como anunciar no facebook

O Facebook é a rede social com a maior base de usuários.

São aproximadamente 2 bilhões de usuários ativos mensais, o que significa que aprender a anunciar no Facebook é uma das melhores estratégias de marketing atualmente. Ponto final.

Infelizmente, alguns donos de e-commerce parecem ter medo de elaborar os seus anúncios.

Esse receio acontece normalmente porque faltam informações e explicações de como proceder e do que fazer para ter um anúncio de sucesso.

Hoje nós vamos resolver essa questão.

Vamos conversar e dar dicas práticas de como anunciar no Facebook. Também falaremos de bons hábitos e de como garantir que você faça sempre postagens vencedoras.

Tópicos do artigo:

Por que anunciar no Facebook?

Se os 2 bilhões de usuários ativos não são um argumento suficiente, é importantíssimo lembrar que a receita do Facebook está em crescimento constante.

Veja o gráfico e faça uma avaliação dos números da plataforma:

anunciar no facebook

Agora você pode estar pensando “Opa, pera lá, muitas coisas mudaram desde 2014. Como vou saber se o crescimento continua o mesmo?”, pois então vamos lá, vamos analisar os números atuais do Facebook.

Veja os números

O Facebook entrou no ano de 2018 com um lucro líquido de US$4,3 bilhões. Note o símbolo, isso é em dólares. Esse número representa uma alta de quase 20% ao ano.

Pouquíssimas empresas conseguem um curva evolutiva tão acentuada. Se você pegar a trajetória do Facebook de 2010 até hoje, os números do crescimento serão estrondosos.

Não há razões para ficarmos complicando o artigo com especificidades e assuntos técnicos demais sobre economia, basta você entender uma coisa. O Facebook é um gigante da internet e com ele o seu e-commerce pode alçar voos que você jamais imaginou.

Como eu faço para anunciar no Facebook?

Outra grande vantagem da plataforma

Você deve ter reparado como os anúncios da timeline do Facebook são completamente diferentes dos modelos normais na internet, certo? Calma, vamos explicar.

Se você entrar agora mesmo no Youtube e pesquisar por praticamente qualquer assunto, terá que assistir ao começo de um anúncio, que são 5 segundos de vídeo. Depois de assistir a muitos vídeos seguidos, o Youtube vai te obrigar a assistir um anúncio inteiro com 30 segundos de duração.

Esse modelo agressivo de anúncios pode funcionar bem no Youtube, mas é péssimo para plataformas como o Facebook.

Você já imaginou estar vendo a sua timeline quando do nada uma janela enorme abre e toma conta da tela inteira? Seria horrível, certo?

A solução encontrada pelo Facebook não poderia ser mais genial. Eles fizeram os anúncios estarem incorporados a timeline do usuário.

Veja agora mesmo a sua! Você vai rolando ela para baixo e cedo ou tarde vai encontrar uma publicação que, apesar de ser um anúncio, é tão discreta que se mistura facilmente com as outras.

Repare no exemplo:

exemplo anuncio facebook

Uma campanha no Facebook sempre terá essas 3 características.

Estará com a indicação de “Patrocinado”, terá o botão de “Curtir a Página” e no final um botão CTA (Call To Action, ou seja, que chama a pessoa para tomar alguma ação), que, nesse caso do exemplo, é o “Comprar Agora”.

Esse CTA é padronizado,visto que o Facebook criou alguns botões para cada caso. São eles:

  • Saiba mais;
  • Cadastre-se;
  • Baixar;
  • Fale Conosco;
  • Comprar agora (esse é o nosso preferido e será o seu também);
  • Reservar agora;
  • Assistir ao vídeo;
  • Apply Now.

Todos esses botões de Call to Action são escolhidos no momento da criação do anúncio.

Você pode pensar que o fato deles serem padronizados tornam o anúncio limitado, mas fique tranquilo.

