público-alvo, além do nicho e do formato do seu negócio. 

E é aí que nós queremos fazer uma pergunta: você realmente sabe qual é seu público-alvo e o que você vende? Sabe quais são seus objetivos? Já fez um plano de negócios? Esse é o começo para qualquer ação referente à questão de como atrair clientes para o seu e-commerce. 

Talvez você já tenha lido o clássico “Alice no País das Maravilhas”. A certa altura da obra, Alice tem uma conversa com um gato muito exótico, o Gato Risonho ou Gato de Cheshire:

Alice: “Você pode me ajudar?” 

Gato: “Sim, pois não.”

Alice: “Para onde vai essa estrada?”

Gato: “Para onde você quer ir?”

Alice: “Eu não sei, estou perdida.”

Gato: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”

Moral da história: quer saber o caminho de como atrair clientes para sua loja virtual? Em primeiro lugar, siga o conselho do Gato de Cheshire: saiba quem é e aonde quer chegar!

Pesquisa de mercado, proposta de valor única, aprendizado sobre gestão e estoque, visão e missão… Tenha planejamento. Então, apareça e seja notado!

Como atrair clientes: depende do quanto você tem para investir

Existem formas gratuitas e pagas para atrair clientes para seu e-commerce. Aí entra seu planejamento financeiro na área de marketing e vendas. 

Atenção: dinheiro não é tudo! Você pode ter muito dinheiro e desperdiçá-lo com recursos inadequados, ou recursos certos utilizados de formas erradas.

Por outro lado, pode ser que você disponha de pouco dinheiro e vá precisar recorrer a ferramentas e plataformas gratuitas ou de baixo preço para atrair clientes para sua loja. 

Não importa qual é o seu caso: é possível saber como atrair clientes através de várias maneiras, e vamos mostrar algumas delas a você. 

Na verdade, algumas formas de atrair clientes não são ferramentas ou plataformas, mas conceitos e ideias. Quais são seus principais conceitos e ideias, ou seja, a estrutura básica do seu negócio? Quais são as “placas” do seu caminho? 

Bem, talvez você esteja quase tão perdido como Alice no País das Maravilhas em seu negócio. Então é hora de descobrir, na prática, como atrair clientes, gratuitamente ou investindo diferentes valores conforme seu orçamento (planeje-o!). 

Vem com a gente, e faça seus clientes se aproximarem de você como abelhas do mel! Basta você usar os meios adequados para atingir as pessoas certas!

Como atrair clientes: as melhores dicas

SEO

Você provavelmente já ouviu falar em SEO: Search Engine Optimization, Otimização para Mecanismos de Busca, em português. Talvez até tenha certo conhecimento sobre o assunto – que é bem vasto.

SEO é uma das maneiras mais eficientes para saber como atrair clientes para sua loja virtual. E o que significa, realmente, SEO?

Pode-se afirmar que são técnicas de otimização voltadas a páginas da web, sites e blogs. E qual é o objetivo principal? Atingir bons resultados em rankings orgânicos de busca (Google), gerar tráfego, autoridade, valor, credibilidade, e, afinal, ATRAIR CLIENTES.

Existem várias técnicas de SEO, baseadas essencialmente em:

  • oferecer conteúdo de valor para o cliente potencial;
  • otimização da loja virtual: há algo “mal-visto” pelo Google em sua programação?;
  • escolher as melhores palavras-chave: para o blog, para as descrições dos seus produtos, para as páginas do seu site.

Pesquisas dizem que a grande maioria das pessoas – cerca de 70% – prefere saber mais sobre um negócio através de um blog do que de anúncios. E SEO é essencial para um blog: são as palavras-chave que ATRAEM seus potenciais clientes. 

Há ferramentas para ajudá-lo a descobrir os termos mais buscados associados ao seu conteúdo, seja em blog, página de vendas, site ou na descrição dos seus produtos: Ubbersugest, e o próprio Google – você digita um termo ou uma frase, e aparecem sugestões de palavras-chave mais visadas ligadas ao que você digitou.

Já o Google Analytics permite que você veja os resultados em termos de engajamento do seu público com seu site: o que está funcionando e o que não está, e quanto público você está atraindo? Como melhorar seu rankeamento? 

Resumindo, a Google descreve SEO como “processo de melhorias em um site para os mecanismos de pesquisa”. Ou seja, ATRAIR clientes para seu site, blog ou conteúdos em redes sociais.

