alibaba express

O Grupo Alibaba é um fenômeno dos últimos anos. Oriundo da China, o varejo online é tão grande a ponto de concorrer com gigantes mundiais como Ebay e Amazon.

Este ramo de comércio virtual aumenta sua popularidade rapidamente por muitos motivos. Entre eles, principalmente, os baixos valores dos produtos, a confiança em realizar o pagamento online e a oportunidade de criar um negócio a partir do AliExpress, um dos sites do grupo do gigante chinês.

O Alibaba Express é da China, mas atende a cerca de 200 países e é apresentado através de vários idiomas, dentre eles o português. Fazendo com que o processo de utilizar o site seja fácil e prático, com uma linguagem compreensível.

Outro detalhe importante é que os valores dos produtos já estão convertidos em reais. Por estes motivos, olhar o atacado é como se estivesse visualizando a página de um comércio brasileiro.

Popularidade

Somando a fácil relação entre o varejo e os brasileiros, a praticidade de realizar compras e os baixos preços dos produtos, o Alibaba Express se tornou muito popular no país. Segundo dados divulgados pelo Alizila NewsRoom, o AliExpress é o terceiro site em que os brasileiros mais compram.

O fluxo de vendas é intenso e o serviço é aprovado pelos consumidores brasileiros, fazendo assim com que este mercado online se torne cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, que o utilizam para as mais diferentes finalidades.

Lançado em 2010, a tendência é que a cada ano se torne ainda mais famoso devido a todo o seu modelo de serviço.

Mesmo sem nenhum tipo de publicidade em veículos como jornais, canais de tv ou revistas, o Alibaba Express se tornou famoso graças à internet e ao boca a boca dos consumidores.

É confiável comprar no site?

“Não confio nesse conceito de realizar compras pela internet. Vão roubar o meu dinheiro e fazer eu levar um golpe”.

Para quem não está habituado a realizar compras online, é comum ter esse tipo de pensamento. Porém, o Alibaba Express, sim, é confiável. Caso você ainda não se sinta seguro o suficiente para colocar os dados do seu cartão na internet, há opções como a compra via boleto ou paypal, gerando assim uma maior tranquilidade.

E se vier o produto errado?

Você pode pedir reembolso.

A solicitação do reembolso é permitida e recomendada em casos como:

  • Veio o pedido errado;
  • O vendedor não te responde;
  • Garantia acabando antes que o produto chegue.
Reembolso no Aliexpress

Todas estas medidas e opções trazem uma maior tranquilidade ao comprador em todo o contexto do pagamento.

Como ganhar dinheiro através do Alibaba Express

Um grande nicho interessado no atacado do Alibaba Express é o de revendedores. Comprando do site chinês, eles conseguem ter uma margem de lucro vendendo estes produtos no Brasil a um valor consideravelmente mais alto.

É uma grande oportunidade de abrir seu negócio mesmo sem um investimento financeiro pesado. A loja virtual pode ser constituída por tudo que foi comprado no Aliexpress, aumentando assim o estoque à medida que o poder financeiro cresce com as revendas.

Diversas pessoas estão realizando este processo, seja para conseguir uma renda extra ou para construir um empreendimento e um trabalho de fato.

Pelo valor dos produtos, independentemente do segmento, como roupas, jóias, cosméticos ou brinquedos, comprar pelo site gera um custo-benefício muito atrativo. Para quem tem um baixo investimento, é a chance perfeita.

Quais produtos explorar para vender?

É essencial que você tenha conhecimentos sobre aquilo que deseja revender. Portanto, é importante saber filtrar bem. No site do Aliexpress, é possível selecionar faixas de preço e marca, por exemplo.

Com o produto em mãos no Brasil, chega o momento de investir na loja virtual e dar início ao empreendimento.

No site há diversas opções de produtos que não estão disponíveis em lojas brasileiras. Com isso, é interessante selecionar bem aquilo que vai ser comprado.

Observar bem a demanda e o interesse dos potenciais futuros clientes é um dos passos mais importantes para o sucesso de seu negócio. Explorar a dificuldade de se encontrar determinados produtos no país é uma tática eficiente.  