Estudos do Facebook mostram que essa padronização facilita o entendimento do usuário e acelera o processo de tomada de decisão.

Ou seja, ter um CTA bem definido no seu anúncio será uma ótima forma para aumentar as suas vendas.

Mas estamos adiantando o assunto! Até aqui é importante você saber de duas coisas:

  • Os anúncios do Facebook são naturais e se mesclam bem com a timeline do usuário, o que torna a experiência muito melhor;
  • O CTA padronizado aumenta a probabilidade de interação do usuário, outra ótima notícia.

Criando o seu anúncio

Agora vem a parte divertida do processo, que é colocar a mão na massa e ver a sua empresa ganhar corpo no Facebook.

Antes de criar o seu anúncio no Facebook você precisa passar por alguns passos. Mas não perca a paciência, eles são simples e vamos te explicar um a um.

Depois de completar essa lista de requisitos você já será capaz de criar a sua primeira campanha e poderá ver as suas vendas subirem já nos próximos dias. Veja como:

Tenha um perfil corporativo / empresarial

O Facebook não cria anúncios para pessoas físicas, portanto, você vai precisar elaborar um perfil corporativo para poder começar a criar os seus anúncios.

Mas vamos combinar que isso também não é nenhum bicho de sete cabeças e a sua loja deve ter um perfil separado do seu.

Se isso ainda não acontece, se você ainda usa o seu perfil pessoal para expor os seus produtos, aqui vai uma dica: mude agora, mude rápido!

Como fazer isso? Muito simples, acompanhe o processo:

  1. Acesse a Criação de Páginas e selecione a opção que estiver alinhada ao seu modelo de negócio. No caso de um e-commerce, você deve selecionar “Negócio ou Marca”
  2. Você vai dar o nome para a sua página e colocar uma foto de perfil bem bacana. Nada de preguiça hein, escolha essa foto com atenção, afinal ela será algo em que o público prestará muita atenção. Você também pode colocar a logo da sua loja nesta seção.
  3. Agora escolha a sua foto de capa. A mesma regra é válida: faça essa parte com dedicação.
  4. Depois vem a descrição da página. Não precisamos lembrar que isso também é muito importante, não é? Lembre-se de que essa descrição é a sua comunicação com o seu público. Escolha um tom adequado, não seja muito formal, mas também não seja relaxado. Essa é a hora de falar com o seu público alvo.
  5. Configure o Call To Action: a sua página terá um CTA dela, esse não será obrigatoriamente o CTA dos anúncios. Portanto, você pode escolher CTAs de acordo com a abordagem que você espera do cliente.

E fim. A sua página já está criada e você pode já começar a publicar e a criar anúncios em nome do seu e-commerce. Foi fácil, não?

Como criar o seu primeiro anúncio

criar anuncio facebook

Chega de assuntos paralelos e coisas diversas, vamos ao anúncio de uma vez por todas.

Nós vamos explicar como criar o seu anúncio utilizando o Gerenciador de Anúncios.

Existe uma outra maneira avançada em que você usa o Power Editor (uma ferramenta desenvolvida pelo Facebook para gerenciar e editar anúncios, voltado para o público mais avançado). Esse assunto será abordado em um outro artigo, tudo bem?

Para começar, acesse a página do Facebook do seu e-commerce. Lá você vai fazer o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook;
  2. Escolha a sua conta;
  3. Selecione o botão “Criar”;
  4. Feito isso, o Gerenciador vai abrir uma página em que estão disponíveis todos os perfis de publicações. O que é isso? É o local onde você vai escolher o Objetivo da sua publicação. Já que estamos fazendo um tutorial voltado para e-commerce, você deverá escolher as opções de Conversão. Por exemplo, a opção Vendas do Catálogo de Produtos;
  5. O Objetivo da sua campanha será então Enviar pessoas para o seu Website;
  6. Depois você insere o link do seu site;
  7. Fim, está criada a sua campanha.