Quer saber mais sobre SEO? Leia nosso artigo sobre SEO para loja virtual.

Instagram (hashtags e campanhas pagas)

Existem 2 coisas básicas para quem quer saber como atrair clientes através do Instagram: hashtags (# precedido de uma palavra, por exemplo #ecommerce) e campanhas pagas. Além disso, é claro, fotos de qualidade, que não apenas exponham os produtos ou serviços oferecidos, mas mostrem conteúdo interessante e atraente para o público-alvo.

O Instagram vem sendo muito utilizado pelas empresas (há como criar um perfil empresarial, com mais recursos, como certos monitoramentos de atividades de visitantes no perfil) e é uma rede social com forte apelo visual. 

O Instagram é um grande aliado para atrair clientes: vivemos o que os especialistas chamam “a Era da Imagem”, em que as pessoas estão mais ligadas do que nunca ao visual, até pelo excesso de informações que recebemos todos os dias: uma imagem ou vídeo vale por mil palavras – mas pode ser associada a elas, como no caso das hashtags no Instagram.

E mais: o Instagram não para de crescer, utilizado principalmente por pessoas com até 35 anos. Então, se seu público é jovem, você precisa urgentemente de uma estratégia de marketing para o Instagram. E, mesmo se não for, você ainda assim deve ter um perfil comercial de sua empresa nessa rede social, mantendo-a atualizada e com conteúdo de qualidade para os seus potenciais consumidores e clientes.

Procure descobrir as hashtags mais utilizadas no Instagram e quais se relacionam ao seu conteúdo, e utilize-as o máximo que puder! Hashtags são fios que conectam seu público-alvo às suas postagens e ao seu perfil. Falando em perfil, não deixe de fazer uma boa biografia, hein?

Além disso, ofereça descontos, brindes e invista nos stories – imagens ou vídeos que ficam ativos por 24 horas, embora você possa salvá-los como destaques.

Tem ainda os anúncios pagos no Instagram, que, adequadamente segmentada, podem atrair muitos clientes e gerar engajamento dos usuários com sua empresa – o que já é um passo.

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo. Só no Brasil, são mais de 100 milhões de usuários. São milhões de potenciais clientes esperando ser atraídos por você!

Você vai ficar de fora dela? Se você quer saber como atrair clientes para seu negócio, não pode deixar de ter uma página comercial no Facebook – há como disponibilizar uma loja virtual nela. 

Caso já tenha uma página no Facebook, você precisa de um planejamento de vendas e marketing para ela, com os objetivos de ser encontrado e disponibilizar conteúdo útil.  

Ademais, saiba que muitas das dicas sobre Instagram são pertinentes ao Facebook: as hashtags não são tão importantes, mas são bem-vindas. Imagens e vídeos são sempre maneiras interessantes de atrair o público, assim como promoções, descontos, interações com as pessoas (por exemplo: postar algo e pedir a opinião do público sobre certo tema ligado ao seu negócio ou sobre um produto ou serviço popular). 

Uma das fórmulas usadas no Facebook é a regra 70-20-10: postagens com conteúdo original 70% do tempo, postagens conforme os interesses do público-alvo 20%, conteúdo promocional 10%. É uma regra bem rígida, mas você pode notar que o foco não é expor seus produtos ou serviços, mas, como dissemos, criar conteúdo útil.

Quer pagar por anúncios? Então utilize o Facebook Ads, que tem custos acessíveis e você só paga pelos resultados que conseguir. 

Outra excelente forma – paga – de atrair clientes é o Google Adwords, mais recentemente renomeado Google Ads. Você pode elaborar campanhas no Google Ads segmentadas para seu público-alvo.

Mas o que é o Google Ads? É uma ferramenta de links patrocinados para empresas que vendem online. É a melhor alternativa de SEM (Search Engine Marketing) da atualidade, o que explica o fato de a publicidade representar quase que a totalidade da receita do Google: quase 100 bilhões anuais.

E o melhor é que você paga através do Custo Por Clique (CPC): sem cliques, leads ou vendas, você não precisa desembolsar nada (no sistema Custo Por Impressões não é assim).

Resumindo, por que investir no Google Ads? Para que as páginas de seus produtos fiquem bem ranqueadas nas buscas a partir de palavras-chave co-relacionadas a eles.

Criar promoções com produtos

Ah, promoções! Descontos! Presentes! 

Presenteie com generosidade, e será recompensado com lucros! 