Outra observação importante é a pesquisa sobre o que mais é comprado no site. Roupas, cosméticos e jóias, por exemplo, têm um grande fluxo de vendas e um público consumidor ativo, com demanda constante.

Em caso de dúvidas, na página inicial do site há várias categorias a serem vistas. Desta forma, é possível conhecer uma a uma e determinar qual é a mais adequada ao seu negócio. São muitos temas e subtemas que o ajudam a definir qual é o seu ramo.

Avaliações dos produtos

Uma preocupação válida é a dúvida em relação à qualidade dos produtos.

Para saber se aquilo que está sendo exibido na página é confiável, basta abrir a aba de comentários. Nela, as pessoas que já realizaram e receberam a compra fazem uma avaliação.

Muitos pontos são citados como diferenças e semelhanças entre a imagem de divulgação e a real – incluindo fotos -, o funcionamento do produto e o tempo de entrega. Por fim, uma nota de até 5 estrelas.

Caso o vendedor tenha uma grande quantidade de produtos vendidos somada à uma boa média de avaliação, ele pode ser considerado confiável.

Mas afinal, como é o procedimento de compra? O que fazer?

Se você não é uma pessoa que tem o hábito de mexer no computador, talvez tenha uma certa insegurança em mexer neste site, além de muitas dúvidas.

Felizmente, o procedimento de compra é simples e você aprender no passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site

Esta é a mais óbvia. Após abrir o navegador, acesse o site do AliExpress e veja se tem algum produto de seu interesse na página inicial. Caso não haja nada de muito atrativo, há um espaço de pesquisa. Basta digitar, apertar enter e encontrar o que você quer.

  2. Selecione o produto

comprar-produto-no-aliexpress

Após encontrar o que você busca, é necessário que você clique com o mouse sobre ele.

   3. Confirme o valor e os modos de pagamento

produto-aliexpress

Após selecionado, é mostrado novamente o preço, se há algum cupom de desconto e os modos de pagamento. Bandeiras de cartão de crédito como Visa e Mastercard são sempre aceitas e há outras opções como transferência bancária, boleto ou paypal.

É possível notar que eles reforçam o conceito de que o reembolso é possível em caso de problemas. Essa proteção ao consumidor é essencial para que o consumidor confie na loja e possa comprar o produto com uma maior tranquilidade.

Por fim, é estipulado um prazo de entrega. De um modo geral, demora a chegar à sua casa e esse é o maior ponto contra o Alibaba Express.

Ainda assim, fazendo um balanço, o saldo é positivo pelo preço barato e qualidade dos produtos, além de te possibilitar abrir um negócio a partir de revendas.

4. Confira a avaliação dos clientes em relação ao produto e ao vendedor

avaliações clientes Aliexpress
Avaliações de clientes no AliExpress

Se houver um alto número de avaliações positivas, com uma taxa considerável de 5 estrelas, o vendedor é confiável e o produto tem qualidade.

Além da classificação em estrelas, também é recomendável conferir se o fluxo de compra e venda da loja em questão é alto. Um grande número de pedidos indica que a loja é movimentada e fideliza seus clientes, tornando-se assim popular.

5. Leia os comentários e procure por fotos

comentários de clientes no AliExpress
Comentários de clientes no AliExpress

Na aba de comentários, muitos clientes postam fotos dos produtos que receberam em mãos, o que é crucial e serve de referência para os interessados.

Um detalhe importante é que mesmo os comentários de usuários de outros países, escritos em outros idiomas, são apresentados em português a você.

Decidido que quer ter o produto, clique em Comprar Agora.

6. Insira seus dados

Insira informações como nome, e-mail e telefone de contato em caso de necessidade.

Após esta etapa, selecione o método de pagamento, coloque o número do cartão se for o caso de compra em crédito e confirme.

Pronto. Você efetuou uma compra no Aliexpress e pode dar início a seu pequeno empreendimento de revendas.

Não entendo muito de comércio pela internet. O que fazer?