Agora calma, é hora de criar o seu conjunto de anúncios.

Continue prestando atenção que nós vamos explicar exatamente como fazer isso.

Criando o seu conjunto de anúncios no Facebook

O conjunto de anúncios são as publicações que aparecerão na timeline do seu público.

Depois de criar a sua campanha (como ensinamos no passo a passo anterior), você será direcionado para a página de escolha do público alvo.

É nessa etapa do processo que muitos donos de e-commerce se enrolam e acabam criando uma campanha sem sucesso.

Nós vamos dar as dicas certas para você criar uma campanha arrasadora.

Escolha um público específico

Entenda: não adianta você criar uma campanha e configurar o seu público alvo para ser o mais abrangente possível.

E qual é a razão disso? Bem, uma delas é que você pagará por cliques no seu anúncio. Sendo assim, é importantíssimo que as pessoas que clicarem nele estejam dispostas a comprar o produto.

O melhor segredo para criar uma campanha arrasadora é conhecer bem o seu público alvo.

Os usuários do Facebook estão na rede social por motivos diferentes e com interesses diferentes.

Dificilmente o seu e-commerce conseguirá atender às exigências de todos os usuários da plataforma, então analise bem e saiba selecionar o seu público.

Seja detalhista

Para quem nunca fez uma análise de público alvo, as primeiras vezes podem ser confusas mesmo, não se desespere.

Procure levantar o maior número possível de informações a respeito do seu público alvo desejado. Se são de pessoas casadas ou solteiras, a faixa etária, a nacionalidade, os hábitos de consumo. Todas essas informações serão relevantes para o Facebook.

Feita a análise do público alvo, tudo o que você precisará fazer é inserir essas informações no Facebook e selecionar o investimento desejado.

Escolha as imagens e o texto do anúncio

Essa parte é bem simples e intuitiva. Você vai escolher a imagem do anúncio e inseri-la (caso você escolha mais de uma imagem, ela será apresentada em forma de carrossel).

Cuidados especiais: note que o Facebook pede um padrão no tamanho das imagens, sendo ele de 1200×628 pixels.

Obedeça a esse padrão, afinal não existem motivos para você correr um risco desnecessário e o seu anúncio acabar esticado ou achatado.

Outra coisa importante: alguns anunciantes tentam colocar imagens com uma grande quantidade de texto. Isso não é permitido!

O Facebook bloqueia todas as imagens que possuírem mais de 20% de texto (e esses anúncios ficariam bem cansativos), então evite ao máximo colocar imagens carregadas de texto.

Agora é a hora de você escrever o seu anúncio no Facebook

Nesta etapa você vai dar os toques finais ao seu anúncio, escolhendo o texto e o botão CTA, está quase tudo pronto. Vamos lá:

  • Título: dê um título arrasador para o seu texto. Se você já acompanha as nossas publicações, certamente já aprendeu muito sobre marketing e e-commerce, então coloque tudo à prova.
  • Texto: no texto você deve incluir um Call to Action como “compre já”, “confira agora mesmo”, essa é a hora de colocar todo o seu arsenal de vendas em ação, queremos ver você fazer bonito.
  • Botão CTA: como nós explicamos, é o botão padronizado pelo Facebook que facilitará a tomada de decisão do público. Adivinha só qual você vai escolher? É claro que será o “Comprar Agora”.

Pronto, depois de confirmar todos esses passos, o seu anúncio já estará no ar.

Na última etapa o Facebook apresenta um modelo de como será o anúncio depois de publicado. Se estiver tudo ok, basta confirmar.

Nós sabemos que criar anúncios, sejam eles no Facebook ou em outras redes sociais, é um assunto que pode levar algum tempo para ser dominado.

De todo modo, esperamos que esse artigo simples e direto de como criar o seu anúncio no Facebook tenha esclarecido as suas dúvidas.

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