Você pode fazer promoções em sua loja virtual ou em suas redes sociais. As promoções devem ser específicas para cada rede social, por isso é bom saber as melhores estratégias para vender no Facebook e no Instagram, por exemplo.

Dicas: sortear produtos grátis entre assinantes/seguidores/pessoas que comentarem em sua postagem indicando amigos e seguirem seu perfil, oferecer descontos em datas especiais (não se esqueça da sazonalidade, incluindo o aniversário de cada cliente!), combos do tipo “leve X, Y e Z por apenas R$ 99”)… 

Há sites que têm esse serviço de oferecer automaticamente ao cliente produtos que têm a ver com os que ele visualiza ou procura na busca, é a “venda casada”. Invista nela, seja de forma automática ou criando os tais combos de produtos com desconto.

Outra coisa que você pode fazer é presentear pessoas influentes nas redes sociais para que elas divulguem seus produtos, serviços e promoções. Vale a pena! Mas atenção: não saia por aí mandando, se for necessário negocie, ou escolha blogueiros/donos de canais no YouTube/páginas no Facebook/perfis no Instagram que se disponham a receber e divulgar os produtos que gostarem. Portanto, envie algo que seja provável que eles vão apreciar.   

Por último, cuidado para não perder a lucratividade com as promoções: não adianta colocar os preços lá embaixo, divulgar, vender e mal cobrir os custos. Agregue valor aos seus produtos e serviços, através do marketing digital, e você poderá cobrar mais por eles – mesmo nas promoções.

Youtube

Mais uma criação da Era da Imagem, esta plataforma de vídeos, YouTube, tem sido muito utilizada por empresas, tanto com perfis oficiais como através de divulgações de canais de pessoas influentes. 

Só no Brasil, são cerca de 100 milhões de usuários ativos. E mais: o vídeo é o formato líder em termos de tráfego na Internet, que não para de crescer na plataforma.

Mais uma vez: se tiver um canal profissional, construa conteúdo de qualidade, útil, mais que simplesmente anunciar seus produtos. As pessoas, hoje em dia, querem primeiro gostar de uma empresa, depois de um produto, ao menos na Internet. Precisam se engajar com ela, identificar-se com seu conteúdo e sua visão. 

Invista em vídeos com imagens bem-feitas, o mais técnicas possíveis, faça bons roteiros, observe a concorrência. Que tipos de vídeo seu público-alvo prefere? Quais conteúdos virais posso elaborar para meu público? Proponha, antes de a venda de um produto, apresentar proposta de valor. 

Existem ainda anúncios pagos que são exibidos durante os vídeos. Existem várias modalidades de publicidade no YouTube, procure saber mais sobre elas e descubra como atrair clientes com propagandas em vídeo. 

Conclusão

Se você quer saber como atrair clientes para seu e-commerce, é essencial aliar várias estratégias, com o objetivo de atingir um público cada vez mais diversificado e numeroso, de forma mais certeira.

Observe o que a concorrência anda fazendo, e não imite: faça melhor. Diferencie-se dos outros. Hoje, quase tudo o que é comercial assume um viés emocional, ou seja, o relacionamento pessoal entre cliente e empresa e cliente e produto é essencial. As redes sociais e as campanhas de publicidade estão aí, para você “tocar no ponto nevrálgico” dos seus clientes, emocioná-los, conquistá-los, fidelizá-los. 

Existem muitas ofertas de tudo quanto é coisa, e isso pode parecer desanimador. Mas, para quem procura as estratégias certas para seu público – e o conhece bem – e as aplica com dedicação e eficiência, sempre há mercado. As pessoas estão consumindo cada vez mais, e, muitas vezes, por impulso.

Seja irresistível! Desenvolva suas personas – clientes ideais, com histórias pessoais – e seja um dos motivos de sua felicidade, ou seja, permita a pessoas com esses perfis a resolução de dores e a realização de desejos.

Esperamos que você tenha apreciado nosso conteúdo sobre como atrair clientes para sua loja virtual. Se gostou, compartilhe! Deixe sua opinião ou dúvida.

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Até a próxima!

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Caio Ferreira é especialista em e-commerce, marketing direto e dropshipping. Criou o curso de dropshipping do Brasil mais completo do Brasil - o Negócio em 21 Dias 2.0 - e ajudou milhares de pessoas a mudarem de vida criando suas próprias lojas virtuais na internet sem gastar nenhum centavo comprando estoque de mercadorias.