adwords express

Hoje vamos falar sobre marketing digital, um assunto super importante para quem vende pela internet. Marketing significa, basicamente, a “arte de vender”. Portanto, aplicá-lo é imprescindível para quem quer ter um negócio de sucesso.

Se você é um empreendedor digital e tem uma loja virtual, provavelmente já ouviu falar no Google Adwords, recentemente renomeado como Google Ads por uma questão de praticidade. Mas você sabia que existe uma ferramenta chamada Google Adwords Express, ou Google Ads Express?

O Google Adwords Express é mais fácil de utilizar que o Google Adwords, e é dedicado especialmente a pequenos empreendedores ou empreendedores iniciantes, sem conhecimentos vastos em termos de anúncios online, e que também tenham negócios cujo público-alvo seja, em geral, mais local.

Neste artigo, vamos tratar sobre esta inovadora ferramenta, o Google Adwords Express, ensinando um passo a passo simples para você começar a usá-la. Além disso, vamos mostrar seus maiores benefícios e as diferenças em relação ao tradicional Google Ads, que é uma ferramenta mais robusta, porém mais complicada de ser manejada.  

Para facilitar sua leitura, dividimos o conteúdo nos tópicos seguintes:

Vem com a gente para descobrir o que o Google Adwords Express pode fazer por você, aumentando suas vendas e valorizando seu negócio!

O que é Adwords Express?

O Google Adwords Express é, digamos, um “derivado” do Google Adwords, atualmente chamado Google Ads. Este, por sua vez, é uma ferramenta para publicidade na internet, não tão fácil de utilizar, haja vista que exige certos conhecimentos para que se obtenha os melhores resultados nas campanhas.

O Adwords Express também é uma ferramenta para anunciar na Internet, mas o Google Ads e Google Adwords Express não são a mesma coisa, e tampouco o Express não foi criado para substituir o Ads.

A verdade é que o Google Adwords Express foi desenvolvido para ajudar pequenas empresas ou anunciantes, que não possuem pleno domínio da ferramenta Google Ads, mais ampla e complexa.

Assim, trata-se de uma ferramenta simplificada, para iniciantes, que gera anúncios otimizados e automatizados, poupando seu trabalho ao criar campanhas. Isso sem excluir os principais recursos para os anunciantes.

Em resumo, o Adwords Express é uma fusão entre o Google Adwords e o Google Meu Negócio, voltado para pequenos negócios em geral de atuação regional, como cafés e restaurantes, por exemplo.

Adwords Express vale a pena?

adwords express

O Google Adwords Express veio exatamente para facilitar a vida de muitos anunciantes na internet, especialmente àqueles iniciantes ou com pouco conhecimento técnico.

O Adwords Express pode gerar tráfego e vendas com anúncios criados de forma rápida e eficiente.

Algumas das vantagens do Google Adwords Express são as seguintes:

  • Não é necessário ter um site: esse não é um pré-requisito para criar uma campanha publicitária. Você pode utilizar somente seu telefone de contato para possibilitar uma conversação. Portanto, é uma boa ideia para empresas sem muita representatividade na Internet, embora seja aconselhável investir em diferentes mídias digitais e redes sociais se você quiser lucrar mais;
  • Configuração rápida dos anúncios: aqui, a tarefa é bem mais simples que no Google Ads, em poucos minutos você cria anúncios otimizados a partir do seu público-alvo, com uma descrição de somente 3 linhas e a definição do quanto vai gastar com o anúncio. Portanto, é muito fácil de usar;
  • Clientes fidelizados: esse é um ponto interessante, e que é uma vantagem da ferramenta. Veja bem: ela foi criada para pequenas empresas locais, em especial. Então os anúncios gerados por meio das campanhas que você vai criar vão atingir pessoas muito próximas a você. Os anúncios são mostrados para usuários que procuram estabelecimentos e serviços a uma distância máxima de 25 a 65km do endereço que você cadastrou. Ou seja, os clientes vão até sua empresa e possivelmente passarão a frequentar seu estabelecimento com regularidade. Isso se chama fidelização de clientes e é uma das chaves do sucesso de um negócio. Agora, não se esqueça de que um bom atendimento e produtos de qualidade fazem a diferença;
  • Pagamento por clique: aqui, há apenas um modo de cobrança para anunciar: o Custo Por Clique (CPC). Através dele, você paga apenas quando houver alguma interação de um usuário com seu anúncio, o que permite controle total do seu orçamento. Você pode editar ou cancelar a campanha a qualquer momento, caso esteja insatisfeito com os resultados.