Pesquise sobre o assunto. Para ter um melhor conhecimento sobre empreendedorismo, temos uma categoria inteira em nosso blog sobre o assunto, você pode clicar aqui e ver.

À medida que você aprenda a administrar o comércio online, seu negócio vai evoluir e assim conseguir ganhar dinheiro pela internet de modo constante, conseguindo assim uma boa fonte de renda e sendo possível até mesmo largar o atual emprego para se dedicar apenas à revenda.

Tudo depende do quão benéfico financeiramente isso seria.

A internet já faz parte do cotidiano de uma grande parcela da população brasileira, porém a maior parte não consegue enxergar as possibilidades que ela abre em relação à revenda de produtos utilizando sites como o AliExpress.

Quem investe neste tipo de comércio está um passo à frente e consegue se beneficiar de diversas formas.

Como iniciar um negócio mesmo com pouco investimento

Muitos passam por uma situação financeira difícil, o que os impossibilitam de realizar algum investimento, mesmo pequeno, para então começarem a empreender. Esta barreira pode ser rompida a partir da prática do drop-shipping.

O drop-shipping é um modelo de negócio que vem chamando a atenção de muitos pequenos empreendedores nos últimos anos. Neste sistema, o investimento inicial pode ser até mesmo de zero, pois na prática basta terceirizar o estoque e o envio do produto.

Como funciona isso?

Um cliente tem um interesse em determinado produto, vai até a sua loja virtual e realiza a compra. Após esta etapa, você passa as informações ao fornecedor, que irá fazer o procedimento de envio ao consumidor, e paga a ele o produto solicitado e pago pelo cliente. Tudo feito de modo online, sem necessidade de preocupação com estoque ou espaço para os produtos. É uma logística muito mais simples.

O drop-shipping é o modelo ideal de empreendedorismo para aqueles com pouco dinheiro por diversos benefícios, que ele traz, como:

Poucos gastos  

Não há é preciso uma quantia de dinheiro alta para começar a investir. Pelo contrário, é possível dar início ao negócio com uma verba muitíssimo baixa em um primeiro momento.

Praticidade

Tudo é feito pela internet. Essa facilidade economiza tempo e dinheiro e faz com que o dono da loja virtual consiga administrar suas vendas em qualquer lugar, sem a necessidade de estar presente em um local fixo.

Tudo que ele precisa é de acesso a internet, o que é possível até mesmo na rua.

Possibilidade de crescer rapidamente

Já que boa parte do serviço é dividido com o fornecedor, o empreendedor não fica com uma carga muito grande de trabalho em relação a conseguir administrar a vendas.

Isso faz com que ele tenha mais tempo de dedicação a esse modelo e realize diversas outras vendas em um curto período de tempo, ampliando assim o seu negócio.

A melhor opção para quem está iniciando

O ônus do modelo de drop-shipping é a margem de lucro obtida. Geralmente, em torno de 20%.

Para quem consegue um bom fluxo de vendas, deixar este sistema é uma opção, mas para aqueles que não têm condições de começar com uma boa quantia financeira, não há dúvidas de que o drop-shipping é o mais recomendável.

Variedade de produtos

Já que você não é o responsável pelo estoque, é possível explorar uma boa variedade de produtos, independentemente do segmento.

Isso facilita a relação com o cliente, já que a princípio tudo que ele tiver interesse, estará à disposição. Seja algo caro ou barato, as chances de conseguir realizar a venda são altas.

Tudo isso faz com que o sistema de revenda de produtos importados comprados no AliExpress seja lucrativo e recomendável. Há diversas possibilidades de montar o seu negócio a partir desse modelo de comércio online, mesmo àqueles que têm um baixo poder de investimento inicial.

Você pode aprender as técnicas de venda em um curto período de tempo, apenas 21 dias, abrir sua loja virtual do zero e desenvolver seu lado empreendedor.

Conheça mais sobre esse tipo de empreendimento assistindo a esse vídeo, dê início ao seu negócio e comece a ganhar dinheiro pela internet!