Agora que você já sabe algumas das vantagens do Google Adwords Express, vamos ver um passo a passo simples de como começar a utilizar essa ferramenta? Continue com a gente!

Adwords Express: tutorial simples

Agora, vamos aprender como se cadastrar no Google Adwords Express e criar anúncios de forma simples e rápida.

Para se cadastrar no Google Adwords Express, você terá que:

  1. Possuir uma conta no Gmail. Caso não tenha, crie uma, é fácil e rápido;
  2. Com este e-mail, cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio. Siga as instruções do site para realizar o cadastro;
  3. Possuir um telefone para contato.

Tudo pronto? Agora acesse o site do Google Adwords Express e faça login, seguindo o passo a passo de acordo com as instruções.

Configurando uma campanha no Google Adwords Express

Ok, você criou uma conta no Google Adwords Express e está logado lá. Agora, vamos criar seu primeiro anúncio?

Para isso, siga os seguintes passos:

  • O primeiro passo é seguir o passo a passo do Adwords Express, estando logado no site. Vai aparecer uma página intuitiva com instruções sobre o que você deve fazer, basta que você as siga;
  • Agora, selecione a localização, ou seja, onde seu negócio se encontra;
  • Selecione o raio de segmentação: aqui você define o perímetro geográfico dentro do qual seu anúncio vai ser exibido. Por exemplo: para usuários localizados a até 65 km da sua empresa, sendo 65 km a distância máxima permitida;
  • Defina o tipo de serviço que vai oferecer: dados sobre quais serviços você está prestando e o que pode fornecer aos seus clientes potenciais;
  • Formate seu anúncio, após ter descrito seus serviços. Basta colocar um título junto a um texto atraente. Procure algumas dicas de como produzir um texto publicitário online atraente e que gere cliques;
  • Determine o orçamento, ou seja, quanto e como você vai investir dinheiro em seu anúncio. O orçamento pode ter a forma diária ou mensal, com estimativa de cliques;
  • Faça a revisão do seu anúncio, visualizando como ele vai aparecer para o público. Atente para erros de escrita e se a linguagem é clara e objetiva, passando a mensagem que você deseja aos consumidores pretendidos. Dica: conheça bem seus consumidores-alvo, veja o que pensam e como se comportam, e você saberá o que eles querem ver. Redes sociais e monitoramento da concorrência são boas formas de conhecer seu público;
  • Configure o pagamento, informando seus dados pessoais e de cartão de crédito. Você não precisa se preocupar, pois o Google Adwords Express é uma ferramenta segura e seus dados vão ser mantidos em sigilo.

Pronto! Você acabou de criar um anúncio no Google Adwords Express. Fácil, não?

Agora, por fim, que tal falarmos um pouco mais sobre as diferenças entre o “pai”, Google Ads, e o “filho” Google Adwords Express? Assim você vai poder ter uma noção de como cada uma dessas plataformas funciona, e até definir qual é melhor para você.

Adwords Express vs Google Ads

Como dissemos, a diferença básica entre o Google Ads e o Google Adwords Express é a simplificação desse último, que reflete um público-alvo anunciante em geral formado por proprietários de pequenos negócios ou negócios locais.

Mas existem outras diferenças. Vamos ver mais sobre elas.

Diferenças nos anúncios

Há distinções nas configurações de anúncios: no Express, a criação de um anúncio é muito mais rápida e sua manutenção, bem mais simples. Isso devido ao fato de que as palavras-chave e a exibição dos anúncios são automáticas, conforme o nome do site e o artigo selecionado.

no Ads, as palavras-chave são escolhidas de forma manual, o que tanto pode detalhar e beneficiar sua campanha, como negativá-la.

Por isso é importante, no Ads, saber bem quais palavras-chave utilizar. Uma dica é o Google Keyword Planner ou Planejador de Palavras-chave do Google, mas existem outros serviços para ajudar você a definir palavras-chave para seus anúncios, tanto pagos como gratuitos.

Diferenças no site do seu negócio

No Google Ads você precisa ter um site para sua empresa, onde os itens à venda estejam detalhados e haja endereço e forma de contato. Além disso, o site deve ser aprovado pela equipe do Google para que o anúncio seja exibido.

Por outro lado, no Google Adwords Express não é uma obrigatoriedade ter um site, o que favorece micronegócios, que podem utilizar somente o link do Google Meu Negócio.

Diferenças em lances e cliques

No Ads, há um simulador de lances que dá uma estimativa do orçamento para que o clique do anúncio seja competitivo. Ainda, existem 3 alternativas de investimento:

  1. Custo por Clique (CPC);
  2. Custo por 1.000 visualizações do anúncio (nas redes de display);
  3. Custo por Taxa de Conversão, ou seja, vendas realizadas.

No Express, por sua vez, o orçamento é baseado apenas em CPC.

Diferenças no orçamento

No Google Ads, o orçamento pode ser diário ou mensal, o que pode compensar dias de baixa procura.

Já no Express, a única alternativa é o orçamento mensal: mesmo que o valor mensal seja levado em conta, não vai ser dividido de forma igual em todos os dias do mês.

Diferenças de geolocalização

Outra diferença são as configurações geográficas dos anúncios: no Google Ads, você pode segmentar campanhas de anúncios para que apareçam em regiões específicas, em território nacional ou internacional, com menor ou maior abrangência, conforme seu público-alvo e seus recursos.

O Google Adwords Express, por sua vez, tem um limite máximo de abrangência para um anúncio, podendo serem selecionadas cidades específicas ou regiões através do DDD.

Que tipo de empresa deve utilizar o Adwords Express?

Bem, agora você pode estar se perguntando: qual é a melhor ferramenta para o meu negócio?

Isso só você pode saber. Mas, caso seja um iniciante em anúncios, e principalmente no caso de ter um negócio cujo público-alvo seja local, ou seja, geograficamente próximo, sugerimos que você utilize os benefícios do Google Adwords Express.

O Google Ads é uma ferramenta de nível avançado, com várias configurações que exigem um mínimo de estratégia de marketing. Isso não ocorre no Google Adwords Express, que é uma plataforma simplificada e capaz de automatizar configurações, o que pode limitar alguns tipos de negócio com maiores pretensões.

O importante, aqui, é que você entenda que, se quiser ter um negócio de sucesso, seja apenas online ou também offline, precisa investir em anúncios na Internet, quer dizer, em mídia paga.

Esteja presente nas plataformas de anunciantes e nas redes sociais, que, por si só, são formas de vender: o Instagram, por exemplo, tem sido muito utilizado para vender, tanto através de perfis de empresas que realizam venda direta quanto com anúncios patrocinados no site. Há também anúncios patrocinados no Facebook e no YouTube.

De qualquer forma, saiba que o Google Express pode ser uma excelente alternativa para você, dependendo do seu negócio e de seus objetivos. Essa plataforma é caracterizada por apresentar custo reduzido, com limite orçamentário, e marketing mais focado.

Você pode começar a anunciar no Google Adwords Express e, à medida em que for se aperfeiçoando em termos de anúncios online e conhecendo os recursos do Google Ads, migrar para essa plataforma mais complexa.

Enfim, esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre o Google Adwords Express, compreendendo ainda as diferenças básicas em relação ao Google Ads. Seja qual for sua ferramenta de anúncios, nunca deixe de aprender mais sobre marketing digital e vendas.

Que tal [thrive_2step id=’3150′]se inscrever em nossa lista VIP e ter acesso a conteúdos exclusivos sobre e-commerce e marketing?[/thrive_2step] Não fique atrás da concorrência, venha aprender com a gente como ter um negócio de sucesso.

Caio Ferreira é especialista em e-commerce, marketing direto e dropshipping. Criou o curso de dropshipping do Brasil mais completo do Brasil - o Negócio em 21 Dias 2.0 - e ajudou milhares de pessoas a mudarem de vida criando suas próprias lojas virtuais na internet sem gastar nenhum centavo comprando estoque de mercadorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here